Página inicial > Notícias > Campus Lagarto debate inclusão, respeito e diversidade em seminário
NÃO À HOMOFOBIA

Campus Lagarto debate inclusão, respeito e diversidade em seminário

Escrito por JULIANO AZUMA DA COSTA | Criado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h53 | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h53 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 09h41

Evento refletiu a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária

Seminário de Inclusão 7O campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe realizou, no último dia 26 de maio, o primeirio Seminário de Inclusão, Respeito e Diversidade da instituição. De acordo com a organização, “foi uma jornada de conhecimento e reflexão sobre temas cruciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.

O tema insere-se na necessidade de promover um ambiente saudável, inclusivo e acolhedor para todxs na comunidade acadêmica. “É importante para que a diversidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, entre outras, seja respeitada e evite-se conflitos e situações de constrangimento ou violência no âmbito escolar, assim como na vida em sociedade fora do espaço de vivência acadêmica”, ressaltou o gerente de Ensino Básico e Técnico do Campus Lagarto, Rubens Matos.

Seminário de Inclusão 3O evento foi destinado aos alunos do campus e contou com palestras e debates com a participação da delegada Meire Mansuet, do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis; do delegado Mário Leony, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e; da Deputada Estadual Linda Brasil. Também compuseram a mesa de debate os membros do NAPNE e o psicopedagogo José Rodolfo Silva Siqueira e a assistente social Ana Paula Leite Nascimento.

Seminário de Inclusão 6O grupo formado pelos professores Mauro José dos Santos (diretor de Ensino), Ronaldo Damasceno (coordenador do curso de Engenharia Elétrica), Ary Leonan Lima Santos (coordenador de assuntos educacionais) e Douglas Vieira Leite, alé, da aluna Elli Silva Monteiro animaram o público com uma apresentação musical na abertura do evento.

Iniciando a palestra, a delegada Meire Mansuet falou sobre os caminhos para o combate à homofobia, racismo e intolerância religiosa, compartilhando seu conhecimento e experiência na Polícia Civil de Sergipe com os desafios trazidos por esse tema. Depois foi a vez do delegado Mário Leony falar sobre o enfrentamento de lgbtfobia institucional nos órgãos de segurança pública e, por fim, a deputada Linda Brasil explanou sobre as políticas públicas para a população LGBTQIAPN+, assunto que permeou sua atuação na Câmara de Vereadores de Aracaju e, a partir deste ano, na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Seminário de Inclusão 2O tema despertou o interesse dos estudantes. Eles participaram ativamente fazendo questionamentos, compartilhando ideias, experiências e perspectivas, gerando um debate aberto e construtivo. Para o diretor do campus Lagarto, Ricardo Monteiro, disse que essa é uma ação educativa e de consciencialização. “Esse tipo de evento tem uma importância imensa para a instituição para combater a homofobia e a discriminação na escola”.

Seminário de Inclusão 8Já para Mauro José, diretor de Ensino do campus, eventos como esse serão mais constantes. “Para nós, como agentes de educação, temos que tornar continuo essas ações na escola. Esse não foi e nem será o único evento sobre o tema”, sentenciou.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200