Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Aluno do Campus Lagarto concorre a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul
ELEIÇÃO

Aluno do Campus Lagarto concorre a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 21h34

PJM Carlos AntônioVotação já está aberta e vai até a próxima sexta-feira, 30, através do perfil do candidato no site do PJM

O estudante Carlos Antônio de Oliveira Barbosa, do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações no IFS – Campus Lagarto, resolveu transpor os espaços escolares de sua vida estudantil. Com 16 anos, movido por inquietações decorrentes de questões sociais do Brasil, o adolescente decidiu concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

Para tanto, Carlos Oliveira escreveu um projeto sobre um dos aspectos que julga relevante na atualidade: o preconceito contra nordestinos no Brasil. O projeto parte da discriminação em virtude da região geográfica e toca em pontos de debate maior, que é o da segregação de grupos identitários em razão de orientação sexual, gênero ou raça. “Dividir o país em duas partes, em dois ou mais grupos, só comprova o quanto a sociedade brasileira necessita amadurecer sua consciência social. Acredito que a promoção dessa consciência deve começar no ambiente escolar integrada à formação profissional”, comenta Carlos.

O projeto já passou por uma seletiva e agora está na fase de votação popular, concorrendo à vaga de representante do estado de Sergipe. Podem votar jovens entre 14 e 18 anos de idade. A eleição está aberta desde ontem, 26, e vai até a próxima sexta-feira, 30, através do perfil do candidato no site do PJM: bit.ly/2zuIkFx.

Sobre o PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio e acompanhamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) em sua condução.PJM Carlos Antônio 2

A 5ª seleção nacional tem como objetivo selecionar 27 jovens brasileiros que representarão o Brasil no Mercosul de 2018 a 2020. Durante esse período, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento é produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai. Além disso, busca-se estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco o fortalecimento dos coletivos jovens nas escolas e que possam minimizar problemas do cotidiano escolar.

*Com informações da página do PJM