Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o I Seminário Institucional PIBID e PRP do IFS

Inscrições abertas para o I Seminário Institucional PIBID e PRP do IFS

Criado: Terça, 05 de Abril de 2022, 09h31 | Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 09h31 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 12h32

Ação será realizada de forma virtual nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril

thumbnail COLIMA I Seminário Institucional PIBID e PRP siteO Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoverá nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril o I Seminário Institucional Pibid e PRP, tendo como tema: “Pibid e PRP no IFS – contribuições à formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta quarta, 06, através do link: bit.ly/sispubli-ifs . O evento é on-line e será veiculado no canal oficial do Instituto no YouTube, das 19h às 21h30.

A iniciativa tem como público-alvo os participantes dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP): bolsistas e voluntários (residentes e pibidianos), professores da Educação Básica (supervisores e preceptores), docentes do ensino superior, demais alunos de graduação e egressos. Especialmente toda a comunidade acadêmica do IFS, principalmente alunos e professores dos cursos de Licenciatura Física, Matemática e Química.

O I Seminário Institucional PIBID e PRP é uma iniciativa dos docentes orientadores, coordenadores de área e coordenadores institucionais dos respectivos programas do IFS para o aprofundamento do debate sobre a formação de professores, a socialização de experiências e trabalhos desenvolvidos pelos seus participantes nos três cursos de licenciatura da instituição.

“O evento objetiva, principalmente, dar visibilidade às diferentes formas de atuação pedagógica e de prática de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática que vêm sendo desenvolvidas nas escolas-campo”, explica o professor, Rodrigo Bozi, um dos organizadores do seminário. Além disso, a ação visa fomentar o debate sobre o trabalho remoto, as estratégias de ensino nesta modalidade, o uso de tecnologias digitais em sala de aula e, ainda, sobre os desafios que a suspensão das aulas presenciais causou na formação dos futuros docentes.

Rodrigo Bozi salienta que a realização do evento se justifica em função da importância de dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos integrantes dos programas e promover o fortalecimento das práticas educativas e a formação inicial de professores do magistério em Sergipe. “Em igual medida, será uma oportunidade de realizar um debate interno sobre o contexto de ensino e de aprendizagem no qual os participantes do Pibid e da Residência Pedagógica estão inseridos. Essa oportunidade é extremamente relevante para aproximar, conhecer, alterar e ressignificar o fazer docente e a Educação em Sergipe”, ressalta Rodrigo.

Realização

O I Seminário Institucional PIBID e PRP é uma iniciativa do coordenador institucional do PRP, Prof. Dr. José Adelmo Menezes de Oliveira; do coordenador institucional do Pibid, Prof. Dr. Ênio Gomes Araújo; dos docentes orientadores, Prof. Dr. Rodrigo Bozi Ferrete, Prof.ª Dra. Rosanne Pinto de Albuquerque Melo e Prof.ª Dra. Michely Batista Santos Araujo; e dos coordenadores de Área Prof. Me. Danilo Lemos Batista e José Uibson Pereira Moraes, dos respectivos programas do IFS.

thumbnail COLIMA I Seminário Institucional PIBID e PRP SIG

registrado em: