Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro promove o evento 'Abril Verde'
SEGURANÇA DO TRABALHO

Campus Socorro promove o evento 'Abril Verde'

Criado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h42 | Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h42 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 11h46

Foram realizadas atividades voltads à prevenção ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

Nos dias 28 e 29 de abril o IFS Campus Socorro, por meio do curso subsequente de Segurança do Trabalho, realizou a segunda edição do 'Abril Verde: mês de prevenção aoabril verde 2023 1 acidente de trabalho e doenças ocupacionais'. Trata-se de evento destinado a sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

abril verde 2023 2Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho (MPT/OIT), a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil, país que, infelizmente, ocupa lugar de destaque mundial no ranking de acidentes laborais.

Durante os dois dias do Abril Verde, o IFS Campus Socorro realizou diversas atividades e oficinas destinadas a estudantes e profissionais das áreas da Segurança do Trabalho e Saúde, a exemplo de palestra e oficinas tanto voltadas a questões técnicas, quanto pessoais que impactam na vida profissional dos estudantes e profissionais da área.

Para a professora Sandra Rocha, uma das organizadoras do evento, é imprescindível que realizemos atividades voltadas àabril verde 2023 3 promoção do senso crítico dos nossos estudantes do curso de Segurança do Trabalho. "Em breve nosssos estudantes estarão no mundo do trabalho, que exigirá a capacidade crítica de se posicionar em casos evitáveis. O papel do profissional da área é promover ações que tornem o ambiente laboral mais seguro para todos os trabalhadores", ressaltou a professora.

Programação do evento:

Dia 28 de abril

• 18h30 - Solenidade de abertua (Diretor do campus)
  • 18h40 - Palestra e oficina: “Marketing pessoal: elaboração de currículo e preparação para entrevistas” (Profa. Me. Erika Mayra)
  • 21h10 - Palestra: “eSocial para SST” (Eng. Genilson Vieira)

Dia 29 de abril

• 13h/14h10 - Palestra: “Investindo em sua Motivação Pessoal” (Enf. e Gestor do HU-UFS/EBSERH Diogo Araújo)
  • 14h20 - Palestra e oficina: “Instrumentos para medição de agentes de riscos do ambiente de trabalho” (jorge Rudá)