Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > IFS alcança conceito 4 em Avaliação de Reconhecimento de Curso de Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página
DESTAQUE

IFS alcança conceito 4 em Avaliação de Reconhecimento de Curso de Engenharia Elétrica

Criado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 10h29 | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 12h09 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h42

Em uma escala de 1 a 5, Campus Lagarto obtém nota 4 em avaliação do Ministério da Educação (MEC)

Por: Monique de Sá

Fotos: Demóstenes Varjão

engenhariAeletrica capaO trabalho articulado do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, resultou em um ótimo desempenho para o curso de Engenharia Elétrica da unidade de ensino na Avaliação de Reconhecimento de Curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em uma escala de 1 a 5, o curso obteve conceito 4 em dimensões estabelecidas para a avaliação: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

engenharia 1A avaliação ocorreu de forma virtual in loco entre os dias 25 e 27 de maio com representantes do Ministério da Educação (MEC), que analisaram toda a documentação do curso de maneira on-line, realizando reuniões com gestores, docentes e alunos da instituição. A partir do suporte da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) do campus, realizou-se também uma visita guiada virtual para os avaliadores à estrutura física da unidade de ensino.

Segundo o gerente de Ensino Superior, Mário André Farias, essa foi a primeira avaliação virtual pela qual o IFS passou, havendo uma mudança de paradigmas neste sentido. “Tivemos que nos adaptar a novos procedimentos e conseguir operacionalizar a visita virtual com os equipamentos que já tínhamos no campus. Foi um desafio que tivemos que superar”, explica Mário.

Para o gerente, a nota 4 representa o reconhecimento da qualidade do curso de Engenharia Elétrica, sendo fruto de um trabalho coletivo que a instituição vem realizando no Campus Lagarto. “Mesmo diante das dificuldades orçamentárias que o IFS e outras instituições de ensino vêm passando durante os últimos anos, conseguimos ter uma boa avaliação nos três indicadores observados. Um trabalho coletivo dos gestores e professores. Ademais, nossos alunos desempenharam um papel importante para o engenharia 2reconhecimento da qualidade do curso. São alunos comprometidos e resilientes, que venceram diversos desafios nestes anos adversos de pandemia”.

Time de peso

Atualmente, o curso de Engenharia Elétrica do Campus Lagarto conta em seu quadro com 32 professores de várias coordenações: Física, Ciências Humanas, Eletromecânica, entre outras. Desses, 14 possuem doutorado, 15 têm mestrado e três são especialistas. Lucas Tenório, coordenador do curso, reforça que o corpo docente auxiliou muito para a obtenção deste êxito.

“Tínhamos a perspectiva de atingir um 3,5 e obtivemos um 4,14. Isso se deve ao corpo de professores que alcançou mais que 4,5 em sua nota. Sinto-me feliz uma vez que a avaliação já passou e prestamos as informações corretas e de forma célere. Tínhamos uma certa noção de realidade do que poderíamos alcançar e esse conceito superou nossas expectativas! Tenho certeza de que essa nota fará com que o curso chame a atenção da comunidade, contribuindo para novas matrículas”, ressalta Lucas.

engenharia 3O coordenador destaca também que esse resultado só foi obtido por meio de um esforço coletivo de todos que fizeram parte deste processo: servidores da Reitoria e do campus. “Todos nós (alunos, técnicos e docentes) estamos de parabéns. Um IFS forte se constrói com a participação de todos! Aproveito a oportunidade para agradecer também à minha esposa Rosimere Gomes pelo apoio nesse período de avaliação”.

Protagonismo estudantil

Hoje o curso de Engenharia Elétrica dispõe de salas de aula e laboratório específicos destinados à parte elétrica – espaços disponíveis para os 149 estudantes com matrícula ativa. Implantado em 2018, a previsão é que a primeira turma seja formada ainda este ano.

Uma dessas alunas que se formará na primeira turma é Andreia Almeida, 29 anos. Além da graduação, Andreia já foi aluna da instituição no curso tecnólogo de Automação Industrial. Como estudante, ela relata que no âmbito institucional pôde ao longo desses anos trilhar uma trajetória de protagonismo estudantil, em que agarrou o máximo de Andreia alunaoportunidades como: participação em eventos acadêmicos, projetos de pesquisa, visitas técnicas, contato com profissionais da área por meio de palestras, dentre outros.

Com toda essa bagagem, a expectativa após a formatura é seguir na carreira acadêmica. “Recentemente passei por um processo seletivo para iniciar um mestrado e fui aprovada no de Engenharia de Processos. Vou iniciar minha carreira acadêmica com todo apoio dos meus professores. Logo após, pretendo fazer doutorado”, diz a futura profissional, que garante que o conceito 4 foi muito satisfatório para todos, principalmente pelo fato de o curso ser recente na instituição.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57