Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Campus Lagarto são conscientizados sobre uso de álcool e drogas

Alunos do Campus Lagarto são conscientizados sobre uso de álcool e drogas

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 21 de Janeiro de 2015, 09h29 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

IMG 20150120 091115Muito além de promover a formação acadêmica, a sala de aula deve ser um ambiente de debate e conscientização sobre temas recorrentes na vida de seus alunos, sendo um espaço de formação da cidadania. Pensado assim, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu na última sexta-feira, 16, uma ação de prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, que contou com a organização de profissionais de assistência estudantil, saúde e pedagogia do campus.

IMG 20150120 091138De acordo com Débora Siqueira, psicóloga da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) do Campus Lagarto, a importância da atividade diz respeito à sensibilização e à reflexão dos estudantes sobre o tema, vivenciado por eles no seu cotidiano. "Nesse sentido, o evento pode ajudá-los a realizarem escolhas saudáveis e responsáveis em suas vidas", explica.

Tendo em vista o tema e o público-alvo, foi elaborada uma programação diferenciada, de forma que atendesse ao máximo de alunos e que garantisse a participação e atenção de todos. Sendo assim, o evento começou com oficinas em salas de aula dos 1ºs anos do ensino médio integrado. "As oficinas serviram para iniciar o debate, suscitando a participação do aluno com dúvidas e trocas de informações", explicou Carla Storino, psicóloga da Coordenadoria de do Campus Lagarto.

Roda de conversa e cine-debate

IMG 20150120 090949 IMG 20150120 091552 IMG 20150120 091441

Ainda pela manhã houve uma roda de conversa que abrangeu um público maior, como alunos de outras séries, servidores e terceirizados do campus. Para responder às dúvidas, foram convidados representantes do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas de Lagarto (Caps). Na ocasião, o enfermeiro do Caps, José Cícero de Alcântara, respondeu a algumas perguntas dos participantes.

"É notória a iniciativa do IFS – Campus Lagarto em promover este debate junto aos seus alunos, pois é um grupo que está muito sujeito a experimentar por curiosidade as drogas sem muitas vezes saber a o que está se submetendo", ressalta o enfermeiro.

Também convidada para contar a sua experiência de recuperação da dependência, Rita de Cássia de Jesus se emocionou ao contar sua história. "Sinto-me feliz em conscientizar as pessoas com a minha história. Tirar as dúvidas dos alunos foi um momento importante", pontua.

Já no turno da tarde foi realizada uma sessão de cine-debate, com a exibição do filme "28 Dias", que conta a história de uma dependente química enviada por 28 dias para centro de recuperação. A seguir, foi realizada uma discussão entre estudante, profissionais da assistência estudantil, saúde, pedagogia e docentes do campus.

Aproveitamento

Para a aluna do 3º ano do curso de Redes de Computadores, Bruna Raquel, o evento de conscientização foi um momento muito importante. "Este é o tipo de tema que precisamos estar sempre em debate, pois os jovens se envolvem cada vez mais cedo com as drogas em busca da ilusão de diversão. Mas é preciso entender que o prejuízo que causa não compensa", analisou a estudante.

Também atento ao debate, o aluno do 4º ano de Rede de Computadores, Teófilo Barbosa destacou a participação de profissionais do Caps. "Nada mais realista do que trazer quem já passou e ainda passa pela experiência da recuperação da dependência. É definitivamente um choque e um alerta para quem pretenda ou esteja iniciando o uso", ressalta.

Ascom - Campus Lagarto
registrado em: