Página inicial > Últimas Notícias > IFS conquista cinco prêmios na Feira Científica de Sergipe (Cienart) Virtual

IFS conquista cinco prêmios na Feira Científica de Sergipe (Cienart) Virtual

Criado: Quinta, 11 de Março de 2021, 14h44 | Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 14h44 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 14h52

Projetos premiados contribuem na formação dos alunos envolvidos

unnamedCinco projetos dos campi Aracaju, Itabaiana e Lagarto, foram premiados na 10ª Feira Científica de Sergipe – Cienart Virtual, na categoria Ciência e Tecnologia - Ensino Médio, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 06 de março. A feira é uma iniciativa conjunta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS) e reúne anualmente cerca de 5 mil pessoas entre pesquisadores, professores, estudantes da Educação Básica e das Universidades, trocando experiências e popularizando a Ciência, a Tecnologia, as Artes e a Inovação produzidas no estado.

Dois, dos cinco projetos do IFS premiados no evento são de Itabaiana. “Atores Sociais e Recuperação de Mata Ciliar: um estudo na sub-bacia do rio Jacarecica, em Itabaiana-SE” e “Vulnerabilidade ambiental no bairro São Cristóvão, em Itabaiana-SE”, foram orientados pelo professor Cleidinilson de Jesus Cunha. Para ele, a premiação é um incentivo à pesquisa e ao fortalecimento da educação para além do conteúdo formal. "O reconhecimento desse trabalho coletivo nos estimula, a cada vez mais, envolver nossos alunos em temas de pesquisa que sejam importantes para a construção da sua formação integral, critica e cidadã, bem como fazendo as intervenções e recomendações necessárias, contribuindo assim, para uma sociedade mais solidária", afirma Cleidinilson.

O outro projeto premiado na Feira foi do campus Aracaju. Intitulado de “Quem quer ser cientista? Percepções de jovens residentes na cidade de Aracaju-SE acerca da relevância das carreiras científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da sociedade”, foi orientado pela professora Adeline Araújo Carneiro Farias. Ela disse que receber o prêmio mostra a importância do projeto para a sociedade. “A participação em eventos científicos, e ainda mais, contemplados por premiação, reforça a relevância científica e social do projeto, ao mesmo tempo em que contribui na formação acadêmica e cidadã de todos os alunos envolvidos”, pontuou.

Além desses campi, o campus Lagarto também teve dois trabalhos premiados. “Monitoria virtual” e “Compostagem agregada à vivência dos estudantes”, ambos orientados pelo professor Silvio Santos Lacrose Sandes.

registrado em: