Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Diretor eleito pelo Campus Tobias Barreto, Márcio de Melo vê na educação a base de sucesso para qualquer sociedade
GESTÃO 2022-2026

Criado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 09h11 | Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 09h16 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 09h16

Entrevista com o professor do campus Tobias Barreto encerra série com diretores-gerais. A próxima será com a reitora empossada, Ruth Sales.

tobias marcioDesde 2020, o professor Márcio de Melo passou a atuar como diretor-geral do Campus Tobias Barreto, quando recebeu o convite da reitora Ruth Sales para assumir o cargo. Naquele momento, o docente compreendia que seria primordial uma renovação gestora para a unidade de ensino e, por isso, aceitou prontamente o desafio.

Após dois anos, Márcio foi eleito pela comunidade acadêmica do campus em um processo eleitoral democrático para dar continuidade a suas ações enquanto diretor. Sua história na instituição é antiga e remonta ao ano de 2007, quando ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SE) e ele ocupou a vaga de professor substituto.

Anos mais tarde, Márcio foi aprovado no concurso público do IFS para professor efetivo, atuando como docente do Campus Tobias Barreto desde a sua criação, em 2014. Passou pela Coordenação do curso de Informática; foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); participou de comissões para criação de Projetos Pedagógicos e reformulações de cursos, entre outras funções.

O gestor é formado em Desenvolvimento de Aplicações Web pela Universidade Tiradentes (Unit), tem pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente faz mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Nesta entrevista para o Departamento de Comunicação (DCOM) do IFS, o diretor eleito fala, entre outros assuntos, do principal desafio em sua gestão: manutenção dos servidores motivados em prol do crescimento do campus.

DCOM/IFS: Professor, o que representa a educação para o senhor?

Márcio de Melo: Tenho a educação como a base do sucesso de qualquer sociedade. Através da educação, todos os cidadãos serão capazes de contribuir com o desenvolvimento social em todas as comunidades em que estão inseridas.

DCOM/IFS: Por que optou por seguir o magistério?

Márcio de Melo: Antes de ser professor, eu era empreendedor. Com o passar do tempo, observei que me sentia mais realizado como docente. Isso foi desencadeado pelo prazer e realização que senti em contribuir com o crescimento dos meus alunos, os quais pude acompanhar enquanto professor substituto do IFS.

DCOM/IFS: O que o motiva diariamente a exercer a docência?

Márcio de Melo: O que me motiva a continuar exercendo o magistério ainda é o sentimento de felicidade que sinto em poder contribuir com meus alunos e, consequentemente, com as suas famílias e a sociedade. Tenho a docência, não somente como um compromisso profissional, mas como uma missão de vida.

DCOM/IFS: Nesta fase, como gestor, o que lhe parece mais desafiador? Por que escolheu ser diretor do campus?

Márcio de Melo: Meu desafio no momento é manter nossa equipe motivada para alcançar nossas metas de crescimento do Campus Tobias Barreto. Minha escolha pela direção não fez parte do meu planejamento de vida, porém quando tive a oportunidade de prestar minha contribuição como gestor, descobri que me sinto plenamente compatível com essa função. Estarei sempre à disposição enquanto puder ser contribuinte do sucesso de todos.

DCOM/IFS: Quais as principais propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos?

Márcio de Melo: Temos a pretensão de implantar os cursos nas modalidades Integrado e Superior, apoiar  a continuidade de todas as demais modalidades, consolidar a relação do Campus com a sociedade tobiense e demais cidades da região, com o objetivo de  potencializar o funcionamento do campus. No aspecto do clima organizacional, é importante que criemos a oportunidade de amplo debate buscando sempre a melhoria das relações, incentivando e trazendo eventos que fomentem isso.

DCOM/IFS: Tem alguma mensagem final que gostaria de deixar para a comunidade?

Márcio de Melo: Usando as palavras de Cora Coralina: "O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes".