Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre seleção para cinco projetos de Incubação para empresas não-residentes
INOVAÇÃO

IFS abre seleção para cinco projetos de Incubação para empresas não-residentes

Criado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 11h03 | Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 11h03 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h49

As submissões devem ser feitas até 29 de outubro, via Sispubli

PIIEECPor: Monique de Sá

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), lançou edital para o processo seletivo voltado para a seleção de cinco projetos de Incubação para empresas não-residentes (aquelas que possuem sede própria e/ou alugada em um espaço fora da instituição) para um período de 12 meses. Os interessados têm até 29 de outubro para submeter seus projetos, através do Sistema de Publicações do IFS, o Sispubli.

As propostas só poderão ser submetidas por docentes vinculados ao Instituto. Cada uma delas deve conter, pelo menos, um professor e um aluno ou egresso vinculado à instituição. Além disso, um dos membros da equipe deve ser sócio da empresa que será incubada. Os proponentes devem atentar-se ao item 6 do edital, que estabelece os requisitos para participação no Programa, além dos compromissos que devem ser cumpridos, no caso de o projeto submetido ser selecionado.

O processo seletivo faz parte do Programa Institucional de Incubação de Empresas e Economia Criativa (PIIEEC), visando fortalecer a política de estímulo à inovação desenvolvida no âmbito da instituição, além de qualificar as startups ligadas ao eixo de informação e comunicação. Este programa contribui ainda para a geração e fortalecimento de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Sergipe.

“O edital de incubação tem como objetivo aproximar o IFS do ambiente de inovação local, permitindo a interação de startups e projetos de negócio com pesquisadores do IFS. Uma outra vantagem é a possibilidade da utilização de recursos do IFS, como o Inov@IFS Lab, possibilitando ao empreendedor construir protótipos a um custo mais baixo”, ressalta o diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS, José Augusto Andrade.

Devido à pandemia de Covid-19 e enquanto a Reitoria do IFS julgar necessário, todo o apoio disponibilizado pela INOV@ INCUBADORA (Incubadora de Empreendimentos e Economia Criativa) será realizado de maneira remota, sem a presença de membros das empresas nas dependências do Instituto. Entre as formas de apoio disponibilizadas pela INOV@ estão: interfaceamento com as entidades de ensino e pesquisa, a exemplo do Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); consultoria na elaboração de projetos para captação de recursos; orientação na elaboração e atualização do Plano Estratégico, entre outras.

Os projetos submetidos pelos proponentes serão analisados e julgados, seguindo requisitos como: qualidade técnica; problema ou oportunidade de mercado; potencial inovador; possuir CNPJ aberto e, por último, se a proposta contribui para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico.

A coordenadora de Incubação e Empreendedorismo, Stephanie Kamarry, reforça a importância deste edital e da oportunidade que surge para docentes e estudantes/egressos da instituição. “Este edital é um marco para o Instituto Federal de Sergipe, a incubadora que está surgindo será uma importante ferramenta de auxílio e verdadeiro celeiro promotor de criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores, trazendo para a comunidade o desenvolvimento local”.

Para mais informações, acesse o edital!

registrado em: