Página inicial > Notícias > Mais de 30 alunos apresentam projetos em congresso de pesquisa e inovação
CAMPUS LAGARTO

Mais de 30 alunos apresentam projetos em congresso de pesquisa e inovação

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 14h47 | Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 14h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 15h29

Foram 28 apresentações, sendo duas orais e 26 por meio de banners.

Incentivar a pesquisa e a inovação é um dos pilares do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Como um dos resultados destes esforços, 34 alunos do Campus Lagarto, entre eles estudantes de ensino médio e superior, apresentaram trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do ano no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorreu entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Maceió.

Foram 28 apresentações, sendo duas orais e 26 por meio de banners. Um destes trabalhos foi o ‘Concentrador Solar de Foco fixo’, apresentado por Alan de Jesus Santos, aluno do curso técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio. “Trata-se de uma ferramenta pouco explorada no Brasil por falta de investimento, porém muito promissora e barata. Ela utiliza a luz solar para se obter energia, no cozimento de alimentos, entre outras atividades”, explica o estudante.

Bruna Lorena Celestino da Silva, também discente do curso integrado de Eletromecânica, apresentou um dos projetos mais visitados no evento. “Mostramos o desenvolvimento de um software de jogo, utilizando o kinect, para ajudar no tratamento de fisioterápico como tecnologia assistiva para pessoas que passaram por um acidente vascular cerebral (AVC) e outras desordens motoras”, relata.

Tanto Alan de Jesus como Bruna Lorena acreditam que participar de eventos do nível do Connepi acrescentou muito às pesquisas deles. “Foi muito interessante porque tivemos contato com diversos temas, vários eixos temáticos e pessoas que trabalham há anos nas áreas acrescentando ideias aos nossos projetos”, analisa Alan. Para Bruna Lorena, foi uma experiência única. “Pudemos apresentar nosso projeto para que as pessoas entendam como o kinect tem uma funcionalidade maior do que a convencional, sendo aplicada em tratamentos, tornando-os mais lúdicos”, pontua.

Connepi lagarto 2Para a coordenadora da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais, Luciana Bittencourt, envolver-se em pesquisas e em eventos acadêmicos é um diferencial para o currículo e para o desenvolvimento dos estudantes. “Este evento estimula o desenvolvimento cientifico em áreas que historicamente não tinham tradição de pesquisas, como o ensino técnico. Ela desperta o interesse na proposta dos projetos. Assim, nossos alunos abraçam seus trabalhos, se inserem na parte experimental e desenvolvem sua maturidade acadêmica desde o ensino médio, trazendo benefícios para eles, para a escola e para a sociedade”, conclui.

Sobre o Connepi

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) foi promovido neste ano pelo Instituto Federal de Alagoas, que representou um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais.

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, que representa, este ano, um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais.

Assunto(s):
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200