Página inicial > Últimas Notícias > IFS e Banese firmam parceria na área de tecnologia da informação

IFS e Banese firmam parceria na área de tecnologia da informação

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2014, 12h00 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 16-10-14Nesta quarta-feira, 15, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, esteve reunido com o presidente do Banese, Fernando Mota, o superintendente de Tecnologia da Informação do banco, Ícaro Ramos, o assessor da presidência do Banese, Renato Dantas, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Ruth Sales, e os docentes Luís Otávio Andrade, Lauro Barreto Fontes, Ricardo Rabelo, Jônatas Lemos e Gilson Pereira.

Durante a reunião, foi assinada uma carta de intenção para cooperação técnica entre o IFS e o Banese, visando estabelecer um convênio de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico na área de TI. O objetivo é fortalecer a pesquisa aplicada voltada para o desenvolvimento de processos e produtos com inovação tecnológica que contribuam para a melhoria econômica e social da comunidade local.

A ideia é promover também a capacitação e o treinamento do corpo técnico do Banese no que se refere às tecnologias desenvolvidas e de domínio dos pesquisadores do IFS, além de fortalecer a relação estabelecida entre a academia e o mercado de trabalho. "Estou muito satisfeito com o entendimento do Banese de que é fundamental investir em educação. Essa parceria só irá gerar bons resultados para ambas as instituições", afirma o reitor.

Foto 2 16-10-14 Foto 3 - ok Reitor do IFS Ailton Ribeiro de Oliveira Foto 4 - ok Fernando Mota presidente do Banese

O presidente do Banese, Fernando Mota, também demonstrou sua satisfação com a parceria. "A função do Banese é também contribuir com a formação de mão-de-obra em nosso estado, e é isso que esse convênio visa proporcionar. Esse é só o início de uma parceria que, com certeza, será ampliada no futuro", declara.

Parceria

Segundo o professor Luís Otávio, um dos coordenadores do convênio pelo IFS, juntamente com o docente Ricardo Rabelo, o objetivo da parceria é o desenvolvimento, por docentes e alunos do IFS, de pesquisa aplicada voltada para as demandas apresentadas pelo Banese. "Esse convênio pretende promover o desenvolvimento acadêmico a partir da inserção do aluno no ambiente corporativo, ampliando a capacidade técnica e de pesquisa do instituto", afirma.

O professor Lauro Barreto Fontes ressalta que a intenção é que a parceria seja ampliada cada vez mais. "A ideia é apresentar os resultados do convênio, os projetos e produtos desenvolvidos em uma grande exposição, que pode integrar, inclusive, uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", diz.

Foto 5 - ok Luís Otávio Andrade professor do IFS Foto 6 - ok Lauro Barreto Fontes professor do IFS Foto 7 - ok Ícaro Ramos superintendente de TI do Banese

O superintendente de TI do Banese e coordenador do convênio por parte do banco, Ícaro Ramos, afirma que procurou o IFS para firmar o convênio em virtude da própria natureza do instituto, reconhecido por formar profissionais em áreas relacionadas à tecnologia. "Nossa ideia é utilizar a pesquisa desenvolvida por professores e estudantes do IFS para promover inovação em produtos e serviços do Banese, além de otimizar o desenvolvimento de processos e soluções internas do banco", esclarece.

registrado em: