Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Dia da Consciência Negra é comemorado no Campus Socorro
CIDADANIA

Dia da Consciência Negra é comemorado no Campus Socorro

Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h28 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h28 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h33

Trata-se de uma data muito importante para a população afrodescendente.

Consciência NegraNo último dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data muito importante para a população afrodescendente do país que, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa quase 56% da população do Brasil. Apesar de representarem a maioria da população, os pretos e pardos possuem, em média, uma renda quase 74% inferior em relação aos trabalhadores brancos.

Para discutir as questões históricas relacionadas às lutas da população negra pela promoção da igualdade de condições econômicas, culturais e educacionais, o Campus Socorro promoveu a palestra “a questão étnico-racial no contexto escolar: entre lutas e resistências”, proferida por Juliane dos Santos, Assistente Social e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFS. A palestra foi realizada na Biblioteca da unidade, em duas sessões, para contemplar os estudantes da manhã e da tarde.

“Fico feliz em colaborar com essas discussões aqui no IFS, pois se trata de uma instituição educacional que vai muito além da promoçãoConsciência Negra 3 de conhecimentos técnicos. Aqui há uma preocupação com a formação humanística dos estudantes. Como discente do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, tenho participado de discussões sobre os aspectos formativos do IFS que promovem a reflexão de temas relevantes para a formação cidadã, a exemplo das discussões sobre a consciência negra ”, ressaltou a palestrante Juliane dos Santos.

Consciência Negra 2Para o diretor geral do campus, José Franco de Azevedo, as instituições educacionais têm o dever de fomentar discussões sobre a temática da consciência negra, haja vista a dívida histórica com essa população. “Nós, enquanto escola, temos que promover reflexões sobre as condições necessárias para a igualdade de oportunidades entre todos, negros, brancos e indígenas. Somos todos cidadãos e, como tal, precisamos lutar pelo entendimento de que a igualdade é um direito de todos”, ressaltou o diretor.

Dia da Consciência Negra

A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, quando era presidente, Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.