Página inicial > Últimas Notícias > IFS entrega EPI’s para Centros de Saúde na capital e interior
Combate ao Coronavírus

IFS entrega EPI’s para Centros de Saúde na capital e interior

Criado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 12h31 | Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 12h31 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h36

Agora são quatro entidades que já receberam os protetores produzidos nos laboratórios de inovação do institutoCirurgia

O Instituto Federal de Sergipe continua a produzir e doar equipamentos de proteção individual aos órgãos de saúde do estado. Na guerra contra a maior pandemia das últimas décadas, o laboratório de inovação do IFS não para. Nos últimos dois dias, foram doados 85 protetores de acetato: 40 ao Hospital Regional de Estância, 20 para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e 25 ao Hospital de Cirurgia, em Aracaju, que agora totaliza 100 protetores. Na última sexta-feira a unidade havia recebido 75. E, no domingo (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaianinha, na região centro-sul do estado, também foi contemplada.Itabaianinha

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Itabaianinha, Eliana Silva, os EPI’s serão destinados à proteção dos biomédicos, técnicos em laboratório, médicos e enfermeiros. “Esses protetores vieram dar um suporte diante dessa pandemia que estamos vivendo. Os biomédicos e técnicos de laboratório estarão utilizando durante as coletas realizadas do exame para testagem do coronavírus e médicos e enfermeiros durante visitas de pacientes sintomáticos”, ressaltou Eliana.Estância 1

Quem divide a mesma opinião é a superintendente do Hospital Regional de Estância, Luara Carvalho Araujo. Para ela as doações são de extrema importância. “Em um momento muito difícil como esse, os EPI’S são uma das principais preocupações da nossa instituição visto que se trata do cuidado com o colaborador que assiste diretamente ao paciente com o Covid-19”, declarou Luara.

A lista de órgãos para doação só aumenta. Além dos quatro já contemplados, dezenas ainda aguardam na lista de espera, entre elas a LurdesUnidade de Pronto Atendimento de Neópolis, a Secretaria Municipal de Saúde da Barra dos Coqueiros e o Hospital Regional de Itabaiana. Mas apesar dos esforços dos profissionais do laboratório de inovação do IFS em atender a demanda, eles estão com dificuldades em conseguir o acetato, material importante na produção dos EPI’s. São eles que protegem os agentes da saúde no atendimento direto a pacientes, evitando respingos ao falar, por exemplo.

RuthDe acordo coma reitora do IFS, professora Ruth Sales, o Instituto também se disponibiliza a fabricar outro agente necessário ao combate ao COViD-19, o álcool em gel; que pode ser produzido nos laboratórios de Química do Campus Aracaju. Mas também esbarra na dificuldade de aquisição da matéria-prima. “Nossos colegas se dispuseram a produzir protetores de acetato e álcool em gel para ajudar a combater o Coronavírus, para isso solicitamos às empresas e aos empresários que nos ajudem quanto às matérias-primas. Para que fabriquemos o álcool em gel, necessitamos da substância Carbopol, fundamental na produção do álcool. O IFS visa o bem-estar da sociedade e a transformação social, assim não ficamos nem ficaremos acomodados diante desse cenário, que pede respeito, consciência e solidariedade coletiva”, enfatizou, Ruth.

Mais uma vez a reitora lembra que é preciso que cada um faça a sua parte e fique em casa. “O isolamento social é para que possamos nos proteger e proteger a quem amamos. E não vamos esquecer de lavar bem as mãos e usar álcool em gel. Vamos respeitar as recomendações da Organização Mundial de Saúde para vencermos o quanto antes essa pandemia”, reiterou.

A Produção dos EPI’s

O laboratório de Inovação do IFS – o Inova@IFSLab – conta com quatro impressoras 3D. Cada impressora imprime dois protetores por vez e demora cerca de duas horas para ficarem prontos. Eles são feitos de acetato – que serve para cobrir o rosto a fim de evitar que, ao falar, respingue em outras pessoas – e, de PLA – plástico de Poliácido Láctico -, que é feito a base milho e tem a vantagem de ser biodegradável. Os filamentos de impressão 3D que transformam o projeto em objeto palpável, são feitos dessa substância.

registrado em: