Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Curso de Ciência da Computação do IFS é avaliado com nota 4 pelo Inep/MEC
QUALIDADE DO ENSINO

Curso de Ciência da Computação do IFS é avaliado com nota 4 pelo Inep/MEC

Criado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 12h53 | Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 12h53 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 15h05

Avaliação baseia-se em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Avaliação de Reconhecimento do CursoTer um curso avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) é de suma importância para uma comunidade acadêmica, tanto no que se refere a melhorias que possam ser implantadas pós-avaliação e também como instrumento de escolha para possíveis ingressantes naquele curso.

Neste sentido, nos últimos meses, o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, passou por uma Avaliação de Reconhecimento de Curso, em que foi atribuída nota 4, numa escala de 1 a 5.

A avaliação, feita por meio de uma visita virtual in loco e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), baseia-se em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para este fim, o Inep constituiu uma comissão formada pelos professores: Mário Alexandre Gazziro e Warley Gramacho.

O coordenador do curso no campus itabaianense, Gleiser Rodrigues, explica que a oferta da Ciência da Computação em Itabaiana se deu pela oportunidade de trazer mais umaWhatsApp Image 2022 10 21 at 20.15.56 graduação ao município e possibilitar a verticalização, já que a unidade de ensino possuía o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática.

Além disso, sabe-se que o setor de tecnologia vem crescendo de forma vertiginosa e em Itabaiana não é diferente, já que a cidade é um grande polo comercial, demandando mais profissionais capacitados nesta área. “O curso de Ciência da Computação visa desenvolver profissionais que tenham esse perfil: resolver problemas de cunho tecnológico”, diz Gleiser.

Para o coordenador, esta avaliação é a comprovação do trabalho que vem sendo desempenhado por toda a equipe do campus, especialmente os docentes, que mesmo em meio à pandemia não desanimaram e mantiveram seu compromisso com a qualidade na formação dos estudantes.

Vale destacar que eles (alunos) são o motivo de tudo isso existir! Agora, com o relatório final da avaliação em mãos, a coordenação junto à gestão tem o mapa para buscar as melhores estratégias e soluções para os pontos que nos impediu de alcançar a nota 5”, enfatiza.

Um desse professores que atua incessantemente na promoção de uma educação de qualidade a seus alunos é Henrique Santana. Para o docente, a nota 4 foi bastante merecida. “Ela reflete o empenho e dedicação dos alunos, professores e demais envolvidos com o curso de Ciência da Computação do nosso Campus”.

WhatsApp Image 2022 10 21 at 20.15.57 1Segundo José Aprígio Carneiro, professor do curso, o sentimento é de orgulho e satisfação, pois esta é uma espécie de coroação do esforço de toda a comunidade do IFS. Ele entende que a avaliação é muito criteriosa e que todos os itens avaliados são necessários e lembra que essa primeira nota é fruto de um esforço coletivo que envolve não só os docentes, mas técnicos administrativos, e também os colaboradores terceirizados.

Estamos hoje com o curso ainda para formar a primeira turma, mas essa nota de avaliação vem nos mostrar que estamos no caminho certo, que precisamos ainda melhorar em alguns pontos, e nos motiva a melhorar ainda mais o nosso trabalho. Temos que agradecer também aos nossos alunos, sem eles certamente não teríamos alcançado essa conquista”, ressalta José Aprígio.

Gabriel Machado faz parte do corpo discente do curso de Ciência da Computação. Para o estudante, a oferta é positiva e conta com um corpo docente qualificado, prestativo e comunicativo. “Cada aula que participei até o momento apresentou preparo e esforço por parte dos professores. Em suma, o curso se adequa na oferta de um currículo completo de Ciência da Computação, bem como, possui professores capacitados para consolidar tal conhecimento”.