Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alimentos

Escrito por Administrador | Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 17h25 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 10h51
curso técnico
Alimentos
 

  Sobre o curso

O município de Nossa Senhora da Glória, onde se encontra o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, apresenta como foco de lucratividade a pecuária leiteira, que é responsável pela atratividade e instalação de agroindústrias de laticínios de pequeno, médio e grande porte, além do grande número de fabriquetas e unidades ou propriedades que se destinam à fabricação caseira de queijos e doces. O volume total de leite beneficiado foi de 58.700 litros/ dia no período de 2008 a 2009. Uma outra atividade de grande importância na região é a agricultura, com destaque para as culturas do feijão e do milho, com uma produção semestral em torno de respectivamente, 9.900 e 158.571 toneladas, no período de janeiro a julho de 2011 (EMDAGRO, 2011).

A cidade, popularmente conhecida com a “Capital do Sertão”, está situada a 126 Km de distância da capital Aracaju, conta com uma população total de 32.4971 habitantes e com uma economia em franca expansão principalmente no setor de leite e derivados, devido a pela presença de importantes indústrias de laticínios como a Natville (150 mil litros de leite/dia) e a Betalac/Betânia (100 mil litros de leite/dia) (GUIA PERFIL DO COMÉRCIO, 2011). Além disso, é importante ressaltar que de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, no território do alto sertão sergipano estão instaladas 102 fabriquetas (unidades produtora de leite), sendo 26 somente no município de Nossa Senhora da Glória (EMDAGRO, 2011).

Entretanto, a produção de alimentos ainda ocorre, em muitos casos, de forma precária, pondo em riso a saúde do consumidor e com uma vida de prateleira reduzida, pelas baixas condições sanitárias dos estabelecimentos e produtores de alimentos, resultando no descarte de alimentos e na perda de lucros. Portanto, há a necessidade de adequar os produtos alimentícios produzidos e/ou industrializados no município em questão e no Estado de Sergipe de modo geral, aos padrões exigidos pelas legislações brasileira e internacional de alimentos.

O Curso Técnico Subseqüente em Alimentos está regulamentado no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e visa à formação de profissionais capacitados para: atuar no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais; auxiliar no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor; realizar a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas; Controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados; acompanhar a manutenção de equipamentos; e participar do desenvolvimento de novos produtos e processos.

Assim sendo, o principal objetivo do curso está formação de Técnicos em Alimentos, oferecendo uma base de conhecimentos instrumentais, científicos e tecnológicos, de forma a desenvolver competências gerais e específicas, necessárias à inserção do profissional no mundo do trabalho.

O Curso Técnico Subseqüente em Alimentos apresenta uma carga horária total de 1.260 horas, distribuídas em quatro módulos que perfazem dois anos de curso. Desta carga horária total, 900 horas são destinadas aos conteúdos teóricos e 300 horas são destinadas aos conteúdos práticos. A forma de ingresso é feita por meio de processo seletivo, sendo ofertadas 40 vagas semestrais no turno vespertino, para estudantes que estão cursando a 3º série ou concluíram o Ensino Médio.

As atividades práticas complementam as aulas teóricas, as quais são realizadas em laboratórios, indústrias, ou outros locais, onde os estudantes podem vivenciar um pouco da prática. Elas contabilizam 60 horas/aula, carga horária esta que pode ser cumprida na forma de palestras, congressos, encontros da área, simpósios, seminários, cursos de extensão, pibic, visitas técnicas e estágio. Serão aproveitadas as atividades complementares que tenham sido realizadas a partir da data de ingresso do aluno na instituição. O aluno poderá realizar as atividades complementares no período de recesso escolar desde que esteja regularmente matriculado na instituição. As atividades complementares podem ser realizadas tanto no Instituto como fora dele e não estão vinculadas a nenhum período da matriz curricular.

Duração: 2 anos (subsequente) / 3 anos (integrado)

_____________________ 1 FONTE: IBGE, Senso 2010 (http://www.ibge.gov.br).

REFERÊNCIAS

EMDAGRO. Determinação do Perfil Sócio-Econômico das Unidades Produtoras de Derivados do Leite: Fabriquetas, Localizadas no Território do Alto Sertão Sergipano. SEADA: ASCOM, 2011

GUIA PERFIL DO COMÉRCIO. Nossa Senhora da Glória. 5. Ed. Aracaju: Arte & Cia, 2012.





 

  Mercado de trabalho

O profissional Técnico em Alimentos atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas; entrepostos de armazenamento e beneficiamento; laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; e Indústria de insumos para processos e produtos.

Desta forma, entre os principais objetivos do Curso Técnico Subseqüente em Alimentos no município de Nossa Senhora da Glória e de seus futuros profissionais, está na capacidade de atender as necessidades das agroindústrias presentes, principalmente, no setor leiteiro e agro-industrial para que seus produtos estejam dentro dos padrões de qualidade, satisfazendo o público consumidor, com uma maximização na produção de alimentos e na geração de lucros, além de contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico da região do Alto Sertão Sergipano e do Estado de Sergipe como um todo.

 

  Matriz curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTO
1º MÓDULO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
AulaHoraTeóricaPrática
Química Geral 72 60 60 - -
Química Orgânica 36 30 30 - -
Físico-Química 36 30 30 - -
Técnicas Básicas em Laboratório de Química 72 60 30 30 -
Biologia Celular 36 30 20 10 -
Química Analítica 36 30 20 10 -
Português Instrumental 36 30 30 - -
Química de Alimentos 36 30 30 - -
Total36030025050-

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTO
2º MÓDULO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
AulaHoraTeóricaPrática
Introdução à Informática 36 30 15 15 -
Bioquímica de Alimentos 36 30 30 - -
Princípios Básicos na Indústria 36 30 30 - -
Métodos de Conservação de Alimentos 72 60 60 - -
Microbiologia de Alimentos 72 60 60 30 -
Bromatologia 72 60 60 30 -
Metodologia Científica 36 30 30 - -
Total36030022575-

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTO
3º MÓDULO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
AulaHoraTeóricaPrática
Empreendedorismo 36 30 30 - -
Saúde e Segurança no Trabalho 36 30 30 - -
Química Ambiental e Meio Ambiente 36 30 30 - -
Embalagem de Alimentos 36 30 30 - -
Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos 72 60 60 - -
Tecnologia de Laticínios I 72 60 30 30 -
Análise sensorial 36 30 20 10 -
Probabilidade e Estatística 36 30 30 - -
Total36030026040-

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTO
4º MÓDULO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
AulaHoraTeóricaPrática
Tecnologia de cereais 36 30 15 15 -
Tecnologia de pescados 36 30 15 15 -
Tecnologia de carnes e derivados 72 60 40 20 -
Tecnologia de massas 54 45 25 20 -
Tecnologia de frutas e hortaliças 54 45 25 20 -
Tecnologia de Laticínios II 72 60 30 30 -
Tecnologia de bebidas e fermentações 36 30 15 15 -
Total360300165135-

 

 

  Infraestrutura

Instalações

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS (Campus de Nossa Senhora da Glória) para atender as exigências do Curso Técnico Subseqüente em Alimentos, conta quatro salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de informática e um micro-laboratório. Ressalta-se que, devido a nossa instalação provisória no Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, o complemento das atividades práticas são realizadas em laboratórios de Colégios de Educação Básica da região e/ou em outros Campus, em indústrias, ou em outros locais, onde os estudantes podem vivenciar um pouco da prática.

Docentes

Anita Caroline Lima Reinoso: Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio ambiente pela UFS. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC-SE. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Armazenamento de Alimentos, Embalagens de produtos alimentares, processamento mínimo de frutas e hortaliças e tecnologia de produtos de origem vegetal. Currículo Lattes

Cristiane da Cunha Nascimento: Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Materiais e Química Teórica. Especialista em Metodologia do Ensino de Química. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFS. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Nossa Senhora da Glória. Currículo Lattes

Edvaldo Nascimento Costa: Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005) e mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de produção em laticínios, pesquisa e desenvolvimento. Currículo Lattes

Geânderson dos Santos: Possui Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2012), graduação em Engenharia de Alimentos ambas pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Tiradentes (2009). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Leites e Derivados, Microbiologia e Bromatologia. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Currículo Lattes

Jeanne de Souza e Silva: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), residência médica veterinária na Clínica de Bovinos-UFRPE Campus Garanhuns (1999) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Atualmente é médica veterinária da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe e médica veterinária da Prefeitura Municipal de Tobias Barreto. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em clínica e cirurgia de grandes animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa sanitária animal, clínica médica e cirúrgica de grandes animais, bovinocultura e caprinocultura leiteira. Doenças infecciosas de grandes animais. Currículo Lattes

José Hélio Barbosa Junior: Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Mestrado em matemática(2013), pelo PROFMAT-SBM. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Sergipe, professor - LIceu de Estudos Integrados e professor - Colégio Dinâmico. Currículo Lattes

Juliano Silva Lima: Professor do Instituto Federal de Sergipe - Campus Glória. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Especialização na área de Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Mestrado na área de Agroecossistema com ênfase para estudos etnobiológicos pelo programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Tem experiência na área de Ecologia, Botânica, Educação e Etnobiologia. Currículo Lattes

Márcia Maria Santos Santiago: Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente é professor de geografia do Instituto Federal de Sergipe e doutoranda em Geografia - NPGEO/UFS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Regionalização, atuando principalmente nos seguintes temas: análise regional, redes e fluxos. Currículo Lattes

Maria Alciene Neves: Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (2000), especialização em Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - PE (2003), mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa do Instittuto Federal de Sergipe - IFS. Currículo Lattes

Mateus de Carvalho Furtado: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe (2010), especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC (2012) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe (2013) tendo realizado parte da dissertação no Laboratório de Embalagens (LABEM) da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e doutorando em Ciência de Alimentos pela UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Currículo Lattes

Roseane Santos de Jesus: Engenheira Agrônoma (2005) e mestre em Agroecossistemas (2009) pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente é professora do curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe Campus Glória. Está cursando doutorado em Zootecnia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em Produção Animal , atuando nos seguintes temas: Sistemas de Produção, Sistemas Silvipastoril, agricultura familiar, bovinocultura leiteira. Currículo Lattes

Thaciana Vieira de Oliveira: Atualmente é professora do Instituto Federal de Sergipe, Campus Nossa Senhora da Glória. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Participou como bolsista de extensão no país pelo CNPq do Projeto Agentes Locais de Inovação do SEBRAE. Currículo Lattes

Valdeci Silva Bastos: Atualmente é Professora efetiva do IFS, campus Nossa Senhora da Glória - SE, ministrando as disciplinas: Bioquímica de Alimentos , e Bromatologia. trabalhou na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, como pesquisadora bolsista DTI 2, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, desenvolvendo o seguinte projeto de pesquisa: Aprimoramento da Tecnologia de Colheita, Beneficiamento e Processamento de Cacau. Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), no programa Ciencia dos Alimentos a realizar estudos na área de Biologia molecular, tendo como título de tese: Isolamento e Caracterização de Leveduras da Fermentação de Sementes de Cacau (Theobroma cacao L) com Potencial para Melhoria da Qualidade Sensorial de Chocolate. O título de MESTRE foi obtido pela Universidade Federal de Sergipe, tendo como título de dissertaçao:LIOFILIZAÇÃO DE PEDÚNCULOS DE CAJU (Anacardium occidentale L.) IN NATURA E DESIDRATADO OSMOTICAMENTE, com término no dia 28/02/2011. Participou do projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Frutos Tropicais. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008), tendo como título de monografia: Avaliação da Estabilidade Oxidativa de Óleos Vegetais Utilizados em Frituras no Comércio de Município de Itapetinga Bahia.Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Quimica, Bioquimica e Controle de Qualidade), com ênfase em Desidratação Osmótica e Liofilização de Frutas Tropicais, comparação e controle dos processos de liofilização e desidratação osmótica, atuando principalmente nos seguintes temas: contole de qualidade, análises físico-química, microbiológica e sensorial de frutas liofilizadas com e sem desidratação osmótica, revestimento comestivel de frutas, armazenamento e estudo da vida de prateleira. Currículo Lattes

Weverton Santos de Jesus: Graduado em Química Licenciatura, Especialista em Metodologias de Ensino para Educação Básica e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Nossa Senhora da Glória. Currículo Lattes

 

  Contato

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe Rodovia Juscelino Kibitscheck - Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, S/N Nossa Senhora da Glória Sergipe – CEP. 49680.000 Telefone: (79) 91264036 URL da Homepage: http://gloria.ifs.edu.br/

Weverton Santos de Jesus (E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) Coordenador do Curso Técnico Subseqüente em Alimentos

 

  PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) - Subsequente



Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) - Integrado



registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página