Página inicial > Últimas Notícias > IFS lança programa de sustentabilidade socioambiental

IFS lança programa de sustentabilidade socioambiental

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 05 de Junho de 2014, 15h41 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

sustentabilidadeReafirmando o seu compromisso com a defesa do meio ambiente e com a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento, entre a comunidade acadêmica, de valores e atitudes coerentes com os preceitos de sustentabilidade socioambiental, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) lança o programa 'IFS Sustentável'.

O IFS Sustentável considera que as questões ambientais e de sustentabilidade requerem a inserção de critérios socioambientais na gestão dos serviços públicos em todos os níveis de governo. Além disso, por ser uma grande consumidora e usuária de recursos naturais, a administração pública tem um papel estratégico na promoção e na indicação de novos padrões de produção e de consumo.

O objetivo geral é implantar ações que contribuam para a redução do uso de recursos naturais, financeiros e que, além disso, minimizem os impactos ao meio ambiente provocados pelas diversas atividades do IFS. O programa prevê a adoção de critérios ambientais pelo instituto, buscando a melhoria contínua do processo de gestão, por meio da compatibilização das práticas administrativas à política de prevenção de impactos ambientais e de uso racional dos recursos naturais.

Ações

O programa IFS Sustentável será coordenado por uma comissão composta por um representante titular e um suplente da Propex, Proen, Proad, Prodin, Progep e de cada campus do instituto. A referida comissão, coordenada pela Propex, irá propor e definir as diretrizes para a implementação do programa; estabelecer metas, monitorar e avaliar suas atividades; apoiar, acompanhar e relatar as ações; além de divulgar informações e dados sobre a iniciativa.

Entre as ações desenvolvidas através do programa estão o desenvolvimento de campanhas de conscientização e sensibilização; o combate ao desperdício de recursos naturais, bens públicos e aspectos ambientais; a atuação em consonância com os princípios e diretrizes adotados pela Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P/IFS; e o estímulo às iniciativas socioambientais em todos os campi do IFS.

Saiba mais sobre o IFS Sustentável.

registrado em: