Página inicial > Últimas Notícias > Convênio garante transporte para mais de 100 alunos ao Campus São Cristóvão
COLABORAÇÃO

Convênio garante transporte para mais de 100 alunos ao Campus São Cristóvão

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 10h34

DSC 0969Documentos foram assinados entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a prefeituras de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros

Um convênio assinado segunda, 18 de março, garantiu para mais de 100 estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) residentes nas cidades de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro acesso através de transporte público às instalações do Campus São Cristóvão. Os municípios se juntam aos de Japaratuba, Maruim, Laranjeiras e Itaporanga D’ajuda no compromisso de oferta de acesso gratuito para os alunos à sede do IFS.

Estiveram presentes na reunião, além da reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, e o diretor-geral do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo Melo Nery, os prefeitos de Socorro, Inaldo Luis da Silva; de São Cristóvão, Marcos Antônio de Azevedo Santana; e a coordenadora de alunos do município de Barra dos Coqueiros, Aparecida Calumbi, que na ocasião representou o prefeito Airton Sampaio Martins.

Para a reitora Ruth Sales, o convênio assinado com as prefeituras das cidades que compõem a região metropolitana de Aracaju mostra a sintonia existente entre os gestores no que tange à responsabilidade com a vida das pessoas, em especial a dos jovens. “Quem ganha é o aluno com a boa vontade e a disponibilidade de ambos os lados. Estamos comprometidos com a efetivação de parcerias que ajudem no atingimento da nossa missão de ofertar educação pública, gratuita e de qualidade”.

Contrapartida

Enquanto as prefeituras de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro garantem transporte aos alunos, o IFS é responsável pela oferta de ensino e alimentação aos jovens. A instituição, inclusive, é a única de Sergipe que oferece à sociedade a possibilidade estudar em cursos que possuem o formato de residência e semirresidência e junta-se à Universidade Federal de Sergipe (UFS) como órgão que tem na sua estrutura um refeitório para atender aos estudantes.

DSC 0984O diretor-geral do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo Melo Nery, ressalta que o convênio com as prefeituras é importante para o efetivo funcionamento da sede. “Temos dificuldade de acesso ao campus e não possuímos linha de transporte coletivo que atenda especificamente ao nosso público”, relata o diretor, que também manifestou o desejo de se aproximar mais dos eventos culturais do município, como o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Pós-graduação

Além do convênio para a oferta de transporte municipal aos alunos das cidades cujos prefeitos e representante se fizeram presentes na reunião, outra importante parceria com o IFS está em tramitação: a oferta de um curso de pós-graduação em educação, gestão escolar e direitos humanos para os servidores da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro - a colaboração institucional foi anunciada, na reunião, pela secretária municipal de educação, Josevanda Franco. “É importante para o nosso município se aproximar de instituições consolidadas, como é o caso do IFS”, aponta o prefeito Inaldo Luis da Silva.

Marcos Antônio de Azevedo Santana, prefeito de São Cristóvão, lamenta a falta de incentivo no passado para que os alunos do município estudassem na então Escola Agrotécnica Federal e garante que deseja mudar o panorama. “Quero me aproximar do IFS porque tenho o desejo de que os nossos estudantes ingressem e prossigam com o ensino médio ou técnico na instituição”, ressalta o prefeito, citando que atualmente existem 13 escolas municipais com alunos matriculados no 9º ano, última série do ensino fundamental.

registrado em: