Página inicial > Últimas Notícias > Aluno e professor do campus Itabaiana conquistam medalha em olimpíada de robótica

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 10h24 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
obr1Na última semana, o aluno Paulo Franklin Tavares Santos e o professor Paulo Pereira Lima, ambos do curso de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Itabaiana, participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Universidade de São Paulo (USP). Após 4 dias de atividades teóricas e práticas, eles conseguiram se destacar e trazer para o estado de Sergipe a medalha de campeão brasileiro da competição. "Fico muito orgulhoso de representar bem a minha cidade e o meu estado", conta o estudante.

A participação do Paulo Frankin no torneio científico aconteceu em virtude do bom desempenho na prova teórica da OBR - o aluno de Itabaiana ficou entre os 25 melhores do Brasil na avaliação. O resultado positivo forneceu as credenciais para que ele participasse de um minicurso que tinha como objetivo capacitar os estudantes a participar da modalidade prática nos próximos anos. Saiba mais

O aluno Paulo Franklin comenta que a participação na OBR trouxe inúmeros benefícios para sua vida acadêmica e pessoal. De acordo com o jovem, a experiência foi positiva porque aliou o envolvimento em uma competição de nível internacional com a oportunidade de fazer amizades com pessoas do mundo todo. "Nesses dias em que estive na USP, tive contato com pessoas de quase todos os estados do Brasil e de países como Venezuela e Colômbia", completa.

Conquista

obr2A medalha na competição veio através da avaliação dos professores acerca das atividades feitas em grupo. O aluno do IFS obteve 177 pontos, sete a mais do que o segundo colocado. "Em outros anos, a medalha era dada a partir do resultado obtido em uma prova, mas este ano o critério mudou e passou a ser valorizada a capacidade de trabalhar em equipe e a contribuição que um aluno pode dar ao grupo", explica Paulo Franklin.

Durante o minicurso, o discente do campus Itabaiana estudou as definições de robôs, as suas partes, a importância deles na sociedade contemporânea, as formas de programação e as etapas que envolvem a montagem. A vitória na olimpíada, por sua vez, complementou o aprendizado: deu como prêmio ao estudante todas as peças necessárias para montar um robô da LEGO, usado pela maioria dos competidores na modalidade prática.

obr3O professor Paulo Pereira atuou como orientador do aluno do campus Itabaiana em todo o processo na OBR e ressalta as qualidades do estudante para a conquista da premiação: "A medalha foi possível em virtude da boa participação de Paulo Franklin, que sempre teve determinação e interesse em evoluir enquanto discente do IFS".

Pereira diz ainda que a participação na olimpíada trouxe maturidade para disputar a prova prática em 2015. "Vimos de perto as diversas modalidades que envolvem a competição para podemos decidir de forma mais consciente em qual delas ano que vem vamos participar", conclui.

Ascom - Campus Itabaiana
registrado em: