Página inicial > Últimas Notícias > IFS recebe representantes do paradesporto japonês
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IFS recebe representantes do paradesporto japonês

Criado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 18h19 | Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 18h19 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 09h07

DSC 1178Membros da Associação Internacional de Kakogawa conheceram as atividades desenvolvidas no IFS em relação ao vôlei sentado.

Representantes da Associação Internacional da cidade de Kakogawa estiveram no Instituto Federal de Sergipe (IFS) na última quinta-feira, dia 7, para conhecer de perto as atividades desenvolvidas no tocante ao vôlei sentado, que é destinado a pessoas com deficiência. Na ocasião, foi discutida a possiblidade de um intercâmbio cultural entre as instituições para promover a prática do paradesporto.

DSC 1176Ao receber o secretário executivo da associação, Yoshiyasu Kidena, um grupo de estudantes envolvidos no projeto e um intérprete, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, sinalizou a importância internacional da instituição. “Não é de agora que o IFS ultrapassa as barreiras geográficas para expandir seu contato com instituições que realizam ações semelhantes para o desenvolvimento da sua comunidade acadêmica”, explica Ruth Sales. Durante a ocasião, foram apresentados vídeos que mostram sedes do IFS espalhados pelos municípios, projetos de extensão e inovação tecnológica, ações sociais de inclusão da comunidade como o ‘Mulheres Mil’, entre outras atividades.

DSC 1192A reunião foi idealizada pelo presidente da confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto que, ao visitar a cidade japonesa para avaliar as cidades que servirão para adaptação da seleção Brasileira para as Paralímpiadas de TOKIO 2020, recomendou uma visita dos representantes do paradesporto japonês à sede do IFS a fim de conhecer o voleibol sentado e atividades relacionadas. “Quando eu conheci de perto o projeto de inclusão em Kakogawa, pude ver a semelhança imediata com a gestão atual do IFS, logo pensei que seria uma excelente oportunidade para aproximar esses dois projetos que só difere geograficamente”, relata Ângelo Neto.

DSC 1123Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de voleibol sentado na quadra de esportes do Campus Aracaju, com participação de estudantes com e sem deficiência do IFS e do colégio Atheneu Sergipense, além dos paratletas do Centro Integrado de Esportes Paratletas (CIEP). A aula foi uma divulgação dos Jogos da Primavera deste ano, que contará com competição de voleibol sentado aberta para estudantes com e sem deficiência, conquista do projeto Esporte Ativo em parceria com a CBVD e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe – SEED. “Foi impressionante prestigiar uma aula com o princípio da inclusão plena entre alunos deficientes e não deficientes. Estou muito satisfeito com tudo que eu conheci dessa instituição”, comemora Yoshiyasu Kidena.

DSC 1126Segundo o professor Oswaldo Mendonça, o IFS tem interesse no incentivo cada vez maior do voleibol sentado e a possibilidade de firmar parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro através do elo com a CBVD será uma grande conquista. “Quem sabe desse intercâmbio abra-se uma porta para que a cidade de Kakogawa também se torne parceira do IFS mostrando como o paradesporto é rico em valores físicos, corporais, afetivos, princípios sociais e da prática desportiva como inclusão”, conclui.

A equipe japonesa foi recebida pelo presidente da confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, pela reitora do IFS, Ruth Sales, Otacílio Cerqueira, Diretor de Extensão, e o professor Oswaldo Mendonça, chefe do Departamento de Relações Institucionais e idealizador do projeto Esporte Ativo.

registrado em: