Página inicial > Notícias > Campus Lagarto promove oficina de planejamento para servidores

Campus Lagarto promove oficina de planejamento para servidores

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 10h51 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

11.02.15 Oficina Planejamento 2Com o objetivo de capacitar os servidores sobre os planos de ação a serem elaborados para o planejamento anual da instituição, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu uma oficina de planejamento na última terça-feira, 10. Na ocasião, os participantes foram orientados a respeito da importância e sobre o que é o planejamento e os planos de ação, bem como participaram de um trabalho em grupo para exercitar o que aprenderam.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e facilitadora da oficina, Carla Patrícia Carvalho, a ideia da oficina surgiu de uma necessidade dos próprios servidores. "Em reunião para elaboração do Plano de Desenvolvimento Anual (PDA), cada área estabeleceu suas metas e ficou de desenvolver os seus planos de ação. Como havia dúvidas e com foco em atender com eficiência o objetivo destas ações de planejamento, resolvemos realizar esta oficina", explica.

11.02.15 Oficina Planejamento 3Na ocasião, os servidores receberam treinamento do sistema de planejamento utilizado no IFS, o Geplanes, além de conhecerem algumas noções básicas do que é o planejamento. "Trata-se de um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo. As ações devem ser identificadas para permitir que o planejamento seja executado adequadamente", ressaltou.

Também foram identificados os aspectos relevantes para a construção de um plano de ação, como conhecer a missão, a visão, os valores e as metas da instituição. "Além disso, é preciso estabelecer os indicadores, que são formas de representação quantificáveis para acompanhar os resultados e o desempenho ao longo do período proposto", pontuou a facilitadora.

11.02.15 Oficina Planejamento 1 11.02.15 Oficina Planejamento 4 11.02.15 Oficina Planejamento 5

Participação

Os servidores conheceram uma ferramenta de qualidade como modelo de plano de ação mais utilizado, denominado '5W1H'. Por fim, com base nesta ferramenta, foram organizados em grupos e realizaram uma atividade em grupo, com a elaboração de planos de ação para determinadas metas.

Na análise de Vagnan Santos, coordenador de controle docente e discente, foi uma oficina muito esclarecedora. "Importante e necessária para que cada setor possa elaborar melhor seu plano de ação com base nos objetivos da instituição", pontuou.

Para a coordenadora de licitação Lorena Medeiros, o planejamento é a base das grandes realizações do instituto. "A oficina foi interessante para esclarecer tanto sobre o conhecimento teórico do planejamento como o prático", analisou.

A partir de agora, caberá às gerências do campus delegar entre os setores para que, conjuntamente, construam os planos de ação das metas estabelecidas no PDA.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200