Página inicial > Últimas Notícias > IFS integra programação do Ciclo de Webinars do Arquivo Público
MEMÓRIA

IFS integra programação do Ciclo de Webinars do Arquivo Público

Criado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 15h18 | Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 15h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 15h20

Evento é alusivo à Semana Nacional de Arquivos, que busca aproximar instituições guardiãs da memória do conjunto sociedade

Por Carole Ferreira da Cruz

Empoderando Arquivos1O Instituto Federal de Sergipe (IFS) integrará a programação do Ciclo de Webinars,  evento realizado pelo Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) de 8 a 11 de junho em alusão à Semana Nacional de Arquivos e que contará com a participação pesquisadores vinculados às áreas de arquivologia, história e ciência da informação. O objetivo é estabelecer um diálogo com as instituições arquivísticas locais e promover uma reflexão sobre o papel dos arquivos na sociedade contemporânea.

As atividades do Ciclo de Webinars ocorrem de forma online e em paralelo à 5ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), uma temporada de eventos organizada pelo Arquivo Nacional que busca aproximar as instituições guardiãs da memória brasileira do conjunto da sociedade e divulgar os trabalhos desenvolvidos na área. A programação é de livre acesso ao público em geral. A data escolhida é relativa ao Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), estabelecido pelo International Council on Archives (ICA).

Professora Lorena CampelloDuas servidoras do instituto foram convidadas para participar da programação: a professora Lorena de Oliveira Souza Campello, coordenadora do projeto de pesquisa aplicada LabHist, e Manuela do Nascimento Silva, coordenadora geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) e do Memorial do IFS. Lorena vai participar da mesa do dia 10 de junho, que abordará “Os documentos de arquivo no processo de ensino-aprendizagem”; e Manuela contribuirá com os debates do dia 11 de junho sobre os “Arquivos e centros de memória escolares em Sergipe.”

Para Lorena, é fundamental que o IFS faça o movimento de aproximação das instituições de documentação. “O ganho se dá no sentido de propiciar o uso de documentos de arquivo, itens museológicos e objetos tridimensionais no processo de ensino, estimulando o acesso do aluno ao passado de uma forma lúdica, crítica e criativa. Falo aqui como professora de História que faz esse movimento na sua prática docente e que coordena um projeto que usa fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem, o Laboratório de História (LabHist - @projetolabhist)”, ressaltou.

Manuela do memorial IFSSegundo Manuela, os arquivos e o Memorial do IFS são o espaço adequado para a preservação dos registros materiais e documentais que fazem parte da história educacional de Sergipe e de algumas personalidades. “Através do suporte científico da arquivologia, se tem gerado o processo de divulgação desse ‘legado’ e também vêm sendo adotadas práticas preservacionistas que visam salvaguardar pelo maior tempo possível o conteúdo intelectual ou informacional que estão presentes nos documentos e objetos pertencentes ao acervo”, salientou.

O tema da 5ª SNA, "Empoderando Arquivos", irá refletir sobre os arquivos como guardiães da memória e discutir questões relevantes, a exemplo de como os arquivos atuam na consolidação da responsabilidade e da lisura governamental, por meio do acesso à informação e da gestão documental. Para garantir a transparência pública e o controle social é fundamental acompanhar o trabalho realizado pelos governos e permitir que os usuários ou cidadãos possam salvaguardar seus direitos.

Empoderando Arquivos2Sobre o APES

O Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) guarda o patrimônio documental e histórico sergipano e nacional. Atualmente, o APES é responsável pela guarda e preservação dos acervos sob sua custódia - o arquivo, a biblioteca, a hemeroteca e a mapoteca -, que estão disponíveis para quem necessitar consultar, e vem trabalhando para implementar o Sistema Estadual de Arquivos (SIESAR), de modo a atuar no processo de gestão documental da administração pública estadual, firmando parcerias com outras instituições

Confira a programação:

1º DIA

DATA: 08/06/2021

HORÁRIO: 15h

TEMA: “O papel dos arquivos como guardiões da memória e facilitadores do acesso à informação.”

PALESTRANTES:

• • Prof. Dra. Clarissa Moreira dos Santos Schmidt (UFF)
  • • Prof. Dra. Alessandra dos Santos Araújo (UFS).

2º DIA

DATA: 09/06/2021

HORÁRIO: 15h

TEMA: “Gestão Documental e Sistema Estadual de Arquivo.”

PALESTRANTES:

• • Alexandre Bianchi Oliveira (APESP)

3º DIA

DATA: 10/06/2021

HORÁRIO: 15h

TEMA: “Os documentos de arquivo no processo de ensino-aprendizagem.”

PALESTRANTES:

• • Prof. Dr. Carlos de Oliveira Malaquias (DHI/UFS)
  • • Prof. Dra. Lorena de Oliveira Souza Campello (IFS/SE)

4º DIA

DATA: 11/06/2021

HORÁRIO: 10h

TEMA: “Arquivos e centros de memória escolares em Sergipe.”

PALESTRANTES:

• • Prof. Dra. Eva Maria Siqueira Alves (UFS/CEMAS)
  • • Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição (CODAP/UFS)
  • • Esp. Manuela do Nascimento Silva (IFS/SE)

Mais informações em: semanadearquivos.arquivonacional.gov.br

registrado em: