Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições do Processo Seletivo do IFS para cursos de graduação e subsequente vão até 17.12
RETA FINAL

Criado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 12h02 | Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 12h02 | Última atualização em Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 11h35

Inscrições devem ser feitas de forma on-line, via sistema

capa dezembro pssAinda dá tempo de garantir a inscrição para o Processo Seletivo do Instituto Federal Sergipe (IFS), voltado para o preenchimento de vagas no período 2022.1 para cursos técnicos subsequentes (950 vagas) e de graduação (415). As inscrições para estas modalidades vão até esta sexta, 17.12, e devem ser feitas de forma on-line, via sistema. O Instituto também oferta 805 vagas para cursos técnicos integrados ao nível médio, mas o período de inscrição segue até 30.12.

Nesta seleção, há previsão de vagas para as chamadas ações afirmativas (50%), sendo voltadas para candidatos que se autodeclararem pretos, prados ou indígenas e provenientes de escolas públicas, ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD).

Curso técnico subsequente é destinado para aquela pessoa que já terminou o ensino médio e deseja fazer um curso técnico. As oportunidades de vagas são para os campi: Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Propriá, Socorro, Tobias Barreto e Itabaiana, em mais de 20 opções de cursos. Nesta seleção, será utilizado para avaliação o histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, contendo as médias dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática.

Após inserir as notas no sistema, o candidato deverá anexar, em formato PDF, em um único arquivo, a frente e o verso do Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de ensino contendo as médias das disciplinas de Português e Matemática dos 1º e 2º anos ou ainda o boletim. O resultado preliminar está previsto para 10 de janeiro, com recursos para os dias 11 e 12 de janeiro. Já o resultado final sai em 13 de janeiro.

Já para aqueles que terminaram o ensino médio, o IFS também oferta vagas em cursos de nível superior para os campi: Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Itabaiana, Estância, Glória e Propriá. Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem utilizar o boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das edições de 2011 a 2021. Via sistema, o candidato deverá inserir as notas de Português e Matemática, além de anexar o boletim do Enem gerado diretamente do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As datas do cronograma para ingresso em cursos de graduação coincidem com as da seleção para cursos subsequentes, inclusive para matrícula em 1ª chamada.

Cursos concomitantes

Nesta seleção estão previstas vagas para cursos concomitantes, em que o aluno faz o ensino médio em outra instituição de ensino, ao mesmo tempo em que cursa disciplinas técnicas no IFS. O Campus Tobias Barreto, neste semestre, oferta 75 vagas para cursos técnicos de nível médio concomitante em Comércio e Desenvolvimento de Sistemas. A oportunidade é para alunos da rede pública dos seguintes Colégios Estaduais: Abelardo Barreto do Rosário, Maria Rosa de Oliveira e Tobias Barreto.

Já o Campus Propriá oferece à comunidade 30 vagas no curso técnico concomitante em Manutenção e Suporte em Informática. Para concorrer a esta vaga, o candidato deverá ter concluído o 9º ano do ensino fundamental e estar matriculado no 1º ano do ensino médio. As inscrições para ambos os campi também devem ser realizadas até 17.12.

Acesse os editais:

Integrado – Edital nº 19//2021/DGI/Proen