Página inicial > Notícias > Aula inaugural lota auditório do Campus Lagarto

Aula inaugural lota auditório do Campus Lagarto

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2012, 17h07 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14
O auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto ficou lotado na manhã da última sexta-feira, 30 de março. O grande atrativo para os alunos presentes na ocasião foi a realização da aula inaugural, evento que também contou com a participação de diversos docentes e técnicos administrativos.

Representando o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, que está em missão internacional na China e na Coreia do Sul, esteve presente na aula inaugural a reitora em exercício Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão. Em seu discurso, ela deu as boas-vindas aos alunos recém-chegados e aos que retornaram às aulas, desejando sucesso a todos eles. “Que essa etapa que se inicia seja continuada dentro do IFS, que oferece também cursos de nível superior”, afirma.

Na oportunidade, ela ressaltou alguns avanços alcançados durante a atual gestão, a exemplo da ampliação do número de cursos oferecidos, disponibilização de editais de pesquisa e extensão e a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em atendimento à Lei de Inovação Tecnológica. “Firmamos também um importante convênio com a Petrobras, que vai beneficiar mais de 600 alunos, além do oferecimento de bolsas de qualificação aos servidores e aquisição de equipamentos de ginástica para serem utilizados pela comunidade acadêmica”, declara ela.

Pesquisa e extensão

Em sua fala, a professora Ruth ressaltou que a pesquisa está sendo resgatada e consolidada no IFS. “Já temos 15% dos estudantes do instituto sendo beneficiados com bolsas de pesquisa e extensão. Estamos oferecendo bolsas através de diversos editais, como o Pibic, Pibic Jr., Pibiti, Pibex, cursos de extensão, estímulo ao pesquisador técnico administrativo e apoio ao convênio com a Petrobras, por exemplo”, assinala.

Segundo ela, uma grande novidade é que o orientador da pesquisa também receberá bolsa, além de haver um recurso que deve ser aplicado no projeto. “Somos a única instituição que contempla, em todos os editais, bolsas para pesquisador, seja ele docente ou técnico administrativo”, enfatiza.

Boas-vindas

A gerente de Ensino Josefa Gilvânia Barbosa, que na ocasião representou o diretor geral do Campus Lagarto, Marinaldo Medeiros, também deu as boas-vindas aos estudantes. “Vocês, que estão entrando agora, saibam que estão ingressando em uma instituição que não é mais eminentemente técnica e sim um instituto, cuja estrutura se assemelha cada vez mais à de uma universidade”, diz.

Ela ressaltou que os gestores do IFS buscam incessantemente, de todas as formas possíveis, ampliar a qualidade do ensino oferecido. “É uma alegria ter vocês aqui e é nosso compromisso fazer com que vocês tenham à sua disposição uma instituição cada vez melhor”, enfatiza.

No mesmo caminho, o professor Adelmo Menezes, pró-reitor de Ensino, explicou aos estudantes presentes a função do ensino dentro da instituição. “O que determinará muitos dos objetivos da sua vida escolar é a qualidade do ensino oferecido pelo IFS”, afirma.

Responsabilidade

De acordo com o pró-reitor, o modelo da escola pública é de responsabilidade de todos. “É importante que os alunos nos ajudem a enxergar as nossas fragilidades. Quanto mais os estudantes apontarem soluções, melhor será a essa instituição”, diz.

Segundo ele, fazer com que o IFS continue sendo muito bom não é um capricho, mas uma obrigação, um dever. “Fica aqui o convite para que vocês, estudantes, nos ajudem a fazer esse campus e essa instituição cada vez melhor. Espero que esse seja um ano letivo bastante produtivo, de muito sucesso, e que estejamos cada vez mais próximos”, declara.

A professora Maria Eliane Vargas, diretora de Assistência Estudantil, ressaltou que é importante que os estudantes lutem por seus objetivos. “Quanto mais vocês buscarem os seus direitos, maior será o ganho para toda a comunidade acadêmica”, assinala.

Corpo discente

Também compôs a mesa o estudante Cassiano Santana, representando o corpo discente do Campus Lagarto. Ele foi um dos 45 selecionados entre mais de 7.000 inscritos em todo o país para participar do Programa Jovens Embaixadores em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro deste ano.

O aluno ressaltou que o IFS tem papel fundamental em suas conquistas. “Minhas vitórias refletem também todo o aprendizado que adquiri no instituto. As experiências que tive aqui foram muito diferentes das que tive no meu Ensino Fundamental”, afirma.

Ele também falou sobre a importância de aproveitar todas as oportunidades e procurar participar do maior número de atividades escolares possível. “A vocês, alunos que estão ingressando no IFS agora, desejo que tenham muito êxito”, deseja Cassiano.

Presenças

Também estiveram presentes na aula inaugural o gerente de Administração do Campus Lagarto, Raimundo Conceição, o gerente de Desenvolvimento Institucional, José Rudival Alves, e a assistente social Ana Paula Gama.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200