Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFS são premiados na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
CONHECIMENTO

Criado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 12h01 | Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 13h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 13h54

Mais uma vez discentes do IFS se destacam em competições do conhecimento

Por: César de Oliveira e Monique de Sá

Nove alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) dos campi: Lagarto, Itabaiana, Estância e Aracaju foram premiados, entre medalhas e menções honrosas, na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). A olimpíada é realizada anualmente e este ano contou com duas fases, sendo uma on-line e a outra realizada através de um evento virtual com minicursos, oficinas, atividades culturais, etc.

Lagarto subiu ao pódio, garantindo uma medalha de ouro e duas menções honrosas. O campus Itabaiana também teve boa colocação com um medalhista de bronze e uma menção honrosa. Já os campi Aracaju e Estância levaram duas menções honrosas, cada uma das unidades de ensino. A OMIF está em sua 4ª edição e foi criada a partir de um projeto de extensão, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos e monitoria para outras olimpíadas do conhecimento.

LEANDRO ALUNO ITABAIANASurpreso com o resultado final, o qual lhe garantiu uma medalha de bronze, o estudante do Campus Itabaiana, Leandro de Souza Leite, do curso Técnico Integrado em Agronegócio, revela que sua trajetória de estudos para a olimpíada ocorreu de forma tranquila e esta acabou sendo uma maneira de aprender ainda mais os conteúdos da Matemática.

“Foi uma forma de aprimorar ainda mais meus conhecimentos. Não esperava este resultado! Recebi pela professora Jussineide Nascimento, por meio de uma notificação, que ela divulgou na plataforma da nossa turma, na sala de aula do Google. Ainda não sei qual área pretendo seguir de imediato, mas estou no caminho da persistência para ver o que Deus me reserva”, diz o garoto de 19 anos.

JUSSINEIDEA professora de Matemática Jussineide foi quem inclusive coordenou a OMIF na unidade de Itabaiana. A docente conta que não houve uma preparação específica para a competição, mas ela orientou que os estudantes fizessem a prova com tranquilidade e utilizassem os conhecimentos alcançados no dia a dia, seja na sala de aula ou na própria vida.

“Fiquei radiante quando vi o resultado porque é muito bom vê-los sendo premiados, principalmente quando a gente os conhece e sabe do seu esforço e dedicação. Por isso só posso desejar que eles continuem assim: esforçados, estudiosos, gentis e humanos. Acredito que essas conquistas vão vir como consequência das atitudes deles. Temos muito orgulho dos nossos alunos. São pessoas excepcionais e eu desejo muito sucesso no futuro”, elogia Jussineide.

gabriel lagartoO Campus Lagarto, que teve como coordenadora local a professora Gilberlânia Silva, levou uma medalha de ouro e duas menções honrosas. O medalhista de ouro, Gabriel Montalvão, conta que não montou uma preparação específica para essa olimpíada, mas que os estudos em matemática são rotineiros. “Acho que é importante ter a oportunidade de testar minhas habilidades matemáticas em eventos como este, pois a matemática é crucial para diversas áreas do conhecimento, inclusive para a área da computação, campo no qual tenho interesse”, afirmou Gabriel, que é estreante na OMIF, mas já participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2019, quando recebeu menção honrosa.

Confira a lista de alunos premiados do IFS:

Ouro:
Gabriel Salomão Neves de Oliveira – Campus Lagarto