Página inicial > Últimas Notícias > Alunos quilombolas e indígenas podem concorrer a 4 mil novas bolsa permanência do MEC
Bolsas

Criado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 18h01 | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 14h14 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 17h58

Bolsa PermanênciaO Ministério da Educação (MEC) inscreve, até o dia 30 de agosto, para o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). Em nível nacional, serão ofertadas 4 mil novas bolsas permanência, voltadas para estudantes de instituições federais de ensino superior indígenas e quilombolas. Os candidatos ao auxílio deverão estar cadastrados no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). A documentação deverá ser entregue na Coordenadoria de Assistência Estudantil do campus que o aluno faz parte.

A lista de documentos obrigatórios pode ser conferida na Portaria nº 389/2013 no portal do SISBP. Somente após a entrega dos documentos é que a inscrição será homologada. O PBP é uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

A seguir está disponibilizada a relação dos documentos que deverão ser entregues na Coordenadorias de Assistências Estudantil, bem como as orientações do MEC e cronograma:

Documentos:

- Ficha de cadastro
- Uma foto 3x4
- Declarações de residência e étnica para estudantes indígenas
- Declarações de residência e étnica para estudantes quilombolas
- Cópia de RG e CPF;
- Comprovante de matrícula do IFS atual;
- Termo de Compromisso de quilombola e indígena;
- Declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena;
- Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola

Orientações:

-Manual de acesso ao Perfil Discente – SISBP
-Portaria de reabertura do sistema de Bolsa Permanência MEC
-Manual de Bolsa de Permanência

Clique aqui

Contatos do Programa de Bolsa Permanência na IFS: (79) 3711- 3176/3174 – proen@ifs.edu.br/ diae@ifs.edu.br

registrado em: