Página inicial > Últimas Notícias > Obras do novo Campus Estância são finalizadas

Obras do novo Campus Estância são finalizadas

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 13h27 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 02-09-14As novas instalações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na região Sul foram entregues na manhã desta terça-feira, dia 2, ao diretor do Campus Estância, o professor Waldiney Giacomelli. A obra representa um investimento de cerca de R$ 6 milhões e integra o processo de expansão do ensino superior, tecnológico, técnico e profissionalizante para o interior do estado, iniciado no ano de 2008. A inauguração deve ocorrer dentro de um mês, após a montagem dos equipamentos e mobiliário e a transferência de toda a infraestrutura da sede provisória, na antiga Escola Técnica do Comércio.

O prédio é dotado de três blocos com 12 salas de aula para até 50 alunos, 13 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência e mais a área administrativa, que inclui, entre outras coisas, mini auditório, sala dos professores, departamento médico, setor financeiro e de apoio ao ensino. A estrutura tem capacidade para receber 1.200 estudantes, nos três turnos, o que irá mais que dobrar a capacidade atual.

"O novo Campus Estância representa um marco para a população do município e de toda a região Sul. Certamente, teremos uma história antes e depois dessa obra, que irá trazer para uma comunidade com poucas perspectivas de educação uma imensa oferta de possibilidades de acesso ao conhecimento e ao trabalho. A estrutura que o instituto está montando aqui irá possibilitar melhorias reais nas condições de vida dessa região", afirmou o diretor Waldiney Giacomelli.

Projetos de inclusão

Localizado numa área de vulnerabilidade social, o bairro Cidade Nova, a perspectiva da direção do IFS é que o funcionamento do novo campus esteja atrelado a uma série de projetos de inclusão executados com o apoio dos professores e dos técnicos. A intenção do diretor é envolver a comunidade escolar para que os alunos e seus familiares desenvolvam um sentimento de pertencimento em relação ao instituto, de modo a vislumbrarem na educação superior e profissionalizante uma oportunidade de futuro para os jovens.

Foto 2 02-09-14 Foto 3 02-09-14 Foto 5 02-09-14

A entrega do prédio foi acompanhada de uma vistoria técnica realizada pelo coordenador de Fiscalização de Obras do IFS, Márcio Rembrandt Lima, com o objetivo de verificar se as instalações estavam em conformidade com as especificações previstas no contrato. A única pendência verificada foi a conclusão da ligação do sistema de abastecimento d'água, que deve ficar pronta amanhã, dia 3. "A obra está pronta e dentro das especificações previstas no contrato. Hoje mesmo será assinado o Termo de Recebimento Provisório e o prédio já poderá ser ocupado pelo IFS", informou Lima.

A obra também foi vistoriada pelo membro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Carlos Guedes Alcoforado, responsável pelo acompanhamento do processo de expansão da rede federal de ensino técnico e tecnológico no estado. "A estrutura está excelente e os serviços foram muito bem executados. Agora só falta o prédio ser ocupado e entrar em operação para atender aos estudantes", disse Alcoforado.

Campus Estância

Atualmente, o Campus Estância atende cerca de 800 alunos e conta com os cursos regulares de Eletrotécnica, turno manhã; Edificações (tarde e noite); Recursos Pesqueiros (tarde e noite); e Engenharia Civil (tarde) - o primeiro curso superior público de Estância. Além disso, são ofertados cursos sazonais como Educação a Distância (EAD), Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

Foto 4 02-09-14 Foto 6 02-09-14 Foto 7 02-09-14

O campus surgiu em 2011 e passou a funcionar provisoriamente no prédio da antiga Escola de Comércio, doado na época pela Prefeitura Municipal. O curso pioneiro foi o de Eletrotécnica, seguido do de Edificações. O primeiro grande marco desse processo de interiorização da educação tecnológica, técnica e superior na região Sul foi a implantação do curso de Engenharia Civil, em 2014. A expectativa é que, com os investimentos do IFS, o município venha a se tornar um polo das engenharias no estado de Sergipe.

Ascom Campus Estância
registrado em: