Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Alunos do Campus Tobias Barreto recebem kit lanches
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Alunos do Campus Tobias Barreto recebem kit lanches

Criado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 11h38 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 11h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 13h16

Mais de 170 estudantes foram contemplados com o benefício

Kit Lanches Capa174 alunos dos cursos técnicos de nível médio do Campus Tobias Barreto receberam na manhã, desta quinta-feira, 13, kits lanches provenientes da agricultura familiar. De acordo com Luciana Bitencourt, diretora de Assuntos Estudantis do IFS, os kits são compostos de dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos, com teores nutricionais devidamente balanceados e propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, Sharlene Santana Dias.

Kit Lanches 2Vagnan Silva, coordenador geral de Projetos de Estágios da DIAE, destacou que os kits são um complemento ao auxílio permanência que o aluno já recebe do Programa de Assistência ao Educando (PRAAE). “Por isso as entregas dos kits serão pontuais, distribuídas entre os meses de abril e junho, sendo que cada campus recebeu quantidades diferenciadas porque os recursos para cada um, depende do número de alunos matriculados no ano de 2002”, disse.

Kit Lanches 1Para Iara Oliveira Vasco, coordenadora de Assuntos Estudantis do Campus Tobias Barreto, os kits lanches servem para auxiliar o aluno na permanência êxito na instituição. “Ao todo serão distribuídos três kits por aluno. Esse alimento é imprescindível para esses alunos porque gera impacto na vida do aluno, no sentido de que eles se sentem acolhidos e valorizados pela instituição”, ressaltou.

Kit Lanches 5O diretor geral do Campus, Márcio de Melo, ressaltou que esse é o início de uma atividade que se pretende ser constante na instituição. “Essa entrega está sendo um símbolo pois pretendemos ampliar para que se torne uma atividade perene para fornecer esses lanches como um auxílio alimentação para os alunos. Além disso, será um fator que vai diminuir a taxa de evasão e ainda termos a oportunidade de cuidar melhor dos nossos alunos”, enfatizou o diretor.

Kit Lanches 3Inácio José Alves Lacerda, de 15 anos, é aluno do 1º ano do curso técnico em Administração, para ele os lanches vêm num momento oportuno. “Muitos estudantes não têm condições de trazer seus lanches para o IFS e isso é muito positivo para as pessoas”. Opinião compartilhada pela colega de curso, Adriele Menezes, de 15 anos. “Esse lanche veio numa hora boa. Muitos estudantes não têm como se alimentar no campus”, finalizou.

Sobre o PNAE

Kit Lanches 6O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi implantado em 1955. Seu gerenciamento é atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Kit Lanches 4De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa de alimentação escolar atende cerca de 50 milhões de estudantes em todo o Brasil, oferecendo refeições produzidas com alimentos in natura, privilegiando a compra desses alimentos direto de produtores rurais e preservando a cultura dos preparos culinários de cada região do país. Desde 2019 é estabelecido por lei que no mínimo 30% dos repasses do FNDE devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.