Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS aprova 63 alunos na 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
Início do conteúdo da página
ATLETAS DO CONHECIMENTO

IFS aprova 63 alunos na 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Criado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 10h09 | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 10h09 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 09h20

Mesmo com a pandemia e numa competição totalmente on-line, estudantes se motivaram a participar. Próxima etapa será em novembro

 Por Monique de Sá

Elaine é professora do IFS EstânciaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) sai na frente mais uma vez quando o assunto é olimpíada do conhecimento. Desta vez, o êxito alcançado foi na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) com a classificação de 63 estudantes para a 2ª fase da competição, adiada para novembro deste ano. Destes, 42 são do Campus Aracaju; 13 são do Campus Estância e oito são do Campus São Cristóvão.

Este ano, mais de 2 milhões de estudantes de todas as partes do país se inscreveram na olimpíada, que tem como um dos objetivos principais o de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências (envolvendo as áreas da Biologia, Química, Física, História e Astronomia). E nem mesmo a pandemia da Covid-19 desmotivou os estudantes dos campi do IFS espalhados pelo estado. Pelo contrário, alunos e alunas utilizaram o tempo disponível para focar na seleção.

Estreando na ONC com um bom desempenho, o Campus Estância inscreveu 25 estudantes, obtendo 13 classificações para a 2ª fase. O professor de Física, Tiago Cordeiro, é um dos organizadores da competição na unidade de ensino junto com a professora Elaine Menezes (Química). Segundo os docentes, um grupo de mensagens foi criado com o intuito de tirar dúvidas e discutir o novo formato da olimpíada - ação que envolveu também professores da disciplina de Biologia.

“Começamos a nos mobilizar um mês antes da prova, solicitando que os alunos baixassem o aplicativo da ONC para estudar os conteúdos para cada série. Recebemos esse resultado com bastante entusiasmo, porque verificamos que mesmo fora da sala de aula, eles estavam motivados. Sobre a 2ª fase, será um grande desafio devido a esta pandemia pela qual estamos passando, mas eles estão mostrando que podem superar as dificuldades”, lembra Elaine.

Mobilização dos estudantes

Ana Paula é gerente de Ensino Técnico do Campus AracajuO uso dessas plataformas de comunicação também foi a ferramenta utilizada no Campus Aracaju para mobilização dos estudantes, que trocavam mensagens através do WhatsApp e faziam reuniões, por meio de aplicativos como o Google Meet.

Ana Paula Cavalcante, gerente de Ensino Técnico da unidade, destaca que o trabalho conjunto entre coordenadores, professores e estudantes foi a receita do sucesso dos números do campus, afinal, dos 50 discentes que fizeram a prova, 42 foram classificados. “Isso é fruto do trabalho desenvolvido pelos nossos docentes junto aos discentes, da bagagem adquirida ano a ano pelos alunos em sala”, lembrou Ana Paula, que ainda ressaltou que o campus fomenta em seus alunos a participação nessas olimpíadas.

André é professor do campus São CristóvãoOs “atletas do conhecimento” do campus São Cristóvão puderam contar com a ajuda e orientação do professor de Física, André Rabêlo. O docente realizou a inscrição dos participantes e trouxe a resolução de questões da prova da edição anterior.

“Fizemos também uma live nas redes sociais do campus com a participação do diretor Marco Arlindo, divulgando e comentando essas questões. Estamos na torcida, acreditamos no potencial deles. Eles costumam nos surpreender! Mas não há pressão por bons resultados. Esperamos que eles se engajem e se divirtam ao mesmo tempo, nessa ‘confraternização olímpica intelectual’, reforça André.

Protagonistas da ONC

José Ferreira é aluno do IFS São CristóvãoOs 63 alunos classificados para a 2ª fase da competição são estudantes dos variados cursos técnicos do IFS. Eles carregam em sua bagagem todo o conhecimento adquirido em sala e depositado na ONC, além de outras olimpíadas. É o caso do estudante do 3º ano do curso técnico em Agropecuária, José Ferreira, do Campus São Cristóvão.

Com apenas 19 anos, o estudante é um veterano em olimpíadas, colecionando medalhas de ouro e menção honrosa, tanto na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), quanto na Olimpíada Brasileira de Física (OBFEP). Especificamente na ONC, ele ressalta que as orientações dos professores de Física, André Rabêlo e José Antônio, foram fundamentais na sua preparação e êxito.

“Eles me ajudaram disponibilizando meios para que eu pudesse me preparar através de materiais de estudo. Sobre a prova da ONC, a maioria das questões são longas e é preciso muita atenção para não se precipitar, principalmente nas questões de humanas. Já imaginava que seria classificado, pois tenho histórico de participação em provas desse tipo e, além disso, venho me preparando há meses”, relata José.

Stefane é aluna do campus AracajuDiferente dele, Stefane Moreira, 15 anos, do curso técnico de Química, do IFS Aracaju, foi pega de surpresa com o resultado. “Por mais que tenha estudado muito, não imaginava a classificação! A preparação para a 2ª fase está sendo mais intensa e com foco em mais uma aprovação. Essa primeira etapa foi bem decisiva quanto à complexidade e, mesmo com o nervosismo, gostei bastante. Agora os estudos estão sendo mais independentes e a expectativa é um desenvolvimento ainda melhor”, diz.


Luís Paulo é estudante do campus Estância 1Com um currículo rico em medalhas e participação nessas competições, como as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), Robótica (OBR) e Informática (OBI), Luís Paulo Menezes, 17 anos, do curso de Eletrotécnica de Estância, afirma que o que mais chamou sua atenção quanto à prova foi a interdisciplinaridade nas questões entre as matérias exigidas.

“Não achava que fosse me classificar, pois achei uma prova bem difícil, mas não deixou de ser uma boa prova! Trazia questões elaboradas que misturavam diversos assuntos das ciências. A pretensão, é claro, é ganhar uma medalha. Para isso, conto com meus professores, que prontamente me ajudam, mesmo aos finais de semana”, lembra o garoto.

A ONC é destinada a discentes dos ensinos fundamental e médio, concedendo para aqueles que obtiverem as melhores notas, medalha e menção honrosa, além de certificado de participação. O IFS ratifica seu compromisso com a promoção de uma educação pública e de qualidade e o incentivo à participação em eventos científicos e olimpíadas do conhecimento. Assim, deseja aos estudantes um excelente desempenho na próxima etapa da ONC, com previsão para ser realizada em novembro.

Confira a lista de classificados:

Campus Aracaju 

Campus Estância 

Campus São Cristóvão 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57