Página inicial > Notícias > Campus Lagarto realiza a 2ª edição do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisa e Extensão

Campus Lagarto realiza a 2ª edição do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo

Escrito por JULIANO AZUMA DA COSTA | Criado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h23 | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h23 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 13h34

Evento teve como objetivo o compartilhamento de trabalhos de pesquisa e extensão em arquitetura e urbanismo e áreas afins

Conferência de aberturaO Campus Lagarto, através da coordenadoria do curso de arquitetura e urbanismo, promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, o 2º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo. Com o tema "Cidades Felizes: práticas saudáveis e sustentáveis no espaço urbano", o intuito do simpósio foi de disseminar trabalhos de pesquisa e extensão com toda a comunidade.

Segundo o professor Márcio Lima, presidente da comissão organizadora, o evento tem uma grande importância para contribuição na ciência do estudo da arquitetura e urbanismo para as cidades do país, com foco em Lagarto e adjacências. “O nosso tema desse ano foi cidades felizes, evidente que felicidade é um conceito diverso e abstrato, mas isso mostra a dificuldade e o desafio do arquiteto e urbanista em construir e planejar espaços urbanos que promovam e que proponham uma vida mais saudável e agradável na cidade, com menos estresse, ansiedade, e mais acolhimento e segurança”, afirma.

Presidente do IAB SE Elso Moisinho e o vicepresidente José Wlamir ConferênciaPara a discente Iane Oliveira, aluna do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Lagarto, o evento tem uma grande importância na formação dos estudantes do curso.  “A importância desse simpósio é muito relevante para a nossa formação como futuros arquitetos e também como pessoas, entendendo o nosso papel como cidadãos e como profissionais” ressalta.

Como foi o evento?

Atração musical prof KalilNo primeiro dia, a apresentação cultural de abertura ficou por conta do professor Kalil, músico do cenário lagartense. No período da manhã, ocorreu a Conferência “Cidades felizes”, com a apresentação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SE), que trouxe a discursão acerca do Projeto Urban 95, uma iniciativa que coloca as crianças como protagonistas no planejamento urbano, visando criar espaços urbanos mais inclusivos, saudáveis e sustentáveis. O IAB-SE foi representado pelo seu presidente Elso Moisinho e o vice-presidente José Wlamir. À tarde aconteceu uma mesa-redonda, que contou com a participação do engenheiro Allan Fontes e da representante da Viven, Camila Lopes. Eles trouxeram insights valiosos sobre como implementar práticas sustentáveis no espaço urbano e transformar nossas cidades em ambientes sustentáveis.

Participação do públicoNo segundo dia, foi exibido no Cine Arq  o filme "Medianeras: Buenos Aires na era digital", que retrata a vida nas grandes cidades e aborda temas como a solidão, ansiedade, estresse e procura por sentidos na vida associados com a organização urbana e as relações humanas com o espaço nas cidades contemporâneas e nos espaços virtuais. Após a exibição, houve uma discursão e reflexão sobre os aspectos arquitetônicos e urbanísticos apresentados no filme, comandadas pelos próprios discentes. À tarde ocorreram as comunicações realizadas nas quatro sessões temáticas do evento, com apresentações de resumos expandidos e trocas de experiências no campo acadêmico sobre arquitetura e urbanismo.

Participação do público 2

Debate CineArq