Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro realiza roda de conversa sobre masculinidades
PSICOLOGIA ESCOLAR

Campus Socorro realiza roda de conversa sobre masculinidades

Criado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h08 | Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h08 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 11h12

A ação faz parte do projeto intitulado ‘Masculinidades Possíveis’.

Na última quarta-feira, 26, foi realizada mais uma edição do “Projeto Conversando Sobre”. Trata-se de uma ação estratégica que é realizada periodicamente pela Coordenação deconversando masculinidades 1 Assuntos Estudantis (CAE), em parceria com a Assessoria Pedagógica (ASPED) do Campus Socorro. Além destas, o projeto também conta com participação de todos os profissionais do campus, haja vista se tratar de uma iniciativa intersetorial. A intersetorialidade é importante porque cada profissional, em sua área de atuação, traz importantes contribuições para a visão holística que se pretende com a educação técnica ofertada pelo IFS.

Nesta edição, o tema escolhido para promover uma roda de conversa com os estudantes do Campus foi “Masculinidades e a prevenção da violência de gênero”, quando da exibição e, posteriormente, discussão do documentário “O silêncio dos homens”. Para tanto, foi realizada parceria com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), que contribuiu com um valor financeiro que foi utilizado para a compra de lanches e brindes para os estudantes e palestrantes convidados.

conversando masculinidades 3É importante ressaltar que Sergipe apresenta altos índices de casos de violência contra a mulher. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de 1º de janeiro até 6 de março de 2023, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu dois mil chamados envolvendo ocorrências relacionadas aos crimes cometidos contra a mulher em Sergipe.

Segundo o Psicólogo do campus, Thiago Siqueira, falar sobre temáticas relacionadas às masculinidades é de grande importância e devem ser realizadas ações sistemáticas para esclarecer e conscientizar os nossos estudantes acerca da equidade de gêneros. “Esta é a retomada de uma ação que já acontece nos campus, chamada ‘Masculinidades Possíveis’, que tem como foco a conscientização na formação e capacitação de profissionais que trabalham na rede de educação de Socorro”, explicou o Psicólogo.

Ao final das discussões sobre o documentário foram entregues pulseiras para que os estudantes e servidores pudessem ter algo que remetesse ao tema após a atividade. A escolha da mensagem está alinhada a campanha ONU Mulheres: UNA-SE pelo fim da violência contra mulheres.

Agradecemos pela participação dos participantes externos: Priscila Barros, assessora jurídica da Coordenadoria da mulher, da Secretaria de Assistência Social de Socorro; Lorenaconversando masculinidades 2 Bastos, Assistente Social da Secretaria de Assistência Social de Socorro; Sullyvan de Abreu, voluntário do coletiva Mulheres Livres; e, Cintia Ribeiro, do coletivo Mulheres Livres.