Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFS e Lucas Aribé falam sobre centro de treinadores de cães-guia

Reitor do IFS e Lucas Aribé falam sobre centro de treinadores de cães-guia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 28 de Mai de 2014, 10h08 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
imagem 1 - 28 de maioNa manhã da última sexta-feira, 23, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, recebeu em seu gabinete a visita do vereador de Aracaju, Lucas Aribé. Na ocasião, eles falaram sobre o projeto do Centro de Formação de Treinadores de Cães-guia, a ser sediado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão.

O vereador Lucas Aribé questionou o reitor a respeito do andamento do projeto e da perspectiva de início das obras para sua construção. O professor Ailton contou que o professor do IFS, Gilmar Messias, continua em capacitação no estado de Santa Catarina, e que o processo já está licitado. "Para iniciar as obras, dependemos agora da liberação dos recursos necessários", afirma.

Segundo o pró-reitor de Administração, Alex Sandro Barbosa, a expectativa é que os recursos sejam liberados o mais breve possível. "Sabemos o quanto esse projeto é importante e vamos fazer de tudo para que ele se torne realidade. A perspectiva é que o orçamento seja liberado em meados do mês de junho", conta.

Apoio

imagem 2 - 28 de maioLucas Aribé lembrou que, em breve, deve ir a Brasília e na ocasião poderá defender a liberação dos recursos para o centro. "Minha preocupação é que o Plano Viver sem Limites, programa do Governo Federal no qual o centro está incluído, tem prazo final até dezembro deste ano. Por isso, é importante agilizarmos a liberação dos recursos para dar início às obras. Buscarei apoio junto ao senador Antônio Carlos Valadares para viabilizar uma reunião com o ministro da Educação a fim de tratar dessa questão", enfatiza.

O diretor de Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), Otacílio Cerqueira, também ressaltou a importância da união de forças para agilizar a liberação dos recursos. "Iremos elaborar um documento conjunto entre IFS, Adevise e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para ressaltar a importância da agilidade nesse processo para construção do centro", assinala.

O centro

O principal objetivo do centro é a formação de treinadores e instrutores de cães-guia, além das conhecidas duplas, formadas por pessoas com deficiência visual e cães. A sede do núcleo em Sergipe será implantada no Campus São Cristóvão, em uma área de 30.000 metros quadrados.

A iniciativa é parte do projeto 'Viver sem Limites', lançado pelo Governo Federal em 2011, que tem como um dos objetivos a implantação de cinco centros tecnológicos de formação de instrutores e treinadores de cães-guia, distribuídos em cada uma das regiões brasileiras.

Projeto

imagem 3 - 28 de maioOs centros fazem parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver Sem Limite, instituído pelo Decreto 7.612 de 17/11/2011, para promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, tendo como eixos a educação, inclusão, saúde e acessibilidade. Cada centro de formação contará com estrutura física constituída por salas de aula, mini-auditório, administração da unidade, alojamentos, canil, clínica veterinária, maternidade, unidade de descarte e pista de treinamentos.

Em 2007, o governo sancionou a Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, que assegura à pessoa com deficiência visual, usuária de cão-guia, o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo. No Brasil existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Destas, cerca de 528.624 pessoas possuem deficiência visual, segundo o Censo do IBGE 2010. Somente na região Nordeste são 129.465 pessoas que não enxergam e outras 2.062.990 que têm grande dificuldade de enxergar.

registrado em: