Conheça a Ead
O ensino a distância do IFS surgiu com a criação do Departamento de Educação a Distância em 2012 e a oferta de cursos técnicos do Profuncionário (Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Alimentação Escolar), ação do Governo Federal vinculada ao Programa e-Tec Brasil, cujo o público-alvo eram servidores da Educação Básica das redes Municipal e Estadual.
Um ano depois, promoveu cursos técnicos na forma subsequente (Secretariado, Transações Imobiliárias, Reabilitação de Dependentes Químicos, Administração), financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, por meio da Rede E-Tec, contando com polos de apoio presenciais em 12 municípios sergipanos.
Em 2014 e 2015, ofertou cursos técnicos subsequentes pela Rede E-Tec.
Em 2016, ocorreu a primeira ação da Educação a Distância do IFS com o intuito de institucionalizar essa modalidade de ensino. Decorrente da ausência de docente de Língua Inglesa nos campi Tobias Barreto e Propriá, uma docente do campus Aracaju produziu os recursos audiovisuais no estúdio da DEaD e utilizou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ministrar a disciplina Inglês Instrumental.
No ano seguinte, houve o Programa MedioTec EaD do FNDE/MEC que ofertou 730 vagas para cursos técnicos concomitantes (Administração, Guia de Turismo e Informática para Internet) em cooperação com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe – SEED.
Em 2018 e 2019, foram ofertadas as disciplinas eletivas a distância (Tópicos Especiais, Políticas Públicas e Diversidade e Inclusão) do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS, permitindo que qualquer estudante de todo o país vinculado ao programa pudesse se matricular.
Em 2019 também ocorreu a primeira oferta de disciplina semipresencial do novo curso de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemasque já prevê na sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC) uma disciplina à distância em cada semestre letivo. Além disso, o DEAD do IFS foi polo do curso de especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, promovido pelo IFRN e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC.
Em 2020, houve a aprovação do Regulamento de Oferta de Cursos e Disciplinas a Distância no âmbito do Instituto Federal de Sergipe (Resolução CS/IFS nº 23) e a oferta do curso de capacitação de Formação em EAD para os professores e servidores do IFS em convênio com o IFRN.
Atualmente, o DEAD oferta cursos de extensão e conta com a seguinte estrutura física:
Redes Sociais