Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana discute o feminicídio em evento
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Campus Itabaiana discute o feminicídio em evento

Criado: Terça, 25 de Abril de 2023, 10h53 | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 10h53 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 12h54

Palestra acontece no próximo dia 27

capaO Laboratório Acadêmico Profissional de Arte-Tecnologias ao Trabalho (LAPATTra), do Campus Itabaiana, vai realizar na próxima quinta-feira (27), às 19h30, no auditório da instituição, um momento de conscientização sobre o feminicídio.

O evento é organizado pelos alunos do curso Técnico Subsequente de Agronegócio e está vinculado À disciplina de Marketing, ministrada pela professora Diana Amado, idealizadora do LAPATTra. Ele é gratuito e haverá certificado, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário fazer inscrição pelo http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos até 26/04/2023.

‘Não ao Feminicídio’ é um grito de alerta. O Monitor da Violência, do portal G1 e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) apontaram que o Brasil registrou 1.410 casos de feminicídio em 2022. Uma média de um assassinato a cada seis horas. Um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Esse é o maior número de casos desde que a Lei do Feminicídio entrou em vigor em 2015. Os dados foram divulgados no último dia 8 de março. Pela legislação, o feminicídio passou a ser considerado homicídio qualificado e entrou na lista de crimes hediondos, com penas que vão de 12 a 30 anos de reclusão.

Para abordar o tema, será exibido um curta-metragem e antes do debate com os participantes haverá uma breve palestra com o professor Kleidson Nascimento dos Santos, PhD em Direitos Humanos e Sociais pela Universidade de Salamanca, na Espanha e doutor em Direito pela PUC/SP.

IMG 20230425 WA0015 1De acordo com a professora Diana Amado, eventos como este servem para tornar claro que a violência contra a mulher ainda é uma realidade da atual sociedade. “Esses eventos ajudam a esclarecer e encorajar todos que sofrem algum tipo de violência, mostrando os caminhos a se fazer para denunciar os agressores e evitar que novas delitos aconteçam. Além disso, conscientizam, igualmente, os homens, pois eles são fundamentais para a luta contra a violência de gênero, visto que são os principais perpetradores da violência contra as mulheres”, disse.

Para ela, muitos homens ainda veem a violência como uma forma de afirmar sua masculinidade e não reconhecem as graves consequências que essa violência pode ter na vida das mulheres.

O que é o LAPATTra?

LAPATTra é o Laboratório Acadêmico Profissional de Arte-Tecnologias ao Trabalho criado em 2016, por pesquisa social aplicada por docente-alunos do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe. Seu objetivo é servir à comunidade no entorno do campus e também ser um canal multidisciplinar à comunicação entre as dimensões acadêmica-profissional em que estudantes vivenciem teoria e prática de uma pedagogia social para a inclusão ao trabalho.

Para ter mais informações do Laboratório é só acessar o Link https://sites.google.com/view/lapattra/

Outros eventos

No último dia 11 de abril aconteceu um evento similar vinculado a disciplina de Empreendedorismo, sob supervisão também da professora Diana Amado e mediação da professora Sabrina Silva de Carvalho, que também fez uma breve palestra. O evento contou com alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio, participação de quase trinta mulheres, moradoras da comunidade no entorno do campus Itabaiana; além da comunidade interna e o agente comunitário do município.