Página inicial > Últimas Notícias > Ações nos campi do IFS integram programação do Setembro Amarelo
CONSCIENTIZAÇÃO

Ações nos campi do IFS integram programação do Setembro Amarelo

Criado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 08h51 | Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 09h00 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 09h46

Durante todo o mês de setembro, campi do IFS realizarão atividades para sua comunidade

setembro amarelo capaSetembro é conhecido por ser o mês de conscientização de prevenção ao suicídio, tendo o amarelo como cor alusiva à causa. O movimento surgiu em 2003 quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Setembro é, sobretudo, o mês de valorização da vida e por isso o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está preparando uma série de ações que serão realizadas nos campi ao longo dos próximos dias.

As atividades visam trazer um espaço de acolhimento para a comunidade acadêmica, além de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental e sensibilizar os participantes acerca da valorização da vida.

Campus Aracaju

A unidade de ensino promove nesta sexta, 03, o “Setembro Amarelo: informando sobre suicídio para prevenir”, no canal do Campus Aracaju no YouTube, no horário das 13h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia de realização do evento no Sistema de Publicações do Instituto, o Sispubli. A ação é voltada para estudantes e servidores do campus, que terão direito também a certificado de participação.

O encontro visa fazer parte da programação nacional de prevenção ao suicídio, trazendo um alerta para a comunidade acadêmica sobre a realidade e dimensões desse problema social e de saúde pública no Brasil e no mundo.

“Abraçamos o entendimento de que dialogar sobre o suicídio, trazendo à tona conhecimentos científicos e desmistificando tabus e preconceitos, seja a melhor forma de o enfrentarmos coletivamente, e salvar vidas”, afirma a professora Adeline Araújo, que organiza a atividade com a gerente de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, professora Ana Paula Cavalcante.

Clique aqui e acesse a programação do Campus Aracaju!

Campus Glória

O IFS Glória realiza neste sábado, 04, a partir das 9h, a roda de conversa “Saúde Mental na Juventude”, com os psicólogos clínicos: Fabiano Lima (Nossa Senhora da Glória) e Jameson Pereira Silva (Aracaju). A ação será realizada de forma on-line, através do Google Meet, não necessitando de inscrição prévia. O evento é destinado para a comunidade acadêmica do campus.

De acordo com o psicólogo do Campus Glória, Marcus Argolo, o evento tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a prevenção ao suicídio. "Esperamos que os participantes saiam bem informados sobre a temática e percebam a importância da valorização da saúde mental para a vida", destacou o psicólogo, que também é presidente da Equipe Multidisciplinar do campus, organizadora do evento.
Outras ações ocorrerão nas redes sociais, durante todo o mês de setembro, a fim de potencializar a conscientização acerca do tema. Acesse a programação, clicando aqui!

Campus Socorro

A unidade criou um slogan especial para a campanha do Setembro Amarelo: “Exerça a empatia todo dia”, sendo uma referência também para todas as questões psicológicas e emocionais trazidas pela pandemia de Covid-19. Entre as atividades, nesta quarta, 01º, o campus realizará uma ação junto à Fundação de Assistência ao Servidor Público (Geap Saúde), ofertando para servidores e terceirizados, através de um estande, serviços de aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações nutricional e psicológica.

Além desta ação, o IFS Socorro promoverá, através da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE), rodas de conversas referentes à temática, com inserções em salas de aula remotas, para estudantes do campus. Ainda são previstas outras atividades com discentes e servidores para fomentar discussões acerca do mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Reitoria

A Coordenação do “Programa Bem Me Quer – Nós cuidamos de você!” organizará o I Seminário em Saúde e Atenção Psicossocial do IFS, com uma série de palestras e oficinas que estarão voltadas para a temática. A ação será alusiva ao Setembro Amarelo e também ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). A programação está sendo formulada pela equipe do Programa e em breve será divulgada nas redes sociais e site institucional.

Tratar de questões de saúde pública como o suicídio se faz necessário justamente por esta ser umas das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número de telefone 188, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O serviço funciona 24 horas por dia e de forma presencial em 120 postos de atendimentos espalhados pelo país. Para mais informações, acesse: https://www.cvv.org.br/ .

Com informações das Assessorias dos campi

registrado em: