Página inicial > Últimas Notícias > Campus Lagarto do IFS forma terceira turma do Mulheres Mil

Campus Lagarto do IFS forma terceira turma do Mulheres Mil

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 12h03 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

FormaturaMulheres 03.12 2Emoção e orgulho foram os sentimentos que marcaram a cerimônia de formatura da terceira turma do Programa Mulheres Mil no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Na tarde desta quarta-feira, 3, mais de 80 mulheres receberam o diploma de conclusão do curso profissionalizante de Estética e agora partem para um novo rumo em suas vidas.

Uma delas é a dona de casa Adriana Araújo, que agora faz planos para utilizar a formação. "Participar deste curso foi uma das melhores experiências que já passei. Fiz grandes amizades, tive ótimos professores e, além de sair como uma profissional, ganhei grandes experiências que vou levar para a minha vida", comemora a formanda.

Assim como a dona de casa, a estudante Elizângela Santos não pretende parar. "Meu objetivo agora é aproveitar na prática cada ensinamento que obtive no programa. Sei que posso trabalhar em salões, mas meu sonho é montar o meu próprio negócio", ressalta.

FormaturaMulheres 03.12 1 FormaturaMulheres 03.12 4 FormaturaMulheres 03.12 3

Inclusão social

De acordo com o diretor geral do Campus Lagarto, Osman Santos, o programa Mulheres Mil é muito importante do ponto de vista da educação para inclusão. "São mulheres que vêm de comunidade com alta vulnerabilidade social, que muitas vezes estavam afastadas da escola, da educação profissional e do mercado de trabalho. Estes cursos marcam o reencontro entre elas e a educação", explica.

Nara Vieira Souza, coordenadora estadual do programa, destacou em sua fala para as formandas o baixo índice de evasão do curso. "É uma grande emoção ver tantas de vocês chegando a este momento. Sabemos que não é fácil enfrentar o preconceito em suas comunidades, que acham que a mulher deve ficar em casa, não fazer curso. Mas vocês conseguiram vencer barreiras e hoje se tornam profissionais de estética", destacou.

Na cerimônia, as formandas entraram com seus padrinhos, foram parabenizadas pelos envolvidos no programa e receberam seus diplomas. Além disso, assistiram ao documentário sobre o Programa Mulheres Mil em Lagarto, produzido pelo servidor e técnico em Áudio Visual do campus, Demóstenes Varjão, e a uma apresentação musical dos professores Valmir Soares e Mauro José dos Santos.

Sobre o programa

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. O público atendido apresenta, em geral, baixo nível de renda e de alfabetização, dificuldade de aprendizagem, condições de moradia precária, fragilidade da estrutura de apoio familiar e demais condições adversas.

Criado inicialmente em 2008 nos estados do Norte e Nordeste com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de trabalhadoras e donas de casa em situação de vulnerabilidade social, o programa foi estendido para todo o País a partir de 2011. A meta é atender 100 mil mulheres até o final do ano de 2014. A faixa etária vai dos 18 aos 60 anos.

O papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's) nesse processo é selecionar as mulheres que estejam em situação de risco e oferecê-las cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam uma formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã. No Campus Lagarto, esta é a terceira turma que conclui curso, sendo que as duas primeiras foram do curso de Corte e Costura. É importante destacar o apoio da Prefeitura de Lagarto.

Ascom - Campus Lagarto

registrado em: