Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SNCT apresenta oportunidades de bolsas de pós-graduação no exterior
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

SNCT apresenta oportunidades de bolsas de pós-graduação no exterior

Criado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h27 | Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h27 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 08h49

Alunos e professores interessados em Inteligência Artificial têm a chance de estudar em Abu Dhabi e Portugal

Por Carole Ferreira da Cruz

MatériaAlunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) terão a oportunidade de saber como obter bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado na Mohamed Bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), a primeira universidade de pesquisa focada exclusivamente em inteligência artificial. A iniciativa faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 19 a 23 de outubro no formato on-line.

WhatsApp Image 2020 09 29 at 19.25.19O pré-requisitos e exigências para conseguir as bolsas serão apresentados durante a palestra de Caroline Gonzalez, responsável pelo recrutamento de talentos da América Latina para a MBZUAI, sediada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. “Estamos comprometidos em ter um corpo discente internacional vibrante e identificamos o Brasil como um país cujo talento científico deve ser representado nos nossos laboratórios”, ressaltou.

Segundo Caroline Gonzalez, em 2020 a Mohamed Bin Zayed University começou a fazer o recrutamento de pesquisadores no continente latino-americano, mas devido à pandemia de Covid-19 as visitas agendadas a universidades no Brasil foram canceladas. “Esse é o primeiro evento brasileiro onde iremos promover nossas bolsas. Sabemos que vivemos tempos desafiadores para muitas universidades, estudantes e jovens profissionais, mas queremos que eles saibam que ainda há muitas oportunidades educacionais para aproveitarem”, lembrou.

Pesquisa

WhatsApp Image 2020 09 29 at 19.25.46A MBZUAI ambiciona reunir os melhores cérebros de todo o mundo com o objetivo de promover o avanço da pesquisa científica e do uso da Inteligência Artificial (IA). A meta da universidade é atender não somente demandas de governos, de instituições e do mercado, mas, sobretudo, resolver questões e buscar soluções para os dilemas da humanidade a partir das aplicações de dispositivos inteligentes.

As oportunidades para se aprofundar no estudo da IA vão além. Em Portugal acaba de ser criado o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial no Instituto Politécnico do Porto (IPP), que contou com a contribuição decisiva do professor Carlos Fernando da Silva Ramos, palestrante internacional que vai abrir a SNCT. Durante a palestra Escola inteligente: a inteligência artificial transformando a educação, Carlos Ramos vai orientar alunos e professores que desejem ingressar no mestrado.

Comprometido com o avanço dessa área que é estratégica no cenário internacional, o IFS estreitou o diálogo com instituições de ensino estrangeiras, a exemplo de Portugal. “Reconhecendo a necessidade de formar mais pessoas na área fiz a proposta em Portugal da criação de um Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial, o único com uma visão ampla da IA e com Inteligência Artificial no nome. Acredito que no Brasil também estejam para surgir em breve os mestrados em IA e terei todo o gosto em poder ajudar nessa tarefa”, destacou Carlos Ramos.

Parcerias

WhatsApp Image 2020 09 29 at 19.24.51De acordo com o Assessor Internacional do IFS, Frederico Chaves Sampaio Júnior, as parcerias com universidades e centros de pesquisa fora do Brasil abrem caminho para que alunos e professores do instituto aprofundem seus conhecimentos e contribuam com o desenvolvimento da ciência. “A presença desses dois palestrantes vai apresentar à comunidade o que há de mais moderno e sofisticado na área de IA e, concomitantemente, abrirá as portas para a realização de pós-graduações no exterior”, enfatizou.

É a primeira vez que o IFS traz palestrantes estrangeiros para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A crise sanitária decorrente da pandemia restringiu as interações presenciais, mas, ao mesmo tempo, ampliou as possibilidades de promoção de encontros remotos com especialistas e pesquisadores a partir do auxílio das novas tecnologias digitais, o que dificilmente poderia ocorrer em situações normais, seja por restrições orçamentárias ou de agenda.

Sobre os palestrantes

Caroline González trabalha há mais de 15 anos com tecnologia educacional e parcerias estratégicas nos Estados Unidos. Como oficial de divulgação do Institute of International Education, ela é responsável pelo recrutamento de talentos da América Latina para a MBZUAI, a primeira universidade de pesquisa com foco em inteligência artificial. Caroline é natural do México e estudou na Universidade de Yale e na Escola de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Columbia.

O professor Carlos Ramos é coordenador principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, e diretor do Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial do ISEP/IPP. Ele fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD) e tem estabelecido parcerias com Institutos Federais do Brasil em diversos projetos internacionais de pesquisa e inovação pedagógica.

Para mais informações sobre os programas de pós-graduação da MBZUAI e do IPP, acesse:

www.iie.org/mbzuai

https://www.ipp.pt/

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57