Página inicial > Últimas Notícias > Acolhimento foi marcado por encontro, reencontros e alegria
ACOLHIMENTO

Acolhimento foi marcado por encontro, reencontros e alegria

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Terça, 29 de Março de 2022, 19h17 | Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 19h17 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 19h26

Em clima de reencontro feliz com a instituição, os alunos ingressantes e veteranos manifestavam alegria, ao fotografarem o jardim, os cantinhos do campus, no encontro com colegas e professores.

fotos acolhimento 01Gostar de gente, privilegiar os cuidados com os alunos alinhados ao compromisso e comprometimento pela produção do conhecimento, foi um dos pontos altos do Acolhimento 2022.1 realizado pelo campus Aracaju, nos três turnos, às 7h, às 13h e às 19h, no ginásio de esportes Francisco Martins de Lima, para recepção à comunidade acadêmica dos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Técnicos subsequentes e Graduação.

O evento marcou o retorno das atividades acadêmicas presenciais, após um período de 2 anos vivenciado pelo ensino remoto emergencial ocorrido devido às medidas preventivas institucionais contra a covid-19.
A programação cultural para receptivo aos alunos contou com membros da Orquestra de Cordas do IFS, Fabiano Santana (violino), Thiago Salvino (violoncelo), o regente e músico, professor Daniel Freire, no turno da manhã.

À tarde, contamos com apresentação de dança por Jadiel Cardeal dos Reis, colaborador lotado no gabinete da reitoria do IFS e pela aluna egressa do curso tecnólogo de Gestão em Turismo do campus Aracaju, Denise Gomes.

fotos acolhimento 03No turno da noite, os alunos foram recebidos pela dupla de músicos Chiko Queiroga e Antônio Rogério, que declararam celebração de 24 anos de carreira. É preciso destacar a importância desses artistas, cantores e compositores, para o cenário cultural de Sergipe.

Em clima de reencontro com a instituição, os alunos ingressantes e veteranos manifestavam alegria, ao fotografarem o jardim, os cantinhos do campus, o encontro com colegas e professores, a alegria em estarem de volta, de circularem pelos corredores das salas de aula, sentarem às mesas da cantina e voltarem a pensar a Educação escolar no espaço privilegiado que se constitui no que chamamos de chão da escola.

Nos corredores, os que sorriam com o reencontro no jardim do campus Aracaju, encontravam-se com quem acabou de chegar e viam no Acolhimento do ginásio, um movimento de cumprimentos, olhares e vozes que se uniam na pulsão da vontade do abraço, dos vários sentidos e significados genuinamente ligados ao substantivo Acolhimento, que significa abrigar, considerar, receber, dar as boas-vindas de forma calorosa e aconchegante.

O evento contou com a presença da reitora, professora Ruthe Sales e equipe das Pro-reitorias de ensino (Proen), Pesquisa e extensão(Propex). Planejado pela direção-geral do campus Aracaju, diretoria de ensino, gestores de ensino, técnicos administrativos e colaboradores, o objetivo do evento foi promover o encontro e reencontro. Nos discursos dos gestores, equipe docente e administrativa, ficou destacado que o campus Aracaju está de abraços abertos para os alunos que se reencontraram com a instituição e para os alunos que acabaram de ingressar.

Para as representantes do comitê local de combate à covid-19, as enfermeiras Luciana Cardoso, Luciana Rolemberg e a médica Dra. Larissa Paes Leme Galvão (presidente do comitê local), é importante que a comunidade acadêmica continue com os cuidados contra a pandemia, como uso da máscara, usar seus copos e garrafinhas de água e a higienização de mãos e objetos. Explicaram que a Coordenadoria de Saúde escolar (Cose) está à disposição dos alunos para os atendimentos inerentes ao setor e que a instituição continuará analisando a situação da pandemia no IFS campus Aracaju.

ifsergipe oficial post 2022 grupoNa fala das representantes da equipe multidisciplinar, a pedagoga Marize Martins, a assistente social Flávia Munik Garrido a pedagoga Rosemary Conceição Silva, elas destacaram a relevância do trabalho da equipe muldisciplinar, formada por pedagogos(as), técnicos(as) em assuntos educacionais, assistentes sociais, psicólogas e, enfatizaram a importância do trabalho da equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específica (NAPNE), no trabalho conjunto das equipes para um resultado exitoso na formação dos alunos.

Os coordenadores de curso, professores José Carlos Cunha (Gestão de Turismo), professora Andrea Luciana de Aragão Ribeiro (Segurança no Trabalho) e professor João Vicente Santiago do Nascimento (Petróleo e Gás), destacaram a importância do IFS campus Aracaju no processo formativo das diversas profissões abraçadas pelos alunos, na qualificação efetiva do corpo docente e técnicos administrativos para o alcance da educação desejada.

fotos acolhimento 02Ao encerrar as atividades do Acolhimento nos três turnos, o diretor-geral do campus Aracaju, professor Elber Gama, destacou que o Acolhimento ao retorno das atividades presenciais traduz o compromisso da equipe de gestores, docentes, técnicos administrativos e colaboradores que, sobretudo, trabalham seguindo a premissa do “gostar de gente” e que essa se constitui numas das perspectivas que norteiam a educação pública, gratuita e de qualidade oferecida pelo IFS, uma instituição que promove a educação em diversos espaços da sociedade, como aprovação em exames como o ENEM e possibilidades de ascensão social dos alunos pela formação recebida na instituição.

O Acolhimento 2022.1 contou com a participação efetiva da comunidade acadêmica, docentes, técnicos administrativos e colaboradores, para a retomada do trabalho presencial com vistas ao ano letivo 2022, sobretudo, porque reflete um momento importante e desafiador vivido em esforço conjunto pela comunidade do IFS campus Aracaju na história educacional do tempo presente.

registrado em: