Página inicial > Notícias > Campus Lagarto recebe Encontro Jovem Aprendiz
FUTUROS PROFISSIONAIS

Campus Lagarto recebe Encontro Jovem Aprendiz

Escrito por JULIANO AZUMA DA COSTA | Criado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 20h30 | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 20h30 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 17h42

Evento será realizado na próxima quinta-feira, no auditório da Instituição

banner rotativo Campus Lagarto JA 6

Lagarto é o sexto campus a receber o Encontro de Jovens Aprendizes do IFS promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX), por meio da Diretoria de Extensão (Direx). O evento visa a divulgação do Programa Jovem Aprendiz entre os alunos, servidores e comunidade externa, a fim de gerar trocas de experiências entre os alunos já contemplados pelo programa. Além disso, será um espaço para esclarecimento de dúvidas, falar sobre carreira profissional e discutir sobre os benefícios e singularidades do programa de Aprendizagem com a participação de representante do Superintendência do Regional do Ministério de Trabalho em Sergipe.

O Encontro de Jovens Aprendizes vai acontecer na próxima quinta-feira (1º), das 19h às 21h, no auditório do Campus Lagarto. Os interessados devem fazer inscrição gratuitamente, até o dia do evento, no Sistema de Publicações do IFS, o SISPUBLI.

De acordo com Otacílio Cerqueira, diretor de Extensão do IFS, o evento tem a importância de poder levar a comunidade informações relevantes acerca do Programa Jovens Aprendizes e do mundo do trabalho. “Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa”, disse.

O Programa de Trabalho Jovem Aprendiz já é bastante conhecido no país, e tem como um dos intuitos, proporcionar a primeira experiência na formação do jovem para a ocupação do seu espaço no mercado de trabalho, além do ganho de qualificação técnica ofertada pela empresa ou instituição parceira, conciliando o aprendizado escolar com a aprendizagem prática. De acordo com a Lei do Programa, empresas de pequeno e grande portes devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade de contratação. É a oportunidade do jovem entre 14 e 24 anos, matriculado e frequentando a escola, dar esse primeiro passo na área profissional.

Programa Jovem Aprendiz do IFS

O Programa Jovem Aprendiz do IFS, foi implantado em 2011 pela PROPEX, por meio da DIREX. Ele beneficia alunos da instituição através da aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005.

Pré-cadastro para alunos do IFS

Alunos até 24 anos cursando preferencialmente o primeiro ou segundo período em curso de nível médio/técnico/superior. Obs: Deve estar logado no e-mail acadêmico: https://emailacademico.ifs.edu.br/

Link de pré-cadastro: https://forms.gle/N9Tq59qzc1tXMWNJ6

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200