Página inicial > Últimas Notícias > III Cobre promove pesquisa e inovação em robótica

III Cobre promove pesquisa e inovação em robótica

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 16h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
CobreEstão abertas as inscrições para a III Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre), fruto do projeto Robótica como Instrumento de Capacitação dos Institutos Federais em Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação (Roboceti). As inscrições podem ser feitas por estudantes de todo o país até o dia 31 de outubro, no site do evento.

Este ano a Cobre será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no Campus Porto Alegre do IFRS, e integra a programação da 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). A Cobre promove a pesquisa de robótica nos institutos federais através de núcleos de trabalhos que, apesar de espalhados geograficamente, realizam atividades de forma integrada.

As equipes deverão ser compostas por no máximo quatro participantes e um professor orientador. Cada grupo deve possuir um nome de guerra e um nome para o robô participante. Ao contrário das últimas edições, este ano os estudantes receberão da comissão organizadora um kit robótico padrão, o que vai levar as equipes a diferenciem seus robôs através de montagens e programações.

A Cobre integra o Roboceti, projeto desenvolvido pela UFRGS, IFSul, IFG, IFRS, IFF e IFBaiano, com apoio da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. O Roboceti procura fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática através da promoção da pesquisa de robótica nos institutos federais de educação e do desenvolvimento de ferramentas educacionais - hardware, software, manuais e tutoriais - atraentes aos estudantes.

Edições anteriores

Em 2013, a Cobre foi realizada no Campus Sapucaia do Sul. Equipes dos campi Charqueadas, Pelotas, Camaquã e Sapucaia do IFSul e do Campus Restinga do IFRS levaram premiações para casa na última semana. Ao todo, 16 robôs foram inscritos na disputa, que mobilizou 50 alunos. Os concorrentes se dividiram em equipes com até três componentes e um professor orientador, e criaram robôs para competir em três modalidades: Sumô, Seguidor de Linha Livre e Labirinto Livre.

A competição serve de estímulo para que os jovens ampliem seus conhecimentos, troquem experiências e inovem cada vez mais. "Através dos robôs aperfeiçoamos nosso conhecimento em vários aspectos com as quais iremos nos deparar na indústria, como questões relacionadas a controle e programação", disse o estudante do Campus Camaquã do IFSul, Cássio Rutz, que participou da competição em 2013.

Reditec

A III Cobre acontece dentro da 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será realizada em Porto Alegre, entre os dias 10 e 13 de novembro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael e no Campus Porto Alegre do IFRS. O encontro promove anualmente debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil.
registrado em: