Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ASSRI > Oportunidades - ASSRI
Início do conteúdo da página

Oportunidades - ASSRI

Criado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 11h03 | Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 11h03 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 09h27

 

 Onde encontrar oportunidades de bolsa, assistência e suporte para oportunidades no exterior?

 

Plataformas e buscadores de bolsas, oportunidades e auxílios:

Becas Sin
Frontera
Buscador
de Becas
CORI - IFG Estudar Fora
Inspira
Sonhos
Partiu
Intercâmbio
Universia Scholarship
Corner

Programas:

Erasmus

Instituições e Fundações:

Associação Universitária
Iberoamericana de
Pós Graduação (AUIP)
BRASA CAPES
PrInt
Casa América
Latina
Centro Nacional
de Cultura (PT)
Clara Lionel
Foundation
Doha
Institute
Education
FirstEducation
USA
Elap
(Canadá)
Fundação
Beca
Fundação Calouste
Gulbenkian
Fundação
Carolina
Fundação
Estudar
Fundação
Lemann
Fundação para a
Ciência e Tecnologia
(PT)
Fundación
“La Caixa”
Fundación
Mapfre
IberCultura
Viva
Instituto
Ling
Portal Educativo
das Américas
Organização dos
Estados Americanos
Lista de bolsas
ofertadas OEA
Rosa-Luxemburg-Stiftung
Foundation
Rotary

Oportunidades de Bolsas em países estrangeiros:

Abaixo disponibilizamos um compilado de informações atualizadas sobre agências, sites, programas e instituições que ofertam bolsas de estudos, financiamentos e auxílios para estudantes internacionais do Brasil e de outros países.

 Atenção

Undergraduate ou Graduate?

No Brasil o nível de formação denominado “graduação”, a exemplo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura, no exterior é conhecido como "undergraduate” com duração de aproximadamente 4 ou 5 anos. O “graduate”, no exterior, geralmente se refere ao que no Brasil chamamos de pós-graduação, cursos com duração de 1 a 3 anos. Atente-se a este detalhe importante para evitar confusões em suas buscas.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

bandeira da alemanha  Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) reúne bolsas de estudos destinadas a diferentes áreas e níveis de formação, desde cursos de curta duração a bolsas de graduação, pós-graduação, doutorado e pesquisa.

Mais informações: DAAD Brasil e DAAD Internacional

A Fundação Alexander von Humboldt disponibiliza bolsas, premiações e financiamentos destinados a pesquisadores internacionais participarem e realizarem pesquisas em instituições alemãs. Além disso, o programa German Chancellor Sponsorship oferece financiamento exclusivo para estudantes de países do BRICS e Estados Unidos com perfis de liderança para desenvolverem um projeto de relevância social durante um ano na Alemanha.

Mais informações: Humboldt Foundation e German Chancellor Sponsorship

bandeira da alemanha

Austrália

O governo australiano lançou em 2019 o programa de bolsas “Destination Australia”, que objetiva apoiar Universidades Australianas a atrair estudantes internacionais com um financiamento de até $15,000 por ano e por estudante. A aplicação para as bolsas deve ser realizada através das universidades inscritas no programa, e estas irão enviar ao governo uma seleção de candidatos a recebê-las. Além dessas, há bolsas ofertas com base no mérito do estudante (Provider Scholarships). Outras bolsas são ofertadas, no entanto, algumas se referem a acordos de cooperação regionais ou específicas para alguns países.

Mais informações: Destination Australia e Study in Australia

A Universidade Nacional da Austrália (ANU) oferece anualmente a Global Diversity Scholarship para estudantes de alguns países e regiões, que tendo aplicado para a universidades possuam os critérios de elegibilidade. A bolsa possuo o valor de aproximadamente $18.750 anual, com duração de até quatro anos.

Mais informações: ANU Global Diversity Scholarship

A Universidade de Queensland oferece a Latin America Global Leaders Scholarship, bolsas de estudo com cobertura de 50% à 100% da anuidade destinada à futuros estudantes, advindos de países da América Latina, aprovados na Universidade em programas de graduação e pós graduação nas áreas de Direito, Negócios e Economia. A bolsa cobre os gastos com anuidade durante toda a formação, mas não inclui assistência à despesas relacionadas a estadia do estudante durante esse período.

Mais informações: UQ Latin America Global Leaders Scholarship

 

bandeira austria  Áustria

No portal da Agência Austríaca para Educação e Internacionalização (OeAD) você pode encontrar ofertas de bolsas de estudos no país nos níveis de graduação, pós graduação, doutorado e pesquisa. Além disso, é disponibilizado também algumas a plataforma Grants.at onde você pode ter mais informações de bolsas e financiamentos institucionais e governamentais. 

Mais informações: OeAD, Grants.at e Scholarships.at


bandeira belgica  Bélgica

Com o programa Master Mind candidatos internacionais podem fazer curso de um a dois anos de mestrado em alguma universidade parceria no país. 

Mais informações: Master Mind

bandeira brunei  Brunei

O governo de Brunei oferta anualmente o programa de bolsas Brunei Darussalam Scholarship destinado a estudantes internacionais que desejam estudar no país, os cursos ofertados podem ser realizados completamente na língua inglesa, requerendo bom domínio e comprovação de proficiência pelo candidato. As inscrições geralmente são abertas no final do ano.

Mais informações: MFA Brunei Darussalam Scholarship

bandeira canada  Canadá

A EduCanada disponibiliza uma série de programas de bolsas de estudos e premiações para estudantes internacionais que têm interesse em realizar sua formação acadêmica ou desenvolver pesquisas no Canadá.

Mais informações: EduCanada 

O programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) são bolsas destinadas a programas de curta duração (4-6 meses) em instituições canadenses para pesquisa ou estudo em graduação, mestrado e doutorado.

Mais informações: ELAP

O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.

Mais informações: FRQNT 


bandeira chile  Chile

A Agência chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) oferece através do seu Departamento de Formação e Bolsas (becas) alguns programas de financiamento de estudo e aperfeiçoamento destinados a cidadãos da América Latina, dentre alguns outros parceiros. As bolsas visam a formação em nível de pós-graduação ou capacitação, no site da Agência é possível encontrar as informações e os prazos de abertura dos diferentes programas. Além disso, a Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento também oferta bolsas de estudos para nacionais e estrangeiros em programas de Doutorado e Magistratura.

Mais informações: AGCID e ANID


bandeira china  China

O governo nacional chinês da República Popular da China, bem como os governos provinciais e instituições de ensino, disponibilizam anualmente bolsas integrais e parciais para estudantes internacionais. O Campus China é uma agência oficial responsável por agrupar e disponibilizar informações sobre estudos, vida acadêmica, universidades, cursos e programas de bolsa disponíveis.  

Mais informações: Campus China e Embaixada da PRC no Brasil  


bandeira colombia  Colômbia

O governo colombiano através do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior – ICETEX oferece bolsas de estudos para estrangeiros para programas de especialização, mestrado e doutorado.  Durante a vigência da bolsa, os bolsistas receberão cobertura total dos gastos de anuidades, seguro de saúde, visto de cortesia, ajuda de custo mensal para gastos pessoais, além de pagamento de sua acomodação, materiais e livros de estudo. 

Mais informações: ICETEX 


bandeira coreia  Coréia do Sul

O governo Sul Coreano anualmente abre inscrições para um programa de bolsas destinado a estudantes internacionais que desejam cursar graduação ou mestrado em instituições coreanas, sendo aproximadamente 200 vagas destinadas à graduação (undergraduate) e 1.000 destinadas à pós-graduação (graduate). As bolsas do Global Korea Scholarship (GKS) cobrem os custos de viagem, moradia e anuidade durante todo o período da formação de acordo com o nível de formação, além de cobrir os custos para um ano de estudos de Coreano antes do início da formação, exceto aos alunos que já demonstram alta proficiência no idioma. Além da GKS, existem bolsas de estudos ofertadas pelas universidades, podendo variar de 30% até 100% de cobertura do valor da anuidade, e outras ofertadas por empresas e fundações. 

Mais informações: Study in Korea e/ou NIIED 


bandeira dinamarca  Dinamarca

A educação pública na Dinamarca é gratuita, mas apenas para cidadãos do país ou advindos de países membros da União Europeia e/ou países com as quais o governo possui acordos de cooperação específicos, os demais precisam arcar com custos da anuidade. Até o ano de 2020 o governo disponibilizou bolsas de estudos exclusivas para estudantes brasileiros, porém o programa foi suspenso. Atualmente há bolsas abertas para estudantes internacionais através de diferentes programas.

Mais informações: Study in Denmark 


bandeira equador  Equador

A Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) oferece bolsas de financiamento em programas de especialização, mestrado e doutorado para estudantes de qualquer nacionalidade, todos os candidatos admitidos em um desses programas podem ser considerados para bolsas e financiamentos.

Mais informações: FLACSO Equador

bandeira espanha  Espanha

A Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) oferta bolsas de estudos para estudantes internacionais cidadãos de países em desenvolvimento. 

Mais informações:  AECID 

A Fundação Carolina oferta também anualmente diversas bolsas de estudo e pesquisa voltada para estudantes e profissionais de diferentes áreas e níveis, desde cursos de curta duração, formação profissional, pós graduação, mobilidade docente, doutorado, entre outras. 

Mais informações: Fundación Carolina 

O Boletim Oficial do governo da Espanha disponibiliza informações e atualizações sobre bolsas de estudos ofertadas por diferentes Ministérios e agências governamentais. 

Mais informações: Boletín Oficial de Estado

A Universidade Internacional de Andalucía oferece bolsas para cursos regulares e de curta duração, os requisitos e programas são disponibilizados anualmente no portal da instituição.

    Mais informações: UNIA 


bandeira esolováquia  Eslováquia

O portal do Ministério da Educação, Ciência, Pesquisa e Esportes da República Eslovaca e o site Vladinestipedia dispõem de informações para estudantes internacionais, assim como quanto às ofertas de bolsas de estudos financiadas pelo governo. Dentre elas, você pode acessar os requisitos e processos de aplicação para a National Scholarship Program, bolsa destinada à mobilidades estudantil, de pesquisa, ensino e artística .

    Mais informações: MINEDU , NSP e Vladinestipedia

O Portal VS reúne informações sobre universidades, áreas de estudos e programas de cursos. 

    Mais informações: PortalVS

A Agência de Informação Acadêmica da Eslováquia (SAIA) é uma organização não governamental e filantrópica que oferece serviços e programas para auxiliar na internacionalização da educação e pesquisa. No portal da SAIA você pode encontrar informações para estudantes internacionais e bolsas de estudo e pesquisa disponíveis.

    Mais informações: SAIA 


bandeira eua  Estados Unidos

A Education USA - agência oficial ligada ao governo dos Estados Unidos -, disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros. 

Além disso, o Education USA oferece também consultoria, orientação e serviços de tradução ligados à aplicação para universidades estadunidenses, desde a busca por uma universidade adequada para os interesses do aluno e bolsas de estudo, preparação, envio de documentos e processos pós aprovação. Parte desses serviços são pagos, no entanto, a agência oferta anualmente o Programa Oportunidades Acadêmicas, uma bolsa destinada a cobrir todos os custos de aplicação, orientação, deslocamento, testes e envio dos documentos da aplicação para estudantes brasileiros de baixa renda e com ótimo histórico acadêmico e extra curricular, com o objetivo de aumentar suas chances de admissão. 

Mais informações:  Education USA  e Programa Oportunidades Acadêmicas

A Comissão Fulbright no Brasil oferece possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. Além disso, o programa de doutorado parcial, os estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.

Mais informações: Fulbright Brasil  

O programa Jovens Embaixadores, criado em 2002, é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e coordenado no Brasil pela Embaixada estadunidense, que oferece aos selecionados um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. O Programa tem como alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

    Mais informações: Jovens Embaixadores 


bandeira finlândia  Finlândia

 A educação pública finlandesa é uma das mais renomadas do mundo pela sua qualidade e gratuidade, no entanto, diferente do Brasil a educação pública e gratuita não é um direito universal, desse modo, estudantes que não possuem nacionalidade de um dos países membros da União Européia, Reino Unido e Suíça ou permissão de residência na Finlândia, devem pagar as taxas de anuidade e os custos com moradia, alimentação, etc, ou requisitar bolsas de estudo e auxílios oferecidos pelas próprias instituições de ensino. No portal da Study Info e no site da Study in Finland você pode encontrar as informações sobre os auxílios disponíveis, requisitos, além de poder acessar os sites das universidades e programas disponíveis.

    Mais informações: Study Info e Study in Finland


bandeira frança  França

A Campus France é uma agência oficial de promoção do ensino superior francês, reunindo informações para os interessados em realizar sua formação acadêmica no país.  A plataforma também reúne bolsas e oportunidades de estudos no país. 

Mais informações: Campus France e Campus Bourses 

Ps: Existem bolsas abertas para estudantes internacionais de forma geral  e outras específicas para estudantes brasileiros, para saber sobres estas use os filtros de pesquisa. 

A Fundação Fyssen dispõe de bolsas de pesquisas para pesquisadores em nível de pós-doutorado com experiência de pelo menos 3  anos em pesquisa. A duração da bolsa é de 10 meses e varia de 15 a 100 mil euros para a aquisição de materiais, participação em eventos, publicações e outras despesas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas que atendam os objetivos da Fundação.

    Mais informações:Fondation Fyssen

bandeira grã bretanha  Grã-Bretanha

O governo britânico e as instituições de ensino ofertam diversas bolsas e financiamento para estudantes internacionais. 

As bolsas do Programa Chevening financiam bolsas de mestrado em universidades britânicas com o intuito de auxiliar na formação de futuros líderes. 

    Mais informações: Programa Chevening

As bolsas STEM do Conselho Britânico se destinam a mulheres que desejam realizar um mestrado nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática, estudantes brasileiros são elegíveis para admissão. 

    Mais informações: Bolsas STEM

Além disso, há outras oportunidades de bolsas de pós-graduação disponíveis nos websites do Conselho de Assuntos Estudantis Internacionais do Reino Unido (UKCISA), Prospectus e demais sites disponíveis abaixo. 

Mais informações: UKCISA, Study UK British Council, Postgraduate Studentships UK e Prospectus UK


bandeira holanda  Holanda

A Nuffic Neso Brasil reúne opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas, principalmente os programas destinados a brasileiros. No website oficial da Study in Holland você pode encontrar também oportunidades de bolsas e financiamento de estudos voltadas para estudantes internacionais de modo geral, e outras destinadas especialmente a estudantes de alguns países específicos, como o Brasil (Holland Scholarship e OTS Brazil).

Mais informações: Nuffic Neso Brasil  e  Study in Holland


bandeira hongkong  Hong Kong 

O Research Grants Council (RGC) de Hong Kong desde 2009 oferta o Hong Kong PhD Fellowship Scheme (HKPFS), um programa de bolsas destinado a graduados com excelência acadêmica que desejam realizar seus estudos de Doutorado em uma das 8 universidades do país incluídas no programa.

    Mais informações: HKPFS

bandeira hungria  Hungria

A Fundação Tempus organiza programas de cooperação internacional na área de educação, através da oferta de bolsas de estudo para a realização de cursos em universidades parceiras em nível de graduação, pós-graduação ou doutorado.

Mais informações: Fundação Tempus e Study in Hungary

bandeira india  Índia 

O Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) de Nova Deli oferece todos os anos bolsas de estudos destinadas a estudantes estrangeiros. O valor de cobertura das bolsas varia de acordo com o nível do programa (graduação, pós graduação, doutorado ou pós-doutorado) e cobrem o valor da mensalidade, e incluem um auxílio mensal, além de outros benefícios. Outras oportunidades de financiamento, auxílio estudantil e informações sobre estudos na Índia podem ser encontrados no portal governamental Study in India. 

    Mais informações: ICCR e Study in India 

 

bandeira indonesia  Indonésia

O Ministério da Cultura e da Educação da Indonésia oferece dois programas de bolsas para estudantes internacionais que desejam realizar seus estudos no país em uma das universidades participantes: Darmasiswa Scholarship Program e Beasiswa Kemitraan Negara Berkembang (KNB). 

    Mais informações: Darmasiswa Scholarship Program e Kemitraan Negara Berkembang (KNB)


bandeira itália   Itália

O Ministério das Relações Exteriores italiano concede bolsas de estudo para estrangeiros realizarem seus estudos e/ou pesquisa no país.

Mais informações:  MAECI 


bandeira japão Japão

O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. “As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.”

Mais informações: MEXT

O governo japonês através da JICA financia também bolsas de estudos destinadas à comunidade Nikkei, descendentes de japoneses, da América Latina para realizarem sua formação no Japão. Os programas oferecidos variam desde o nível Fundamental até Mestrado e outros cursos específicos, o objetivo é garantir que a comunidade Nikkei possa desenvolver técnicas e conhecimentos que os ajudem a contribuir para sua comunidade no país em que vivem. Para mais detalhes, consulte o site abaixo.

Mais informações: Futura Geração da comunidade Nikkei  

A Fundação Internacional Matsumae oferece anualmente até 10 bolsas de financiamento para pesquisadores doutores conduzirem pesquisas em instituições japonesas. A duração do programa varia de 3 até 6 meses, sendo pago pela Fundação os custos de estadia, passagens aéreas, seguro de saúde e um valor mensal para demais despesas do participante. Para saber os critérios de aplicação verifique o site abaixo. 

Mais informações: MIF 

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) oferta o “Programa de Treinamento no Japão”. De acordo com a agência, o programa patrocina anualmente cerca de 8.000 técnicos de países em desenvolvimento para a aquisição de conhecimentos, técnicas e habilidades que os ajudaram a colaborar na construção do seu país de origem. As áreas oferecidas são bastante diversificadas, a exemplo: planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social”, dentre outras. 

Mais informações: Programa de Treinamento no Japão

A Organização Japonesa de Serviços Estudantis (JASSO) oferece bolsas para mobilidades estudantil de curta duração, além de outras bolsas de longa duração para estudantes internacionais. 

    Mais informações: JASSO

bandeira malásia  Malásia

O programa internacional de bolsas do Ministério da Educação Superior da Malásia busca atrair estudantes internacionais com excelente desempenho para cursos de pós-graduação e pós-doutorado no país. As bolsas são restritas a áreas de estudo relacionadas à tecnologia, agricultura, engenharia, biologia e saúde (com exceção de medicina, enfermagem e farmácia), dentre outras áreas afins.

Mais informações: MOHE

bandeira mexico  México 

A Secretaria de Relações Exteriores (SRE), através da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), oferta bolsas de estudos para estrangeiros de mais de 180 países. As bolsas são destinadas a estudos nos níveis de especialidade, mestrado, doutorado e pesquisas de pós-graduação, além de programas de mobilidade estudantil em licenciatura e pós graduação, cobrem custos de inscrição, anuidade, seguro de saúde  (a partir do terceiro mês), auxílio mensal, visto, transporte interno (no caso da instituição de destino ser localizada fora da capital) e transporte internacional a depender do país de origem do candidato. Na página do programa os interessados podem verificar os cursos ofertados pelas 90 instituições mexicanas de ensino participantes. 

Mais informações: AMEXCID 

Os candidatos aprovados para programas de mestrado e doutorado exclusivo da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso) com sede em México podem solicitar bolsa de auxílio manutenção junto ao Padrón Nacional de Posgrados de Calidad del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt). Para saber mais informações sobre como solicitar as bolsas e outros detalhes, visite o site abaixo. 

Mais informações: FLACSO 

 

bandeira morrocos  Marrocos 

O governo do Marrocos através da Agência Marroquina de Cooperação Internacional (AMCI) oferta anualmente bolsas de estudos para treinamento e estágio a estudantes estrangeiros com as quais o país possui relações diplomáticas.  A bolsa mensal não cobre custos adicionais como transporte, acomodação, visto, etc. 

    Mais informações: AMCI


bandeira nova zelandia  Nova Zelândia

O governo da Nova Zelândia disponibiliza bolsas de estudos para alunos internacionais, incluindo níveis de graduação, mestrado e doutorado, financiadas pelo próprio governo, por instituições de ensino e organizações filantrópicas. Para facilitar a busca por bolsas, adicione o filtro de nacionalidade brasileira.

Mais informações: Study in NZ


bandeira romenia  Romênia

O governo da Romênia através do Ministérios de Assuntos Exteriores oferece anualmente bolsas de estudos para estudantes internacionais que não sejam membros da União Européia, as bolsas cobrem programas de bacharelado, mestrado e doutorado. 

Mais informações: MAE


bandeira rússia  Rússia

“A Aliança Russa de Ensino Superior, ou simplesmente Aliança Russa, é a representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho é promover no Brasil o Programa de Estudos Universitários da Rússia, além de desenvolver a troca de conhecimento científico entre os dois países e estimular pesquisas conjuntas nas áreas de ciência e tecnologia.” As bolsas de estudo são oferecidas diretamente pelas universidades russas. 

Mais informações: Aliança Russa 


bandeira singapura  Singapura

A Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisas (A*STAR) de Singapura, oferece anualmente o Singapore International Graduate Award (SINGA), destinado a estudantes e pesquisadores que desejam realizar seu doutorado no país em áreas de pesquisa relacionadas à Ciência Biomédica, Engenharia e Física. As bolsas cobrem custos relacionados à anuidades acadêmicas, acomodação, custo de vida, passagens, dentre outros. 

    Mais informações: SINGA


bandeira suécia  Suécia

O governo sueco e instituições educacionais oferecem anualmente bolsas de estudos e pesquisa destinadas a estudantes internacionais, algumas bolsas são destinadas especialmente a estudantes advindos de países como o Brasil, outras são baseadas no currículo ou áreas de estudos e pesquisas específicas. O website Study in Sweden oferece informações e uma lista das bolsas e financiamentos disponíveis no país:

    Mais informações: Study in Sweden 


bandeira suíça  Suíça

O Governo Suíço oferece bolsas de estudos para estudantes internacionais nos níveis de pós-graduação, MBA, doutorado, pós-doutorado e para a realização de pesquisas.

Mais informações: Study in Switzerland (CH)  e  Swiss Government Excellence Scholarships for Foreign Scholars and Artists


bandeira taiwan  Taiwan

O Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do governo de Taiwan disponibiliza bolsas integrais para estudos de pós-graduação no país. Incluindo passagens aéreas, acomodação, seguro de saúde, custos acadêmicos e uma ajuda de custo mensal.

Mais informações:  ICDF


bandeira turquia  Turquia

O governo e instituições da Turquia oferecem uma variada gama de bolsas de estudos para estudantes internacionais e membros de grupos específicos. Além das informações disponíveis da página oficial Turkiye, também é possível se cadastrar e procurar informações de bolsas pelo buscador oficial TBBS. 

Mais informações: Turkiye Burslari e TBBS

O Banco Islâmico de Desenvolvimento oferece bolsas de estudos em diferentes níveis (Bacharelado, Graduação, Mestrado, Doutorado, Pós-doc, treinamentos e cursos de curta duração) para cidadãos de países membros da comunidade Islã e ou indivíduos membros de comunidade islâmicas em países não membros. 

Mais informações: IsDB

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57