Página inicial > Últimas Notícias > Professoras de Tobias Barreto publicam cartilha sobre Educação Financeira

Professoras de Tobias Barreto publicam cartilha sobre Educação Financeira

Criado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 14h54 | Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 14h54 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 17h24

Publicada pela EDIFS, a cartilha é resultado de um projeto de extensão e inclui história em quadrinhos e quiz para teWhatsApp Image 2020 10 28 at 16.50.42star conhecimentos

Por Alice Santos

Entre os quase 30 lançamentos da Editora IFS (EDIFS) para o período de 2020.1 está a “Cartilha de Educação Financeira: aprendendo a lidar com as finanças na escola”, produzida pelas professoras Cleide Ane Barbosa e Wanusa Centurión e pelas alunas voluntárias Maria Daíres, Iramaia Gonçalves e Luciana de Jesus, do curso técnico em Comércio do Campus Tobias Barreto. O conteúdo está em linguagem acessível e conta com imagens, uma história em quadrinhos e um quiz onde o aluno pode testar os conhecimentos adquiridos na leitura.

A cartilha, que é um produto do projeto de extensão Laboratório de Educação Financeira na Escola (Labedufin), tem como objetivo apresentar conceitos básicos da educação financeira e mostrar como o uso de ferramentas pode melhorar o planejamento de despesas pessoais e familiares. O material está disponível gratuitamente na página da Editora IFS (clique aqui) e conta com mais de 30 páginas de conteúdo em linguagem acessível que orienta o leitor sobre educação financeira, organização de dívidas, planejamento e poupança.

ppDe acordo a professora Cleide Ane Barbosa, a ideia de produzir a cartilha surgiu da necessidade de conteúdos sobre educação financeira, pois há poucos materiais sobre o assunto. “A intenção é que a cartilha possa ser ainda compartilhada com as escolas públicas e privadas de Sergipe para impulsionar o ensino e a aprendizagem dos alunos”, explica. O leitor da cartilha aprenderá a desenvolver o seu planejamento financeiro, criar seu orçamento pessoal, organizar as finanças e aprender a poupar dinheiro.

Já para a aluna Iramaia Gonçalves a principal motivação para participar do projeto de construção da cartilha está na sua experiência pessoal, por perceber como seus familiares enfrentam dificuldades em sua relação com o dinheiro e as finanças. “Fico contente em saber que a gente conseguiu fazer um conteúdo acessível para todos e que as crianças vão conseguir compartilhar esses conhecimentos com seus familiares”, comenta.

O Labedufin

O Labedufin é um projeto de extensão, desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Tobias Barreto, que capacita os alunos para aprender um pouco WhatsApp Image 2020 10 26 at 10.10.32mais sobre educação financeira e controle das finanças pessoais. Por conta da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram substituídas por atividades online inseridas no Google Sala de Aula. Estão acompanhando as aulas 12 alunos do 6º ano da escola e a previsão de encerramento é em dezembro. Apesar de algumas desistências, a professora Cleide Ane explica que a participação dos alunos é ativa. “Pretendemos fazer uma pequena cerimônia em dezembro seguindo as normas de distanciamento social para entrega de certificados e premiações para os três mais bem colocados”, comenta.

WhatsApp Image 2020 10 26 at 11.48.37Sonaira Garcia, gestora do Colégio Estadual Tobias Barreto, avalia a parceria com o IFS como positiva e por conta disso foi realizada a proposta de continuar os encontros do projeto de forma virtual. “Nossa rotina é movida financeiramente em todos os aspectos, desde cuidar da saúde até uma simples compra em um supermercado. Os alunos, quando não são ensinados à prática de lidar com a moeda e diferenciar o que é economia, investir e desperdiçar pode gerar um prejuízo de conhecimento na vida a adulta. O curso vem com uma proposta muito relevante sobre educação financeira e não poderíamos deixar de aceitar um orientador competente abordando o assunto com especificidade”, finaliza a gestora.

registrado em: