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Licenciatura em Física

Escrito por Administrador | Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h24 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 11h27
graduação
Licenciatura em Física
 

  Sobre o curso

O funcionamento do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – campus Lagarto foi autorizado pelo Conselho Superior deste Instituto através da Resolução nº 25/2011/CS, de 13 de julho de 2011, tendo a primeira turma iniciado os estudos no segundo semestre letivo do mesmo ano. O curso é diurno (preferencialmente vespertino) e tem duração de 04 anos.

Os objetivos gerais do curso são:

Proporcionar formação científica e humanista, necessária para atuação nas diversas vertentes da educação científica contemporânea, e obter conhecimentos específicos da área de atuação profissional, articulados com os conhecimentos pedagógicos;

• Exercer atividades docentes como um intelectual reflexivo, ativo, crítico e criativo capaz de propor soluções de problemas e de produzir conhecimentos, fazendo reflexões a respeito da função social das Ciências Físicas e de seu ensino e sobre a sua relação com outras áreas do conhecimento humano.

Os objetivos específicos do curso são:

• Contribuir para a redução da demanda crescente por professores de Física para a Educação Básica na região Centro–Sul do estado de Sergipe, cooperando para consolidação da cultura científica e tecnológica necessária para o desenvolvimento industrial e socioeconômico dessa região;
• Capacitar o licenciando para a formação profissional dos discentes, despertando sua curiosidade científica, para o exercício pleno da cidadania e atividades laborais, de forma consciente e crítica;
• Promover a interdisciplinaridade enfatizando as ideias estruturantes das diferentes áreas de conhecimento da Física, no que se refere às práticas educativas;
• Proporcionar vivências múltiplas quanto a diferentes perspectivas curriculares (epistemológica, metodológica, sociológica, etc...) no ensino de ciências físicas;
• Refletir sobre as múltiplas experiências formativas e as próprias concepções metodológicas e epistemológicas visando à reelaboração de novos modelos pedagógicos;
• Oportunizar estudos, debates e a compreensão do desenvolvimento histórico das Ciências Exatas e a relação com a sociedade, a tecnologia e o meio ambiente;
• Instrumentalizar o licenciando para o planejamento e a implementação das atividades de ensino-aprendizagem na Física, em observância as diretrizes expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos objetivos da Educação Nacional;
• Estimular o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da capacidade de auto avaliação através da investigação e aplicação de estratégias de avaliação e de acompanhamento da aprendizagem de cunho processual, formativas e não classificatórias;
• Formar profissionais comprometidos com a valorização e a realização do ser humano e com o processo de transformação social, científica e tecnológica;
• Proporcionar ao licenciando competências e habilidades para dominar os princípios gerais e fundamentais da Física Clássica e Moderna, das Didáticas e das respectivas Metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
• Desenvolver atitude investigativa de modo a estimular os licenciandos a busca constante de atualização em sua área de atuação;
• Capacitar os licenciandos com instrumentais teóricos e conceituais para o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão em ensino de Física;
• Desenvolver práticas e vivências educacionais nos vários ambientes de educação de nível médio, participando do planejamento, elaboração e implementação de atividades de ensino;
• Estimular o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, coerentemente com os objetivos educacionais planejados;
• Enfatizar a busca de soluções políticas, pedagógicas e técnicas para as questões propostas pela sociedade;
• Incentivar os licenciandos a utilizar a linguagem científica para expressar conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.

Duração: 4 anos





 

  Mercado de trabalho

O profissional formado pelo curso de Licenciatura em Física do IFS - campus Lagarto irá atuar, principalmente, no ensino na Educação Básica, especificamente nas disciplinas de ciências, nas séries do Ensino Fundamental II, e de física, em todas as séries do Ensino Médio. De um modo geral, o profissional terá o perfil de um físico-educador, isto é, preferencialmente irá dedicar-se à formação e disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica. Adicionalmente, o Licenciado em Física pelo IFS – campus Lagarto poderá atuar como pesquisador em órgãos públicos e privados de educação, bem como realizar estudos de pós-graduação em Ensino de Física, preferencialmente, e também em outros campos da Física e em Educação.

Atualmente há uma escassez de professores habilitados para o ensino de Física no ensino médio e de Ciências nas últimas séries do ensino fundamental. Segundo o último relatório (2001) produzido pela Comissão Especial instituída para o estudo de medidas que objetivam superar o déficit de docentes no Ensino Médio, e também dados do Instituto Nacional de Estudos Educacionais (INEP), há uma necessidade de 55.321 professores para a disciplina Física no Ensino Médio, contudo, o número de licenciados em Física oriundos das universidades brasileiras era 7.216 (fonte: MEC/INEP/DEED). Complementando esses dados, de acordo com estudos do MEC/INEP/DEED, em 2009 existiam no Brasil 37.031 professores no Ensino Médio com formação superior em Ciências Físicas, em que 9.045 atuavam no Nordeste e destes, 483 em Sergipe. Segundo o mesmo estudo existia em Sergipe 4.584 professores do Ensino Médio e destes apenas 284 (considerando todas as áreas) são localizados em zona rural.

No estado de Sergipe, antes do curso de Licenciatura em Física do IFS - campus Lagarto ser implementado, os cursos de Licenciatura em Física eram ofertados unicamente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), que apesar da intensificação das ações para o crescimento da oferta de vagas, não tem conseguido suprir a demanda do estado.

 

  Matriz curricular

1º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF11 Cálculo I – A 6 108 90 60 30 -
LF12 Vetores e Geometria Analítica 4 72 60 40 20 -
LF13 Introdução à Física 4 72 60 40 20 -
LF14 Metodologia Científica 4 72 60 40 20 -
LF15 Filosofia da Educação 3 54 45 30 15 -
LF16 Sociologia da Educação 3 54 45 30 15 -
 Total24432360240120 

 

2º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF21 Cálculo I – B 6 108 90 60 30 LF11
LF22 Mecânica I 4 72 60 40 20 LF11/LF12
LF23 Mecânica I Experimental 2 36 30 9 21 LF11/LF12
LF24 Química Geral 4 72 60 40 20 -
LF25 História da Educação Brasileira 3 54 45 30 15 LF15
LF26 Educação e Trabalho 2 36 30 20 10 LF16
 Total21378315199116 

 

3º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF31 Cálculo II 6 108 90 60 30 LF21/LF12
LF32 Mecânica II 4 72 60 40 20 LF21/LF22
LF33 Mecânica II Experimental 2 36 30 09 21 LF23
LF34 Física Térmica 4 72 60 40 20 LF21/LF22
LF35 Física Térmica Experimental 2 36 30 09 21 LF23
LF36 Psicologia da Educação 4 72 60 40 20 -
LF37 Educação e Diversidade 3 54 45 30 15 -
 Total25450375228147 

 

4º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF41 Cálculo III 4 72 60 40 20 LF31
LF53 Ótica 4 72 60 40 20 LF32
LF54 Ótica Experimental 2 36 30 09 21 LF33
LF44 Métodos de Física Teórica I 6 108 90 60 30 LF31
LF45 Computação para o Ensino de Física 4 72 60 30 30 -
LF46 Metodologia do Ensino de Física 4 72 60 30 30 -
LF47 Didática e Práxis Pedagógicas 4 72 60 30 30 -
 Total28504420239181 

 

5º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF51 Métodos de Física Teórica II 4 72 60 40 20 LF41/LF44
LF52 Eletromagnetismo 6 108 90 60 30 LF32/LF41
LF53 Eletromagnetismo de Experimental 3 54 45 13 32 LF33
LF54 Energia e Meio Ambiente 2 36 30 20 10 -
LF55 Instrumentação para o Ensino de Física I 4 72 60 20 40 LF45/LF46
LF56 Política e Gestão Educacional 4 72 60 40 20 -
LF57 Introdução à Computação Científica 4 72 60 30 30 LF21
 Total27486405223182 

 

6º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF61 Física Moderna I 4 72 60 40 20 LF51/LF52
LF62 Física Moderna I Experimental 2 36 30 09 21 LF51/LF52
LF63 Introdução à Língua Brasileira de Sinais 3 54 45 35 10 -
LF64 Instrumentação para o Ensino de Física II 4 72 60 20 40 LF55
LF65 Pesquisa em Ensino de Física 4 72 60 40 20 LF14/LF46
LF66 Estágio Supervisionado I 9 162 135 - 135 LF55
LF67 Optativa I 4 72 60 40 20  
 Total30540450184266 

 

7º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF71 Física Moderna II 4 72 60 40 20 LF34/LF61
LF72 Física Moderna II Experimental 2 36 30 9 21 LF62
LF73 Instrumentação para o Ensino de Física III 4 72 60 20 40 LF64
LF74 Educação para Jovens e Adultos 4 72 60 40 20 -
LF75 Estágio Supervisionado II 9 162 135 - 135 LF64/LF66
LF76 TCC I 2 36 30 10 20 LF65
 Total25450375119256 

 

8º PERÍODO
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
LF81 Física Moderna III 4 72 60 40 20 LF61
LF82 Física Moderna III Experimental 2 36 30 09 21 LF62
LF83 Evoluções das Ideias da Física 2 36 30 20 10 -
LF84 Estágio Supervisionado III 9 162 135 - 135 LF73/LF75
LF85 TCC II 2 36 30 10 20 LF76
LF86 Optativa II 4 72 60 40 20  
 Total23414345119226 

 

RESUMOCARGA HORÁRIACRÉDITOS
Obrigatórias Carga horária teórica 1551 195
Carga horária prática 1494
Optativas 120 8
Carga horária atividades acadêmico-científico-cultural 200 11
Carga Horária Total3365214

 

OPTATIVAS
Cód.DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
OP01 Noções Básicas de Informática 2 36 30 - 30 -
OP02 Ensino de Ciências em Espaços não-formais 4 72 60 40 20 -
OP03 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 4 72 60 40 20 -
OP04 Biologia Geral 4 72 60 60 - -
OP05 Biofísica 4 72 60 60 - -
OP06 Mecânica Clássica 4 72 60 40 20 LF32/LF51
OP07 Mecânica Estatística 4 72 60 40 20 LF34/LF61
OP08 Mecânica Quântica 4 72 60 40 20 LF61
OP09 Termodinâmica 4 72 60 40 20 LF34/LF51
OP10 Teoria Eletromagnética 4 72 60 40 20 LF51/LF52
OP11 Equações Diferenciais Ordinárias 6 108 90 70 20 LF31
OP12 Equações Diferenciais Parciais 4 72 60 50 10 OP11
OP13 Variáveis Complexas 4 72 60 50 10 LF31
OP14 Álgebra Linear I 4 72 60 50 10 -
OP15 Álgebra Linear II 4 72 60 50 10 OP14
OP16 Probabilidade e Estatística 4 72 60 40 20 LF21
OP17 Inglês Instrumental 2 36 30 25 5 -
 

  Infraestrutura

O IFS – campus Lagarto possui 12 salas de aulas tradicionais com capacidade para 40 alunos (figura 1), equipadas com mesa e cadeira para cada aluno, mesa do professor com cadeira e quadro branco para pincel. Todas as salas possuem boa iluminação, acústica e ventilação.

Há também no IFS – campus Lagarto 6 (seis) laboratórios de informática (física 2), onde ocorrem as aulas de disciplinas como, por exemplo, Computação para o Ensino de Física e Introdução à Computação Científica. Além do laboratório de Física, equipado com diversos aparatos experimentais (figura 3), onde ocorrem as aulas das disciplinas experimentais do curso, um miniauditório equipado com um televisor LCD 42, DVD e condicionador de ar (figura 4), e uma biblioteca contendo os livros necessários aos estudos das disciplinas (entre títulos de outras áreas), sala de estudo e computadores conectados à internet para uso dos alunos (figura 5). Ademais, em todo o campus é disponibilizado internet wi-fi.

Figura 1 Figura 2
Figura 3 Figura 4
Figura 5  

Além de infraestrutura adequada, o curso de Licenciatura em Física do IFS - campus Lagarto conta com um técnico de laboratório (Carlos França) e um corpo docente altamente qualificado. Os professores atualmente lotados na Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física (CLF) são:

 

Acácio Nascimento Figueredo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e cidadania, prática educativa, educação e trabalho e formação. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9506554890634439)

André Luiz Nogueira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e Visão Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, reconhecimento de faces humanas, métodos numéricos, equações diferenciais parciais, lógica fuzzy e redes neurais. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2399868382131423)

André Neves Ribeiro

Possui graduação em Física Licenciatura (2005), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Física pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe (2010-2012) com pesquisa na área de Informação Quântica. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no estudo das Propriedades Termodinâmicas Magnéticas de Nanoestruturas de Carbono e de Sistemas de Elétrons Fortemente Correlacionados. Entre outras técnicas, utiliza a Teoria do Campo Médio (Hartree-Fock), o método da Diagonalização Numérica Exata, a Teoria de Perturbação Diagramática e a Teoria do Campo Médio Dinâmico (DMFT). (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3986479657488295)

Augusto dos Santos Freitas

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrado em Física pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na aplicação de modelos estatísticos, tais como os modelos de Ising, Heisenberg e XY, no estudo das propriedades magnéticas de ligas metálicas, a exemplo das ligas Fe-Al, Fe-Mn e Fe-Mn-Al, e compostos tais como a jarosita. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4026063091647895)

Ana Júlia Costa Chaves Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010), especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação Casa do Professor (2012) e especialização em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo Instituto Federal Baiano (2013). Tem experiência na área de Educação e Coordenação no Projeto Mais Educação.

Daniel Henrique Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física (Universidade Federal de Uberlândia / MG - 2005), mestrado em Física ( Universidade Federal de Uberlândia / MG - 2006) e doutorado em Física (Universidade Federal de São Carlos / SP- 2011). Tem experiência na área de Ensino de Física presencial e à distância e na área de pesquisa em Física da Matéria Condensada, com ênfase em Síntese e Caracterização de Novos Materiais Nanoestruturados, Espectroscopia de Fotoluminescência, Dinâmica de Transporte de Portadores de Carga e Spin, Espectroscopia Magneto-Óptica e Transporte em Heteroestruturas Semicondutoras Magnéticas. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4205849115687383)

José Osman dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2001) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente, archaeometry, análise por ativação com neutrons, estatística multivariada e elementos traços, modelagem geoestatística. Também tem atuado em colaboração com pesquisadores para desenvolvimento de tecnologias correlacionadas com a área de Petroleo, Gás natural, Biocombustível, meio ambiente e sustentabilidade. Recentemente é professor colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física. da Universidade Federal de Sergipe. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4042289099915721)

José Uibson Pereira Moraes

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2008). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2010). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Departamento de Educação da UFS (2012). É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência em Ensino de Física, com ênfase para o uso de Tecnologias aplicadas ao Ensino. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Tecnologia, Educação e Gestão do Conhecimento (IFS). (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4680358555943500)

Mauro José dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: sólitons, campos escalares e equações diferenciais parciais não-lineares. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0180830826413181)

Paulo Jorge Ribeiro Montes

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos, sol-gel, espectroscopia de absorção de raios X, dosímetros termoluminescentes, nanopós, yttria e cerâmicas fosforescentes. (Currúculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9255732620903577)

 

 

 

 

  Contato

Endereço:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe / Campus Lagarto Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física – CLF
Estrada da Barragem, nº 425
Povoado Carro Quebrado, Lagarto - SE
CEP.: 49400-975

Telefone: (79) 3321-1534

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (email do atual Coordenador do Curso)

 

  Documentos

Regulamento de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura do IFS

Normativa Interna para TCC

Regulamento das Atividades Complementares

Documento Referência da Preceptoria

Documento Referência das Atividades Complementares

Orientações do NDE para os docentes do curso de Licenciatura em Física sobre a abordagem da temática Educação Ambiental



 

  PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso)




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