Página inicial > Últimas Notícias > Campus Glória forma terceira turma do programa Mulheres Mil

Campus Glória forma terceira turma do programa Mulheres Mil

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 10h14 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
DSC00561No último dia 19, foi realizada a solenidade de encerramento dos cursos de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças e Beneficiamento de Produtos Lácteos da terceira turma do Programa Mulheres Mil do Campus Glória. O curso proporcionou certificação a 46 mulheres do município de Nossa Senhora da Glória.

DSC04925A mesa de honra da solenidade foi composta pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales Gama, representando o Magnífico Reitor do Instituto Federal de Sergipe, o diretor-geral do Campus Glória, Daniel Henrique Rodrigues, a pedagoga do Campus Glória, Danise Vivian dos Santos, representando a gerência de Ensino, a coordenadora adjunta do Programa Mulheres Mil, Nara Vieira de Souza, a coordenadora local do Promil, Carla Teresa dos Santos, professora Iranilde dos Santos, paraninfa das turmas e o deputado estadual Jairo Santana, patrono das turmas. O evento contou ainda com a presença de gestores e servidores do campus, amigos e familiares das alunas.

DSC04976Em seu discurso, a representante do reitor, professora Ruth Sales, parabenizou as formandas e falou da emoção que aquele momento representava. “Em 2005, eu tive conhecimento do edital de um projeto piloto que o Brasil estava implantando, em parceria com o Canadá, com o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Abraçamos a ideia, fomos selecionados e hoje sinto uma emoção muito grande por participar da solenidade de conclusão de curso de mais uma turma do Promil, exatamente 10 anos após o início desse sonho”, comemorou a pró-reitora.

DSC04968O diretor do Campus Glóriaincentivou as formandas a seguirem com seus estudos. “Hoje, vocês concluem uma etapa, mas nunca esqueçam dessas duas palavras: estudo e trabalho, são elas que as levarão sempre a alcançar os seus objetivos”, sugeriuDaniel Henrique. Na ocasião, agradeceu ao empenho da professora Carla Teresa, coordenadora local do programa. “Agradeço a dedicação da nossa coordenadora local que sempre se mostrou envolvida e dedicada às questões do programa”, ressaltou.

DSC00536Em sua fala, a coordenadora adjunta do Programa Mulheres Mil, Nara Vieira, reforçou a necessidade de apoio do poder público para o bom andamento das atividades do programa. “É fundamental uma parceria entre o campus e a prefeitura, sobretudo a partir deste ano quando passará a competir ao município a seleção das alunas e a parte logística dos cursos do Programa Mulheres Mil, conforme especificações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ao qual o Promil/Glória passará a ser inserido”, esclareceu a coordenadora.

DSC00524DSC00526A solenidade também contou com um momento de homenagens, no qual a turma ofertou flores à paraninfa, Iranilde dos Santos, bem como à senhora Aelça Ribeiro de Santana que foi escolhida pelas formandas para dar nome à turma, por haver ministrado uma palestra no campus na qual relatou sua história de vida e seu processo de luta contra o câncer. “Me sinto muito honrada, pois muitas vezes não sabemos o quanto marcamos a vidas das pessoas. E complementou, “Desejo que nunca lhes falte fé e firmeza para se comprometerem com os seus deveres, bem como para lutar pelos seus direitos”.

DSC04949Iranilde dos Santos, paraninfa das turmas, discorreu sobre a importância do convite da turma. “Tivemos uma relação muito prazerosa, da qual carrego ótimas lembranças. A cada aula, a satisfação por ter contribuído, de alguma forma, para o crescimento de cada uma e também tive o privilégio de aprender muito com vocês”. E finalizou convidando as afilhadas a encararem novos desafios. “Não parem apenas nesta etapa, busquem novas oportunidades com fé no coração. Não se intimidem e acreditem, vocês têm potencial!”.

DSC04942 A oradora, Rosa Vania Santos Santana, da turma de Beneficiamento de Produtos Lácteos falou da importância da família no processo de formação das alunas. “Eu tive o apoio do meu marido que muitas vezes chegava com um livro para auxiliar os meus estudos, mas sei que essa não é uma realidade de todas e fico muito feliz em ver que tantas mulheres, assim como eu, encararam o desafio de se capacitarem e não desistiram, apesar das inúmeras dificuldades em ter que conciliar os estudos com os afazeres domésticos e o papel de mãe e esposa”, pontuou a oradora.

Ascom - Campus Glória
registrado em: