Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos Superiores > Cursos > Superiores > Tecnologia em Automação Industrial
Início do conteúdo da página

Tecnologia em Automação Industrial

Escrito por Administrador | Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h24 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 16h26

...

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

 

Capa

SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe-IFS/Campus Lagarto a partir do segundo semestre do ano 2007, oferece uma alternativa para a formação de novos profissionais na área da automação industrial, preparando profissionais para o entendimento, a utilização e a adaptação de novas tecnologias.

Os objetivos gerais do curso são:

  • Promover a formação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais no campo da automação industrial, a fim de que possam atuar no desenvolvimento de soluções para análise de projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais.

Os objetivos específicos do curso são:

  • Preparar profissionais habilitados para projetar, adaptar, especificar, implementar e avaliar alternativas técnicas para a solução de problemas e/ou para a modernização da indústria nacional, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos nas áreas de instrumentação, automação e controle de processos industriais;
  • Atender à demanda de formação de mão-de-obra com alta qualificação profissional exigida pela evolução tecnológica atual do setor industrial;
  • Proporcionar ao profissional envolvido com as áreas de controle de processos em tempo real, desde sua especificação, análise, manutenção e operação, conhecimento para a aplicação de ferramentas modernas, que utilizam intensamente a integração entre os dispositivos de hardware e software;
  • Preparar o profissional para ter uma visão sistêmica do processo industrial; e
  • Possibilitar o conhecimento e a aplicação das técnicas de modelagem de sistemas de controle

 

Duração: 3,5 anos (Superior de Tecnologia)

 

MERCADO DE TRABALHO

O tecnólogo em Automação Industrial encontra um vasto campo profissional, podendo atuar nos segmentos da indústria, do comércio e de serviços envolvidos com a produção, comercialização e utilização de tecnologia de ponta. Este profissional desenvolve conhecimentos multidisciplinares nas áreas de controle da produção, manutenção mecânica, máquinas elétricas, processos eletroeletrônicos, robótica industrial, controladores lógicos programáveis, microprocessadores. O discente também aprende conceitos de gestão empresarial, ambiental e de pessoas. Através dos processos automatizados, o tecnólogo em Automação Industrial contribui com a segurança dos processos e com o aumento da produtividade da empresa, melhorando a sua competitividade no mundo moderno.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é o profissional sintonizado com os processos de modernização das técnicas de produção presentes no setor industrial, e com capacidade para atuar no planejamento, gerenciamento, instalação, supervisão e avaliação de processos industriais. Em observância ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do IFS é aquele que:

  • Projeta e gerencia a instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais;
  • Supervisiona a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores presentes nos processos;

Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

Periodo 1

 

 

Periodo 2

 

 

Periodo 3

 

 

Periodo 4

 

 

Periodo 5

Periodo 5b

 

 

Periodo 6

 

Periodo 7

 

 

Optativas

 

 

 

INFRAESTRUTURA

O IFS – Campus Lagarto possui 12 salas de aulas tradicionais com capacidade para 40 alunos, um miniauditório equipado com um televisor LCD 42, DVD e condicionador de ar, uma biblioteca contendo os exemplares necessários aos estudos das disciplinas, sala de estudo e computadores conectados à internet para uso dos alunos. O Curso de Tecnologia em Automação Industrial conta com 10 (dez) laboratórios onde são ministradas as aulas práticas das disciplinas do curso, dentre eles: Eletrônica Analógica/Digital (Figura 1), Eletricidade (Figura 2), Eletrônica de Potência (Figura 3), Automação Industrial (Figura 4), Instrumentação Industrial (Figura 5), Instalações Elétricas Prediais, Instalações Elétricas Industriais, Máquinas Elétricas, Refrigeração, Matemática Aplicada e Robótica.

Figura 1 - Laboratório de Eletrônica Analógica/Digital

Figura 01

Figura 2 - Laboratório de Eletricidade

Figura 02

Figura 3 - Laboratório de Eletrônica de Potência

Figura 03

 

Figura 4 - Laboratório de Automação Industrial

Figura 04

Figura 04b

 

 

Figura 5 - Laboratório de Instrumentação Industrial

Figura 5

 

 

 

 

CORPO DOCENTE

O corpo docente do Curso de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto é composto por professores altamente qualificados com ampla experiência acadêmica. Os docentes atualmente lotados na Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Automação Industrial (CCSTAI) são:

Adriano Ventura Marques

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2002) e Mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos (2008). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Sergipe - IFS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: vantagem competitiva, sustentabilidade, planejamento financeiro, micro e pequena empresa e fluxo de caixa. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0099082567410656)

 Ana Claudia de Melo Oliveira

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes com período sanduíche realizado no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica, Universidade Autônoma de Madri/Espanha (2017). Mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (2013). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2008). Graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal de Sergipe da área de eletrônica e eletricidade. Tem experiência na área de eletrônica, eletricidade e fotocatálise. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9052999398404995)

Denilson Pereira Gonçalves

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Engenharia Elétrica - Pio Décimo - Campus III (2008) e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: reator solar híbrido, cura acelerada, concreto, tratamento de água, osmose reversa, manutenção e automação. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1008768359069305)

 

Diego Lopes Coriolano

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Doutorando em Engenharia de Processo pela Universidade Tiradentes (UNIT). Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2011) e possui Graduação em Engenharia Elétrica com Habilitação em Eletrônica pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) lotado no Campus Lagarto. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6561534670890893)

Gilderlan Rodrigues Oliveira

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Licenciatura em pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010), Pós-Graduação em Automação e Controle de Processos Industriais pela Faculdade Pio Décimo (2010), Mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladores industriais, Microcontroladores, Instrumentação, Sistemas supervisórios, Redes neurais. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6777487492161018)

Gilmar Silvestre da Cruz Silva

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2017), pós-graduado em Sistemas de Telecomunicações pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2015), graduado em Tecnologia de Sistemas Elétricos pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2012), professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe - IFS (2012 - Atual). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Projetos Elétricos Residenciais, Prediais e Industriais. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3322876514601473)

Hercules Antonio Sottero de Macedo

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (FBB). Atualmente professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus de Lagarto. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5836312345829270)

 

Iraí Tadeu Ferreira de Resende

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2007). Possui Mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (2015). Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pio Décimo (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe e aluno do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5800997438721614)

José Espínola Jr

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Sergipe, atuando no desenvolvimento de tecnologia em áreas como meio ambiente, energias renováveis, adsorção sólida, calibração de instrumentos utilizados produção de Petróleo e Gás natural, geração de energia utilizando resíduos sólidos e climatização. Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Lagarto-SE do CEFET-SE, no período de 11/2005 a 07/2008. Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação de 07/2008 a 01/2010. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2240211724270086)

Ladjane Coelho dos Santos

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialização em Formação de Educadores pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), Especialização em Sistemas Computacionais pela Universidade de Pernambuco (2000), Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1998) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9210169681256842)

Marcos de Oliveira Santos

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Atualmente é Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe Campus Lagarto do curso de Eletromecânica, Engenheiro Eletricista, Especialista em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.Especialista em Formas Alternativas de Energia na Universidade Federal de Lavras-Minas Gerais. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA - UFPB. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6093159088173488)

Ricardo Monteiro Rocha

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituído e coordenado pelo PRODEMA - Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tiradentes (2009). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1992). Professor do IFS - Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1633447765843012)

Rodrigo Ribeiro Santos

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Possui Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Especialização em ENGENHARIA DE SISTEMAS DE PROCESSOS NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS pelo Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP/UFS-45) (2013) e Mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe Campus Lagarto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Sistemas Embarcados, Controle de Processos, Instrumentação e Automação Industrial. (Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0953889175694602)

Stephanie Kamarry Alves de Sousa

(e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Doutoranda em Engenharia Eletrônica pela UFCG. Possui Mestrado em Controle, Automação e Robótica e graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Sergipe. Durante o bacharelado, foi monitora de Circuitos Digitais, Controle e Análise de Sistemas Lineares (2011-2012) e bolsista de iniciação científica (2010-2013) e iniciação tecnológica (2013-2014) na área de Engenharias e Computação com ênfase em Robótica. Atuou como professora voluntária (docente externo) da UFS entre 2015 e 2016. Atualmente é professora do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e membro do grupo de pesquisa em robótica desta universidade desde 2010. Tem experiência na área de Robótica e Automação, com ênfase em Robótica Móvel e de Manipuladores, atuando principalmente nos seguintes temas: navegação de robôs móveis, SLAM, detecção de falhas, planejamento de movimento para robôs móveis e modelagem, navegação e controle de robôs móveis e manipuladores. (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7143571029793493)

CONTATO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe / Campus Lagarto Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Automação Industrial – CCSTAI.


Endereço: Rua Cauby, nº. 523, Bairro Jardim Campo Novo, CEP: 49400-000, LagartoSE.

Telefone: (79) 3321-1534

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (e-mail do atual Coordenador do Curso)

PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso)

https://goo.gl/NS6V19

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página