Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > IFS Tobias Barreto comemora sete anos de atuação
COMEMORAÇÃO

IFS Tobias Barreto comemora sete anos de atuação

Criado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 15h33 | Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 15h33 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 09h32

Mais de 200 profissionais já foram formados pela instituição ao longo desse período

Tobias 3Na última sexta-feira (03), o clima foi de celebração no Campus de Tobias  Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na cerimônia de comemoração aos sete anos de atuação da instituição na cidade. A programação do evento contou com apresentação musical, homenagens aos profissionais que já atuaram e que ainda atuam na unidade de ensino e o relato de alunos egressos, além da participação remota de profissionais que hoje trabalham em Institutos Federais de outros estados do Brasil.

Tobias 2Segundo a reitora do IFS, a professora Ruth Sales Gama, após cinco anos em sede provisória, o Campus Tobias Barreto passa por nova realidade em sede própria. “Hoje temos o nosso espaço e podemos oferecer aproximadamente 1200 novas matrículas e nosso intuito é trazer novos cursos que atenderão mais pessoas”, disse a gestora durante sua fala na solenidade. A reitora também destacou acerca da importância da capilaridade da Rede Federal, que tem o objetivo de reforçar a vocação da localidade.

“Percebemos que ainda podemos fazer mais e estamos apenas iniciando, mas já verificamos muitos resultados nos municípios em que cada campus se encontra. Aqui em Tobias, o curso de Comércio surte efeito porque dialoga perfeitamente com a sociedade, e outros cursos virão dando mais força ao Instituto e contribuindo com a cidade”.

Tobias 5O diretor-geral do Campus, professor Márcio de Melo, ressaltou que a comemoração atuou como um combustível para a missão de toda a equipe, que é levar educação para a comunidade tobiense. “Realizar este evento foi muito importante porque nos trouxe  um sentimento de pertencimento, nós construímos um  ambiente descontraído onde todos puderam reviver  e recordar vários momentos que de alguma forma contam a história das nossas vidas e do próprio Campus”, lembrou o gestor.

HTobias 7istória do Campus

Em 26 de novembro de 2014 o campus do Instituto Federal de Sergipe de Tobias Barreto iniciou suas atividades, ainda em sua antiga sede, espaço provisório onde a unidade de ensino funcionou até o início de 2020. A implementação de um campus do IFS em Tobias Barreto foi produto da terceira fase da expansão da rede federal e marca o processo de interiorização que garante o acesso à educação profissional da população moradora do interior do Brasil.

Ao longo desses sete anos, o campus formou oito turmas do curso técnico em Comércio e mais oito do curso técnico em Informática, totalizando 110 técnicos em Informática e 117 técnicos em Comércio. Atualmente, estão matriculados 146 alunos na instituição, distribuídos entrTobias 10e três turmas de Desenvolvimento de Sistemas e três turmas de Comércio na modalidade concomitante e duas turmas de Comércio e duas turmas de Informática na modalidade subsequente.

No campo da assistência estudantil, 680 alunos já foram contemplados com os auxílios financeiros do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando (PRAAE). Durante a pandemia de coronavírus, 122 estudantes foram beneficiados com o auxílio inclusão digital e 12 com o chip de acesso à internet, 163 receberam os tablets educacionais que proporcionam um dispositivo para participação nas aulas remotas, 74 estudantes receberam fardamento e material escolar gratuitos e 172 discentes receberam cestas básicas nos dois anos de pandemia.