Página inicial > Últimas Notícias > Reitor apresenta histórico e estrutura do IFS na Câmara Municipal de Estância

Reitor apresenta histórico e estrutura do IFS na Câmara Municipal de Estância

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 11 de Junho de 2014, 11h09 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 10-06-14Na última terça-feira, 10, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, compareceu à Câmara Municipal de Estância para apresentar o histórico e a estrutura da instituição. A sessão ordinária foi fruto do requerimento 08/2014, de 25 de fevereiro de 2014, aprovado por todos os parlamentares deste órgão legislativo.

Estiveram presentes todos os 12 vereadores do município, a saber Artur Nascimento, André Graça, Cristóvão Freire, José Domingos Machado, José Paes, Júlio dos Santos, Luiz Melo, Misael Dantas, Pedro Benjamim, Sérgio Oliveira, Tertuliano Pereira e Tito Magno Garcia, este último presidente da câmara.

Inicialmente, o professor Ailton apresentou o histórico dos institutos federais, que se iniciou no Brasil em 1909, com as Escolas de Aprendizes Artífices, e vai até a criação dos IFs, em 2008, com a finalidade de expandir, ampliar e interiorizar a educação profissional no país. "Os IFs possuem um processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais", explica.

Bolsas

O professor Ailton também apresentou importantes dados sobre o oferecimento de bolsas de iniciação científica no IFS. "Em 2010, eram oferecidas apenas 32 bolsas, enquanto hoje estamos disponibilizando 1.274. Temos atualmente diversos registros de produções intelectuais. Para este ano, temos à nossa disposição um orçamento de R$ 181 milhões", diz.

Os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelo IFS também foram destaque na apresentação realizada pelo reitor. "Teremos um Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia, além de termos também importantes programas, como o Mulheres Mil e o Voleibol Sentado", afirma.

Foto 2 11-06-14 Foto 3 11-06-14 Foto 4 - Vereador Artur Nascimento 11-06-14

Parcerias

As parcerias firmadas pelo instituto com empresas privadas e entidades governamentais foram apresentadas pelo reitor do IFS. "Temos hoje inúmeras parcerias, uma delas acaba de ser firmada com a IBM Brasil. Ha, ainda, um importante convênio firmado com a Universidade Petrobras, no valor aproximado de R$ 14 milhões em dois anos de parceria, através do qual temos 1.400 alunos beneficiados com bolsas de estudo", declara.

Durante a sessão, o professor Ailton também ressaltou as iniciativas de resgate da arte, cultura e esporte no IFS, o programa de atenção à saúde alunos e servidores, o apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras, a valorização acadêmica e os cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Satisfação

O vereador Artur Nascimento fez questão de agradecer a presença do reitor do IFS na sessão. "É uma grande satisfação receber vocês aqui na Câmara de Estância, é muito bom saber um pouco mais sobre este instituto e a sua atuação em nosso município", afirma.

A expansão da rede federal no Brasil nos últimos anos foi destaque na fala do vereador José Domingos Machado. "Estância é hoje considerada a capital da microrregião sul, que agrega 10 cidades, além de fazer limite com municípios baianos. Por sua importância na região e por sua forte vocação industrial, acredito ser importante discutir a vinda de cursos na área de engenharia para a cidade", assinala.

Foto 5 - Vereador José Domingos Machado 11-06-14 Foto 6 - Vereador Mizael Dantas 11-06-14 Foto 7 11-06-14

Já o vereador Mizael Dantas ressaltou a sua alegria em ver as dificuldades serem transformadas em oportunidades. "Há bem pouco tempo, os estancianos precisavam se deslocar até a capital sergipana para estudar. Hoje, temos um campus do IFS em nossa cidade. Isso representa um avanço, porque agora pessoas humildes podem ter acesso a um curso superior", enfatiza.

Presenças

Também estiveram presentes na sessão a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, o diretor geral do Campus Estância, Sérgio Sávio Ferreira, que foi convidado a ocupar a tribuna de honra, além de outros professores e técnicos administrativos do campus, e da comunidade estanciana.
registrado em: