Página inicial > Últimas Notícias > IFS firma parceria tecnológica pioneira com a IBM Brasil

IFS firma parceria tecnológica pioneira com a IBM Brasil

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 11h38 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 13-06-14Na manhã da última terça-feira, 10, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmou uma importante e pioneira parceria tecnológica com a IBM Brasil. O objetivo principal é capacitar e certificar alunos, docentes e técnicos administrativos em áreas específicas da TI, utilizando tecnologia IBM, com foco na eficiência das atividades realizadas por esses profissionais.

O reitor do IFS destacou a importância da busca de parcerias para a instituição. "O IFS é o primeiro instituto do Brasil a firmar uma parceria tecnológica com a IBM. É fundamental consolidar esse tipo de convênio, especialmente com empresas que desenvolvem tecnologias, pensando tanto no ensino, quanto na pesquisa e extensão", diz.

Ele também fez questão de ressaltar que o principal objetivo do convênio é a prestação de um serviço público cada vez melhor para a sociedade. "A tecnologia é, com certeza, um caminho para diminuir as diferenças sociais ainda existentes em todo o mundo. Agradeço ao diretor de Tecnologia da Informação do IFS, Toniclay Andrade, por vislumbrar a oportunidade desse convênio, atendendo a uma demanda da Reitoria", afirma.

Foto 2 13-06-14 Foto 3 13-06-14 Foto 4 13-0614

Importância

O representante legal da IBM, Álvaro Andrade, enfatizou a importância da parceria firmada com o instituto. "Para que o Brasil cresça e desenvolva tecnologias, é importante promover esse processo de aproximação entre a academia e as empresas, desenvolvendo conhecimento e inovação, sempre atentos às necessidades do mercado. Estamos muito orgulhosos em firmar essa parceria, tanto pela formação de mão de obra qualificada quanto pelo desenvolvimento de novas tecnologias através das pesquisas", declara.

Para Toniclay Andrade, essa parceria vem proporcionar um avanço para o IFS, ao aproximar ainda mais a academia do departamento de tecnologia da informação. "O nosso setor vem se aproximando bastante do setor acadêmico, já que oferecemos no instituto diversos cursos na área de TI. Com esta parceria, teremos a oportunidade de mostrar aos nossos alunos a tecnologia de ponta desenvolvida pela IBM, gerando mão de obra qualificada e tornando os nossos estudantes referência nessa área", assinala.

Parceria

Foto 5 - Álvaro Andrade 13-06-14 Foto 6 - Toniclay Andrade 13-06-14 foto 7 13-06-14

O resultado esperado da parceria é a formação de profissionais talentosos em áreas não contempladas nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação oferecidos na região. A ideia é que o projeto proporcione também a criação de um ambiente propício para motivar a capacitação contínua dos profissionais do IFS.

O projeto, que tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado havendo interesse de ambas as instituições, será composto por duas fases. A primeira é a preparação dos instrutores, que são as pessoas que replicarão o conhecimento adquirido na fase seguinte, quando acontecerão a capacitação e a certificação.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade Carlos Britto, José Leonardo Barboza e Augusto Fonseca, representando a IBM, Fabiano Andrade, diretor executivo da empresa SGN, além da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, o pró-reitor de Ensino, Adelmo Menezes, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sérgio Maurício Mendonça, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marco Arlindo Néri, os procuradores em exercício na Procuradoria Federal/IFS, Roberto Vilas-Boas e Gustavo Amarante, a diretora de Assistência Estudantil, Maria Eliane Vargas, a diretora geral de Bibliotecas, Kelly Cristina Barbosa, o diretor de Ensino do Campus Lagarto, Ricardo Rabelo, e os docentes Luiz Otávio Andrade e Marcos França.

registrado em: