Página inicial > Últimas Notícias > Revista Fontes Documentais recebe certificado internacional
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Revista Fontes Documentais recebe certificado internacional

Criado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 16h34 | Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 16h34 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2020, 16h35

Projeto independente de grupo de pesquisas do IFS atua na difusão de conhecimento em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia e Museologia e áreas afins relacionadas com cultura, memória e representação.

Produzida de forma independente pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Revista Fontes Documentais recebeu certificado internacional, mediante uma parceria com a Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades (LatinREV). Trata-se de uma conquista relevante para a publicação científica, que tem periodicidade quadrimestral e que começou em 2018.

De acordo com Salim Silva Souza, bibliotecário e coordenador do repositório institucional do IFS, o objetivo da revista é atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica. “O periódico já possui cinco edições publicadas e contém trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, relatos de experiência, resumos expandidos e entrevistas desenvolvidas tanto no estado de Sergipe quanto em outras regiões brasileiras, abrangendo as áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia e Museologia e áreas afins relacionadas com cultura, memória e representação”, ressalta.

O bibliotecário ressalta ainda que a publicação já apresenta uma aceitação significativa na área de Ciência da Informação, sobretudo em Sergipe e na Bahia. Como resultado, obteve o conceito B3 da Capes em 2019, e conquistou instituições e bases de dados parceiras na difusão dos artigos publicados pela revista, como BRAPCI (da UFPR), a LIVRE (da Comissão Nacional de Energia Nuclear) e Sumarios (da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto-SP). Além disso os artigos da revista estão indexados nos Repositórios Institucionais do IFS, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Bahia (UFBA).

A caminhada internacional iniciou em meados de 2019 com entrada da Revista no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em 22 de junho de 2020, a publicação foi aprovada como membro da Rede Latino-Americana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanas (Latinrev), organizada pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) na Argentina.

“Para se obter esses certificados foi necessária uma adequação por parte da Revista para atender a todos os critérios estabelecidos por essas bases de dados, revendo sua política editorial e organização estrutural no site. Algo que influenciou também na adesão da revista foi o fato dela está sempre publicando artigos de todas as regiões brasileiras”, explica Salim.

Sobre a revista

O Conselho Editorial da Revista Fontes Documentais é composto por professores doutores de diversas universidades brasileiras, além do Instituto Federal de Sergipe. Para construção da revista, como criação da capa, logo, diagramação, revisão ortográfica português e inglês, avaliação do material a ser publicado, Assessoria de Comunicação, entre outros detalhes técnicos, conta-se com o trabalho voluntario de profissionais das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Computação, Design Gráfico e Letras.

registrado em: