Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio de conhecimentos fortalece proposta integradora do Campus Estância
ENSINO

Intercâmbio de conhecimentos fortalece proposta integradora do Campus Estância

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 13h49

JORNADA 01Servidores tiveram a oportunidade de vivenciar e partilhar experiências de práticas integrativas durante o Encontro Pedagógico

Professores e servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tiveram a oportunidade de vivenciar e partilhar experiências de práticas integrativas durante o Encontro Pedagógico 2020.1, realizado de 29 a 31 de janeiro. O objetivo da implantação de um projeto integrado, numa perspetiva interdisciplinar, é fazer com que os estudantes atribuam sentido e compreendam o que estão aprendendo, de modo a estabelecer conexões e associações com os conteúdos das diversas disciplinas e com as suas realidades cotidianas.

O intercâmbio de conhecimentos a partir de metodologias desenvolvidas no IFS e em outras instituições, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi o momento mais proveitoso do evento. Os destaques foram o minicurso Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: experiências da UFS - Lagarto, ministrado no Laboratório de Habilidades e Atitudes em Saúde pela professora Simone Yurico Kameo, e a mesa redonda Experiências de integração, conduzida pelos professores do IFS Jocelaine Oliveira dos Santos, Jamille Silva Madureira e Roberto da Silva Macena.

Durante a visita ao campus Lagarto, a equipe do IFS conheceu na prática o funcionamento de um projeto integrador exitoso. “Foi muito importante ter contato com uma realidade diferente da nossa para nos tirar da zona de conforto, saber mais sobre as demandas dos nossos alunos e as peculiaridades da nossa instituição com o objetivo de construir uma alternativa diferente que melhore a oferta de ensino. Tivemos acesso a informações importantes para alcançar o objetivo de construir um projeto integrador”, avaliou o professor de Sociologia, Horimo Medeiros.

A mesa-redonda oportunizou a partilha de experiências exitosas protagonizadas por docentes do campus. Jamille Madureira, da disciplina de Informática, desenvolveu games com os alunos para trabalhar de forma criativa e divertida os princípios da Física e da Matemática e os conteúdos da área de Segurança do Trabalho. Jocelaine Oliveira usou a disciplina Metodologia Científica para conduzir a turma de Introdução à Engenharia Civil ao universo da pesquisa acadêmica por meio de atividades como leitura, fichamento, produção, apresentação e mostra de artigos científicos.

Resultado

JORNADA 02As atividades e as discussões produzidas ao londo de três dias de evento suscitaram reflexões capazes de contribuir para a transformação do fazer pedagógico na perspectiva da integração e da inclusão, numa abordagem interdisciplinar. “O encontro mobilizou e inspirou os nossos servidores para colocar seus talentos e esforços a disposição rumo à construção do currículo e do projeto pedagógico integrados. O resultado foi acima do esperado e estamos mais próximos da integração”, ressaltou a diretora do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo.

O reflexo direto desse processo foi a implantação do primeiro curso técnico em Sistemas de Energias Renováveis do IFS, que nasceu no Campus Estância com uma proposta de currículo integrado. As discussões sobre o projeto de integração começaram se delinear ainda em 2018 com as primeiras discussões sobre o perfil dos cursos e as possibilidades de integração a partir das ementas individuais. Ano passado ocorreram avanços com a realização de oficinas para a elaboração de projetos integradores com a contribuição dos coordenadores de curso e dos docentes.

O evento também contou com o debate Aproximação entre as experiências do IFS e da UFS – Lagarto, coordenado pela pedagoga Shirleyde Dias Nascimento, a mostra de materiais pedagógicos inclusivos, sob a coordenação da equipe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e a oficina Metodologias Inclusivas, facilitada pelo professor Anthoniberg Carvalho de Matos. Por fim, foram repassados informes úteis para o bom andamento das atividades do campus relacionados às áreas de pesquisa, ensino e às coordenações de curso.

registrado em: