Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto se destaca por participação em Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
PESQUISA

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 09h00 | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 09h00 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 09h00

Lagarto na SNCT 3Além de homenagem pelos 35 trabalhos inscritos, alunos foram premiados por melhores apresentações

Alunos e professores representaram o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no evento alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de novembro no Pronatec, em Aracaju. Ao todo foram inscritos 35 trabalhos do campus em apresentações orais e na categoria de pôster.

De acordo com o professor Fábio Wendell, a realização de eventos acadêmicos é uma forma de incentivar a produção acadêmica. “É um importante momento de darmos visibilidade interna e externa ao que é produzido. Assim, podemos estimular que mais alunos tenham interesse em ser pesquisadores e, assim, ir além do que é visto em sala de aula”, analisa o professor.

Lagarto na SNCT 4As alunas Isabela Pinheiro e Beatriz Oliveira, do curso integrado de Redes de Computadores, além de Victória Dias, de Edificações, apresentaram um pôster sobre o uso de técnica de teatro em sala de aula. “Foi possível perceber que, utilizando a metodologia lúdica, há uma melhor memorização e entendimento do conteúdo proposto”, ressaltou Isabela.

Outro pôster de destaque foi o do trabalho apresentado pelo estudante Guilherme Santos, do curso de Edificações, sob orientação do professor Fábio Wendell. “Avaliamos as condições de abastecimento de água e de esgoto em povoados de Lagarto. O que encontramos foram números preocupantes com a falta de saneamento cujas implicações são inúmeras, envolvendo questões de saúde e ambientais”, explicou o professor.

Lagarto na SNCT 1Por meio de apresentação oral, Thyerre Gabriel de Almeida e Igor do Nascimento Santos, alunos do curso integrado de Eletromecânica, explicaram o trabalho que envolveu um estudo sobre o índice de evasão do curso no campus Lagarto. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento de valorização para nós, alunos que nos envolvemos com pesquisa, pois temos a oportunidade de apresentar nossos estudos e contribuir para o meio acadêmico”, afirmou Thyerre Gabriel.

Alana Oliveira, aluna do curso de Eletromecânica, e o professor Francisco Mendes apresentaram o Curso de Operador de Trono Mecânico. “Foi um curso muito importante para a nossa formação, pois foi possível obter a prática com o equipamento com mais calma, além do que vemos em sala de aula no curso de Eletromecânica”, pontou a aluna.

Premiações

Lagarto na SNCT 2Após três dias de troca de informações sobre seus trabalhos, pesquisadores participaram na tarde da quinta-feira, dia 24, da cerimônia de encerramento da SNCT. Na ocasião, diversos trabalhos do Campus Lagartos receberam premiações como melhores apresentações. A aluna Mirian dos Santos Rodrigues foi premiada pela pesquisa ‘Aplicação da Matriz Doehlert na determinação de pesticidas em solo por GC-MS’; Carla Maila de Oliveira Almeida pelo ‘Estudo do ruído urbano no centro da cidade de Lagarto’, Pedro Henrique Reis Divino pelo projeto ‘Identificação de parâmetros relevantes que conduzam ao desenvolvimento de índices de sustentabilidade na região Centro-Sul do Estado de Sergipe’; Brunna Lorenna Celestino da Silva pelo ‘Desenvolvimento de Jogo Interativo para Pacientes com Desordem Motora’, entre outros.